Torneio Pré-Olímpico: A melhor das homenagens

PUB

Portugal está mais próximo de Tóquio2021 ao vencer a Tunísa no jogo de estreia e em que Gustavo Capdeville esteve em destaque na baliza.

No jogo inaugural do Torneio Pré-Olímpico, e o primeiro sem Alfredo Quintana, Portugal atingiu o objetivo de conquistar a vitória, frente à Tunísia. O jogo foi antecedido de um minuto de silêncio, em memória do Eterno #1, e a Seleção Nacional entrou a todo o gás, chegando ao 1-3 bem cedo na partida. O sete inicial português foi composto por Diogo Branquinho, André Gomes, Fábio Magalhães, Rui Silva, Pedro Portela e Daymaro Salina. Gustavo Capdeville foi o escolhido para defender as redes portuguesas, numa missão difícil a todos os níveis, mas que acabou por ser um dos principais destaques do jogo, pela positiva. O guardião de 23 anos, fez a primeira defesa ainda antes dos dois minutos e protagonizou uma primeira parte de alto nível – com cinco intervenções preciosas – e ajudou a que Portugal saísse para o descanso a vencer por quatro golos de vantagem. Antes do 10 minutos, os Heróis do Mar já venciam por 2-7, numa demonstração de superação tremenda mas permitiu uma aproximação do adversário, pouco depois, após dois jogadores terem sido sancionados com dois minutos de exclusão. A vantagem numérica tunisina foi bem aproveitada pelo adversário, que recuperou até ao 5-8, mas não chegou para assustar a equipa portuguesa, que já em igualdade, voltou a tomar conta do jogo e a dilatar os números de novo. Até ao intervalo reinou algum equilíbrio mas com uma ligeira vantagem de Portugal, que conseguiu recuperar a diferença de cinco golos, retornando aos balneários na frente por 11-15.

No reatar da partida, Portugal entrou com um parcial de 0-2 mas a Tunísia respondeu na mesma moeda e, pouco depois chegou a vantagem de sete golos, a maior até então, favorável aos portugueses que estavam melhores e mais confiantes. O encontro foi seguindo controlado mas perto dos 10 minutos finais, um período mais negativo – principalmente no capítulo da finalização e no desempenho defensivo – a Tunísia encurtou até aos quatro golos (22-26). Apesar de um final de jogo mais atribulado do que aquilo que estava previsto, Portugal soube sempre encontrar formas de segurar a vantagem e conseguiu conquistar a vitória no final, por 27-34.

Gustavo Capdeville foi eleito o MVP da partida, numa bela homenagem a Alfredo Quintana, e André Gomes conquistou o prémio de Top Scorer, ao apontar sete golos. O objetivo foi cumprido, Portugal está mais perto de garantir um lugar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2021.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, realçou a importância desta vitória: “Ganhar este jogo é uma grande satisfação para todos nós. Não sabíamos como ia reagir a equipa, tendo em conta todo o contexto, neste primeiro jogo, e se não estivéssemos bem a Tunísia poderia aproveitar a oportunidade. Entrámos realmente bem, com uma grande clareza e, conseguimos cumprir todo o plano, sem grande sofrimento. Conseguimos que todos dessem o seu contributo, de modo a estarmos mais preparados amanhã, o que não é fácil, porque teremos que recuperar bem físicamente esta noite. A Croácia é uma das melhores seleções do mundo e teremos que nos preparar da melhor forma, se conseguirmos alguma coisa aqui de bom não será só graças a nós!” – rematou.

Gustavo Capdeville, um dos jogadores em destaque do encontro, destacou: “É um misto de emoções, todos sabem porquê, tentei colocar as emoções em jogo e dar o meu melhor. Para mim o mais importante foi a vitória, a nível emocional foi um dos jogos mais difíceis da minha vida, estar aqui sem o Alfredo e sem o Humberto, nós temos uma história especial os três e será sempre difícil estar aqui sem eles.” – realçou o guardião luso. Também André Gomes, o melhor marcador do encontro, assinalou: “Somos um grupo excelente e se amanhã fizermos tudo bem, conseguiremos a vitória.” – rematou.

📸 FFHandball / Icon Sport

Calendário – Torneio Pré Olímpico

12/03/2021 – 17h30 – Tunísia : Portugal, 27:34 (11:15)
12/03/2021 – 20h00 – França : Croácia
13/03/2021 – 17h30 – Croácia : Portugal – RTP2
13/03/2021 – 20h00 – França : Tunísia
14/03/2021 – 17h30 – Croácia : Tunísia
14/03/2021 – 20h00 – Portugal : França – RTP2

Patrocinadores Institucionais