Torneio Pré-Olímpico: Portugal enfrentará Croácia na segunda jornada

PUB

Os Heróis do Mar já se encontram em Montpellier, para a disputa da Qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, que começa esta sexta-feira e terá transmissão na RTP2.

Na segunda jornada, deste histórico apuramento, Portugal enfrentará a Croácia, a qual não encontra dentro das quatro linhas desde 2006, altura em que somou uma derrota por três golos, no entanto, a formação balcânica atravessa agora uma renovação, após desaire no Campeonato do Mundo de janeiro, onde conquistou a sua pior classificação de sempre no torneio, o 15º lugar.

Após este desacerto da formação croata, Lino Cervar, mítico treinador desta formação colocou o seu lugar à disposição, que acabou por ser ocupado pelo seu adjunto Hrvoje Horvat, que assumirá o comando após três anos na “sombra” de Cervar. A Croácia procura a sua sexta classificação para os Jogos Olímpicos e será, sem dúvida, um “osso duro de roer” para os pupilos de Paulo Pereira, que esperam que a formação dos balcãs se renove mentalmente após o insucesso do Mundial.

Hrvoje Horvat, selecionador croata, acredita que a sua equipa mostrará outra face, no Torneio Pré-Olímpico, “Conheço muito bem a equipa, treinei alguns dos jogadores durante muito tempo. Estou convencido que a equipa terá um aspecto diferente, muito diferente do que no Egipto. Ninguém procura álibis, os jogadores são profissionais, sabem que têm um desempenho inferior ao esperado. Temos de tratar desta questão, limpar o ar e estar preparados para o Torneio Olímpico de Qualificação” – afirmou Horvat à página da Federação Croata.

Do lado luso, Portugal está a preparar da melhor forma estes encontros, sendo que entrará por três vezes em campo, em dias consecutivos, uma situação que poderá causar algum desgaste físico aos atletas da Seleção Nacional, no entanto, Paulo Fidalgo, adjunto dos Heróis do Mar, mostra-se otimista na capacidade da Seleção Nacional de escrever história, como realizou nos últimos dois anos.

Paulo Fidalgo, treinador adjunto da Seleção, destaca: “Em relação a esta “nova” Croácia, este novo treinador já tem experiência nacional, enquanto treinador do RK Nexe, uma das melhores equipas da Croácia, utilizando muito o 6:0 mas também o 5:1. Pensamos que ele irá manter algumas ideias do Lino Cervar, como por exemplo a utilização do 5:1, com o Duvnjak à frente, que se tem apresentado muito bem fisicamente, no entanto, também sabemos que o sistema defensivo 6:0 poderá ser uma das armas a utilizar. Certamente que iremos assistir a uma seleção mentalmente mais forte, estas mudanças serão muito motivadoras para os atletas, o que nos leva a pensar que, de facto, será um jogo bem mais exigente e difícil do que aqueles que realizou no Campeonato do Mundo. Um dos seus jogadores mais influentes, Luka Cindric, tem-se apresentado em grande forma, no Barcelona, o que fará com que o ataque croata tenha mais recursos e coloque mais dificuldades à nossa defesa. Por outro lado, a nossa equipa trabalhou a adaptação ao modelo 5:1, caso a Croácia opte por esse sistema, de modo a fazer frente a essa dificuldade. Também sabemos, que a Croácia realiza, por norma, algumas trocas ataque-defesa, o que nos poderá levar a explorar uma maior dinâmica nas transições ofensivas. Poderá ser, um dos jogos cruciais deste apuramento, por isso, os nossos atletas vão-se preparar com muito afinco e muito foco para se galvanizarem rumo aos Jogos Olímpicos!” – rematou Paulo Fidalgo.

Tiago Rocha, pivô da Seleção Nacional, que conta com uma vasta experiência internacional, refere “A Seleção da Croácia está habituada a lutar por medalhas em muitas fases finais e chegará aqui com uma enorme vontade de participar nos Jogos Olímpicos, tal como Portugal. Apesar da mudança de treinador, acreditamos que virão com novas ideias e que quererão apagar os resultados alcançados recentemente. Estamos neste Torneio de Qualificação com uma vontade muito grande de conquistar um lugar nos Jogos Olímpicos, não só por nós, mas também pelo nosso Eterno Alfredo!” – destacou.

História nos Jogos Olímpicos da Croácia

1996: 1º lugar
2004: 1º lugar
2008: 4º lugar
2012: 3º lugar
2016: 5º lugar

Calendário – Torneio Pré Olímpico

12/03/2021 – 17h30 – Tunísia : Portugal – RTP2
12/03/2021 – 20h00 – França : Croácia
13/03/2021 – 17h30 – Croácia : Portugal – RTP2
13/03/2021 – 20h00 – França : Tunísia
14/03/2021 – 17h30 – Croácia : Tunísia
14/03/2021 – 20h00 – Portugal : França – RTP2

Patrocinadores Institucionais