Torneio Pré-Olímpico: Tunísia é o primeiro adversário dos Heróis do Mar

PUB

Portugal iniciará a sua caminhada em busca de um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2021, frente à Tunísia, no primeiro de três jogos de qualificação, já na sexta-feira, com transmissão na RTP2.

Esperam-se três dias de competição muito intensos, em Montpellier, na disputa das duas vagas olímpicas atribuídas pela Federação Internacional de Andebol (IHF), com a formação lusa, orientada por Paulo Pereira, a inaugurar o Torneio, frente à Tunísia. A formação tunisina, não levará o lateral Mosbah Sanai, uma das referências do andebol magrebino, que se retirou da Seleção Nacional recentemente mas, terá outras armas de grande valor para enfrentarem a armada lusa.

A Seleção Nacional encontra-se em preparação em Rio Maior, no Centro de Estágios local, e contou já com quatro sessões de treino para preparar os próximos encontros. Viajarão para Montpellier todos os atletas da Comitiva, à excepção de André José que integra o estágio apenas até hoje; no caso de Alexis Borges, que se encontra a recuperar de lesão, irá ser reavaliado para atestar a possibilidade de integração no estágio.

Já sobre a Tunísia, Paulo Pereira, Selecionador Nacional mostrou-se bastante cauteloso, preferindo não subestimar o adversário: “A Tunísia vai ser uma seleção bastante difícil, mas podem crer que iremos dar tudo, por nós e por ele (Alfredo Quintana)!” – realçou o selecionador.

Pedro Portela, atleta do Tremblay HB, que figura na Lidl Starligue, onde muitos atletas do magrebe jogam, refere que: “Apesar de nenhum dos atletas convocados estar no meu campeonato e, de faltarem algumas figuras de destaque na formação tunisina, os jogadores são tradicionalmente aguerridos, lutam até ao final pelo resultado porque acreditam muito no valor deles e também querem ter uma palavra a dizer neste apuramento.” – rematou o ponta.

Portugal recupera, neste momento, da perda de Alfredo Quintana, guardião da formação das Quinas, que terá o seu lugar honrado por todos os colegas de equipa, como afirmou Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, aquando da visita ao Centro de Estágio de Rio Maior. O Presidente também se fez acompanhar do meu homólogo, Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constatino, que proferiu palavras de conforto e de esperança à Seleção Nacional.

Visita de José Manuel Constantino (COP) e Miguel Laranjeiro (FAP) a Rio Maior

História nos Jogos Olímpicos da Tunísia

1972: 16º lugar
2000: 10º lugar
2012: 8º lugar
2016: 12º lugar

Calendário – Torneio Pré Olímpico

12/03/2021 – 17h30 – Tunísia : Portugal – RTP2
12/03/2021 – 20h00 – França : Croácia
13/03/2021 – 17h30 – Croácia : Portugal – RTP2
13/03/2021 – 20h00 – França : Tunísia
14/03/2021 – 17h30 – Croácia : Tunísia
14/03/2021 – 20h00 – Portugal : França – RTP2

Patrocinadores Institucionais