IHF World Championship 2021: Alemanha no caminho de Portugal

PUB

Sorteio ditou que a Seleção Nacional Feminina vai defrontar a homónima germânica na Fase 2 de Qualificação da competição que terá lugar em Espanha.

O sorteio realizado na sede da Federação Europeia de Andebol (EHF) em Viena, Áustria, ditou que a última barreira que separa Portugal de uma inédita qualificação para o IHF World Championship 2021 é a Alemanha, com a primeira mão a ser jogada em casa, fruto da ordem de saída no sorteio. O primeiro jogo está agendado para 16/17 de Abril, em casa, e o segundo jogo para 20/21 de Abril, fora.

A Seleção Nacional estava colocada no Pote 2 do sorteio, que juntava as Seleções que ultrapassaram a Fase 1 de Qualificação, juntamente com Eslováquia, Ucrânia, Macedónia do Norte, Islândia, Turquia, Áustria, Itália, Suíça e Bielorússia. Recorde-se que Portugal qualificou-se para a Fase 2 de Qualificação, a última antes do Campeonato do Mundo, após desistência da Finlândia da ronda anterior, devido à Covid-19.

O Pote 1 do sorteio, incluía as 10 equipas melhor classificadas no EHF EURO 2020 que não se qualificaram directamente para o Campeonato do Mundo: Rússia, Alemanha, Montenegro, Hungria, Suécia, Roménia, Sérvia, Polónia, República Checa e Eslovénia.

Ulisses Pereira reconhece as dificuldades que Portugal terá pela frente mas salienta a vontade da fazer história. “Todos sabemos da potência mundial de andebol que é a Alemanha. Mas a nossa Seleção sabe que para alguém que quer chegar a um Mundial tem que eliminar uma das seleções muito fortes. Assumimos, desde o início desta caminhada, a vontade de conquistar algo que nunca antes tinha sido conseguido pelo andebol feminino português – uma presença no Campeonato do Mundo. Estamos a dois jogos de o conseguir e estamos todos motivadíssimos para conseguir esse feito histórico” – referiu o Selecionador Nacional, reforçando a crença presente no grupo de trabalho.

“Ainda iremos estudar em detalhe a seleção germânica, mas salta logo à vista uma defesa muito forte, de grande dimensão, onde alicerçam todo o seu jogo. Toda essa dimensão física do jogo é visível no ataque, com atiradoras perigosas. A estatura e peso alemão são incomparáveis com o português, mas o nosso jogo rápido, transições e criatividade são argumentos que usaremos para ultrapassar este adversário forte. Sabemos a dimensão do desafio que temos pela frente, mas sabemos que faltam-nos apenas dois jogos para conseguir algo em que poucos no mundo do andebol acreditam. Mas nós, atletas e equipa técnica, acreditamos todos” – afirmou.

A nação anfitriã Espanha e as campeãs da Holanda, assim como as quatro melhores equipas do EHF EURO 2020 – Noruega, França, Croácia e Dinamarca – já estão qualificadas e terão a companhia de mais 10 Seleções Europeias.

Confira o calendário da Fase 2 de Qualificação:

Turquia – Rússia
República Checa – Suíça
Eslovénia – Islândia
Eslováquia – Sérvia
Ucrânia – Suécia
Áustria – Polónia
Hungria – Itália
Roménia – Macedónia do Norte
Portugal – Alemanha
Montenegro – Bielorrúsia 

Patrocinadores Institucionais