Campeonato 1ª Divisão Feminina: Derbi maiato é único jogo do dia

PUB

ND Santa Joana Maia recebe Maiastars numa partida referente à 11ª Jornada na estreia de Ana Carvalho como treinadora; Dois emblemas estão em posições opostas da tabela.

Duas equipas da cidade da Maia, em posições bastante diferentes da tabela do Campeonato 1ª Divisão Feminina, vão medir forças esta quarta-feira. O ND Santa Joana Maia, atualmente no 12º lugar, com apenas nove pontos e imediatamente acima da zona de despromoção recebe o Maiastars, que ocupa o terceiro posto, atrás do SL Benfica e do líder Alavarium Love Tiles, com 18 pontos. Para além da diferença pontual e posicional, no capítulo estatístico a diferença entre os dois emblemas é também notório, com o ND Santa Joana Maia a precisar de vencer para quebrar um ciclo de cinco derrotas consecutivas; já o Maiastars, não perde há três jogos e soma apenas duas derrotas nas últimas seis partidas realizadas.

O jogo, referente à 11ª jornada da prova, marca ainda a estreia de Ana Carvalho como treinadora da equipa recém-promovida ao principal escalão do andebol feminino português e sucede, assim, a Nuno Baptista no comando técnico da equipa dando por terminada a carreira de jogadora. Ana Carvalho conta como aconteceu o processo de transição e da ambição para encarar um novo desafio.

“Aceitar este projeto nesta altura foi uma decisão bastante complicada. Se por um lado como jogadora e capitã tinha uma função muito importante na equipa, por outro lado sentia realmente que o meu percurso enquanto atleta já estava mesmo no limite e que devia arriscar mais e aceitar desafios mais estimulantes. Dada a situação delicada em que se encontra a equipa sénior, a direção sentiu que era preciso haver uma mudança, mas que houvesse alguma continuidade e celeridade no processo; como tal acabaram por perceber que a melhor solução estava em casa, dado o meu percurso no clube enquanto treinadora nos últimos anos. No pouco tempo que pude estar com a equipa, a aceitação tem sido claramente positiva, também justificado pelo fato de grande parte das atletas terem sido minhas atletas durante a formação, o que torna a transição bem mais facilitada. Com a continuidade da restante equipa técnica, especialmente com a continuidade do Ricardo da Silva, o processo de transição tem sido, até ao momento, simples e suave” – afirmou a nova treinadora da equipa sénior do NS Santa Joana Maia, deixando ainda palavras de agradecimento ao antigo técnico Nuno Baptista, que “enquanto meu treinador nos últimos três anos permitiu que eu e o clube conseguíssemos atingir um objetivo de muitos anos, subir à 1ª Divisão com as atletas da nossa formação, portanto a sua marca ficará para sempre no clube.”

Quanto ao jogo frente ao Maiastars, Ana Carvalho afirma que a equipa está preparada para o desafio embora sinta que o período de preparação não foi fácil. “A preparação não foi tão suave e simples como a transição referida anteriormente. Numa semana de grandes mudanças e turbilhões, claro que faltam horas para pôr em prática tudo o que gostaríamos. No entanto, sinto que iremos estar preparadas para o jogo que iremos ter. Tenho plena confiança nas minhas atletas, mesmo sabendo que ainda temos um longo percurso pela frente para que a equipa fique totalmente à minha imagem. Aquilo que posso afirmar é que vontade e garra todos teremos para entrar em campo e começar já a fazer a diferença. Sabemos que o Maiastars está a fazer um campeonato equilibrado, encontram-se numa posição bem diferente da nossa e, portanto, estão neste momento mais estáveis” – afirmou.

Do outro lado, o treinado do Maiastars, Paulo Costa, ambiciona uma vitória para continuar no caminho dos resultados positivos, embora considere que o próximo desafio será de extrema dificuldade. “Iremos ter pela frente um jogo muito exigente, com uma equipa com atletas com muita experiência, o que face à troca recente de treinador, coloca um cenário de alguma imprevisibilidade. Da nossa parte, tentaremos impor o nosso ritmo de jogo e vencer” – referiu.

O encontro terá transmissão em direto na andeboltv a partir das 21h00 desta quarta-feira.

11ª jornada
10.03.2021 – 21h00 – ND Santa Joana x Maiastars, andeboltv

Patrocinadores Institucionais