Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol reuniu-se em Viena

PUB

Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol (EHF) reuniu-se em Viena, na sexta-feira, para a sua reunião de Março.

Foi a primeira reunião do órgão em 2021 mas, ao mesmo tempo, a sua última reunião antes de um novo Comité Executivo ser eleito no próximo Congresso da EHF, que terá lugar a 23 e 24 de Abril. O Comité Executivo aprovou as notas da sua reunião anterior em Dezembro em Herning, Dinamarca, incluindo as decisões circulares, ou seja, a implementação do Men’s EHF Euro U19, que foram entretanto alcançadas e publicadas. Além disso, foi-lhe fornecida informação, relatórios e atualizações de vários organismos EHF e grupos de interessados.

No que diz respeito aos relatórios, o Executivo tomou nota da contabilidade final para 2020 e confirmou os relatórios dos responsáveis da federação e dos auditores externos. Tomou nota do relatório da gestão legal e de marketing da EHF e recebeu uma atualização de marketing dos concursos europeus de andebol na parceria com a Infront e o Grupo DAZN. A situação da Unidade Europeia Anti-doping foi discutida e foi aprovada a possibilidade de uma abordagem comum IHF/EHF em relação à Agência Mundial Anti-Doping (WADA). As decisões mais recentes do Conselho da Federação Internacional de Andebol, incluindo uma revisão positiva do Campeonato Mundial no Egipto, foram levadas à atenção do Executivo. Foram discutidos em pormenor os contributos de grupos interessados, tais como o Conselho das Nações, o Conselho da Liga Europeia de Andebol, o Conselho Profissional de Andebol, o Conselho Feminino de Andebol, bem como do Forum Club Handball. Várias moções tinham saído das mais recentes reuniões das Comissões Técnicas e foram apresentadas, uma vez que o Executivo chegou a decisões chave para o andebol de clubes europeus e equipas nacionais. Uma delas foi que o Executivo concordou que a EHF abordaria a Federação Internacional de Andebol para uma adaptação dos regulamentos para os agentes de jogadores.

2021 Troféu IHF/EHF a ser jogado em Tbilisi, Geórgia

Na sequência de uma iniciativa da EHF e de uma posterior aprovação pela Federação Internacional de Andebol (IHF), está previsto um torneio de Troféus IHF/EHF a ser disputado em Tbilisi, Geórgia, de 15 a 21 de Junho de 2021. Com as equipas da Arménia, Azerbaijão, Bulgária, Chipre, Grã-Bretanha, Geórgia, Irlanda, Moldávia e Malta têm direito a participar no Troféu IHF/EHF. O torneio substitui o Campeonato das Nações Emergentes da IHF, que estava marcado para Abril de 2021 mas foi cancelado. Substitui também o torneio de qualificação masculino EHF EURO 2024 Fase 1, que inicialmente incluía a Geórgia, Chipre, Bulgária e Grã-Bretanha. Com isto, o Troféu IHF/EHF constitui parte integrante da qualificação para o EHF EURO 2024 Masculino. As três melhores equipas do troféu qualificam-se para a chamada ronda de despromoção, na qual têm a oportunidade de ganhar o seu lugar nos Qualifiers do EHF EURO 2024 Masculino. Informações adicionais serão divulgadas pela EHF assim que for determinado o número exacto de participantes. O Troféu IHF/EHF completa os eventos de Verão da EHF.

Eventos Previstos:

Men’s 17 European Open – 5 a 9 de Julho na Suécia
Women’s 19 EHF EURO – 8 a 18 de Julho na Eslovénia
Women’s 19 EHF Championships – 10 a 18 de Julho em Itália e na Macedónia do Norte
Women’s 17 EHF EURO – 5 a 15 de Agosto no Montenegro
Women’s 17 EHF Championships – 7 a 15 de Agosto na Geórgia e Lituânia
Men’s 19 EHF EURO – 12 a 22 de Agosto na Croácia
Men’s 19 EHF Championships – 15 a 22 de Agosto na Bulgária, Macedónia do Norte e Letónia

O Executivo também tomou nota do cancelamento dos Jogos Universitários Europeus, que teriam incluído um torneio de andebol indoor e de praia. O evento foi agendado pela EUSA de 14 a 27 de Julho.

Wild Card opcional para a EHF European League

O Comité Executivo confirmou uma moção proveniente da Comissão de Competições para a opção de um wild card na EHF European League a partir da época 2021/22. Seguindo a abordagem da comissão, um clube pode ser premiado com um wild card para a fase de grupos e não tem de jogar as rondas de qualificação. Foi sublinhado que este wild card só pode ser atribuído a uma equipa de uma federação que ainda não tenha um lugar garantido, a fim de manter a filosofia de atribuir 12 federações diferentes com um lugar na fase de grupos. A atribuição será feita pelo Comité Executivo.

Lista de Convocados aumentada para 20 nos Campeonatos da Europa

Vários tópicos relacionados com concursos para equipas nacionais estavam na ordem do dia, incluindo o relatório final do EHF EURO 2020 e a contabilidade correspondente com a Dinamarca e Noruega. Com a análise em mãos e olhando para o EHF EURO 2022 masculino na Hungria e na Eslováquia, o Executivo aprovou adaptações aos regulamentos do EHF EURO 2022. A partir do próximo evento de Janeiro, 20 jogadores – em vez de 16 – podem ser nomeados na reunião técnica e fora da lista oficial do plantel de 35 jogadores. Uma hora antes de um jogo, quatro jogadores serão então riscados da lista de partida. Esta alteração foi considerada para reduzir o desgaste físico dos jogadores no torneio final. Olhando para os efeitos da pandemia de Covid-19, o conceito EHF EURO Hygiene Concept tornou-se parte integrante do regulamento. Além disso, foi confirmado pelo Executivo que as equipas devem chegar dois dias antes dos seus primeiros jogos. Na sequência de uma informação sobre as rondas mais recentes dos Qualifiers EHF EURO 2022 e tomando nota dos esforços da EHF, bem como das respetivas federações, para encontrar e marcar datas de jogo para os jogos que não puderam ser disputados, o Executivo sublinhou que não serão disputados mais jogos de qualificação após 2 de Maio de 2021, a fim de salvaguardar um cálculo adequado das quatro melhores equipas do terceiro escalão. Esta data marca o fim do período de qualificação. O sorteio final do torneio está agendado para 6 de Maio em Budapeste. Para além do próximo evento masculino, o Executivo confirmou os horários de jogo para o Women’s EHF EURO 2022 na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro, bem como para o Men’s EHF EURO 2024. Ambos os horários serão publicados na sequência de consultas com os respetivos organizadores.

Lista de classificação para a compensação de educação de transferência

Em 2019, a IHF decidiu implementar um sistema de classificação para a compensação da educação nas transferências internacionais. Após uma decisão do Conselho da IHF, cada continente, apenas para efeitos de transferências continentais, tinha a possibilidade de decidir sobre o seu próprio sistema de classificação. O Executivo aprovou a solução que tinha sido elaborada por um grupo de trabalho dedicado, incluindo todos os grupos de interessados. O ranking de transferências será criado através da fusão do ranking das competições das equipas nacionais e das competições dos clubes durante um período de três anos, com um ranking separado para homens e mulheres no lugar. Estas listas de classificação são sempre criadas em anos desiguais na Primavera, com base nos resultados dos dois últimos EHF EUROs, um Campeonato do Mundo e 3 épocas de clubes. É válida a seguinte classificação em Top Nation, Developed Nation e Emerging Nation:

Homens:
Top Nation: 1 – 8
Developed Nation: 9 – 24
Emerging Nation: 25 – 50

Mulheres:
Top Nation: 1 – 8
Developed Nation:* 9 – 16
Emerging Nation: 17 – 50

*A partir de 2024, aplicar-se-á também à lista de classificação das mulheres que ‘Developed Nation’ são de 9 – 24, assim como o EHF EURO será composto por 24 equipas participantes.

Atualizações do programa SMART

Aprovando moções da Comissão de Métodos, foi aprovado um programa SMART com a Moldávia, enquanto que foi acordado adiar o início da fase 2 do atual programa com a Federação Escocesa de Andebol e também adaptar o atual programa SMART com a Federação Belga de Andebol.

Congresso EHF muda-se para Viena

Na sequência da reunião do Comité Executivo na sexta-feira, 26 de Março, a Federação Europeia de Andebol decidiu transferir o próximo Congresso da EHF do Luxemburgo para Viena A decisão foi tomada após consultas detalhadas com a Federação Luxemburguesa de Andebol e uma avaliação do ambiente organizacional à luz da pandemia de Covid-19. As datas do Congresso da EHF mentém-se de 23 a 24 de Abril. Michael Wiederer, Presidente da EHF, afirmou “A alteração das circunstâncias no hotel que acolheria o Congresso inviabilizou a realização do evento no Luxemburgo”. No total, 53 posições – incluindo as do Presidente da EHF e do Comité Executivo – serão preenchidas neste Congresso e com mais de 139 nomeações de 38 Federações Nacionais no total, o interesse pelas posições de topo no andebol europeu é elevado. “Para este Congresso eleitoral da EHF é, evidentemente, desejável que o maior número possível de delegados possa participar fisicamente, e nós garantiremos a segurança de todos os envolvidos com o melhor das nossas capacidades”, disse Wiederer. “Ao mesmo tempo, a EHF verificou todos os requisitos legais e foi confirmado que o Congresso pode ter lugar como um evento híbrido ou mesmo apenas com a participação remota, desde que as federações possam participar na troca de informações e nos processos de votação”. – terminou o Presidente da Federação Europeia de Andebol.

Patrocinadores Institucionais