Campeonato Placard Andebol 1: Jogo renhido em Avanca termina com vitória do Águas Santas Milaneza

PUB

Emblema maiato triunfa num jogo em que Henrique Carlota impediu o empate nos últimos segundos; FC Gaia Empril foi a Braga vencer o ABC UMinho.

Em Avanca, Artística de Avanca Bioria e Águas Santas Milaneza abriram um sábado com cinco jogos do Campeonato Placard Andebol 1 e o jogo foi uma bela demontração de vontade e ambição de ambas as equipas até ao final. O encontro terminou com a vitória do conjunto visitante pela margem mínima (28-29) e teve Henrique Carlota como herói nos segundo finais. O equilíbrio foi sempre uma constante no jogo, com destaque para as constantes reações à desvantagem, quer de maiatos quer de avancanenses. As duas formações iam alcançando a liderança do resultado, de forma alternada e foi mesmo a equipa de Ricardo Costa a levar uma curta vantagem de um golo para o intervalo (13-12). Antes do descanso, destaque para um parcial de 4-0 dos homens da casa, naquele que foi o melhor período da equipa nos primeiros 30 minutos. No segundo tempo, Luís Silva continuava a dizer presente na baliza da Artística de Avanca Bioria, principalmente em momentos de inferioridade e os livres de 7 metros iam sendo uma constante. A superioridade pertenceu sempre ao emblema da casa mas apenas até aos 10 minutos finais, altura em que o conjunto orientado por Marco Sousa ía respondendo aos poucos até chegar ao empate aos 54 minutos. No último minuto, Pedro Seabra colocou o Águas Santas Milaneza de novo na liderança do resultado e no derradeiro lance da partida, Henrique Carlota protagonizou uma excelente defesa ao remate de Francisco Costa e assegurou que os três pontos viajassem para a Maia. André Sousa marcou nove golos em 11 remates, já do lado maiato o destaque recaiu em Pedro Cruz que apontou sete golos. O conjunto de Águas Santas reforçou o 4º lugar, enquanto que os homens da casa perderam pela terceira vez seguida na prova. O jogo ficou marcado pelas expulsões de Tiago Sousa, Jenilson Monteiro e Ricardo Mourão.

O FC Gaia Empril foi até Braga derrotar o ABC UMinho por 24-28 e distanciou-se da zona proibida. A primeira parte foi controlada, ainda que sem total conforto, pelos homens da casa, que até saíram para o descanso a vencer por 16-14. Mas numa reação contundente, o conjunto de Vila Nova de Gaia entrou_ determinado em conquistar os três pontos e terminou com uma vantegem de seis golos no segundo tempo (8-14). O resultado final ficou fechado em 24-28 com André José em destaque com nove golos marcados.

Na Maia, o ADA Maia ISMAI venceu o Boavista FC por 16-14 num jogo desde logo marcado por vários erros ofensivos de ambas as equipas. No primeiro tempo, a equipa da Maia foi sempre superior e correspondeu da melhor forma em momentos chave da partida, chegando ao intervalo na frente por 13-10. No entanto, na reta final da partida, os axadrezados conseguiram mostrar argumentos válidos e acabou por conseguir discutir o jogo até ao final, num esforço inglório que terminou com mais uma derrota. Com os mesmos 22 jogos, o ADA Maia ISMAI tem 37 pontos, o Boavista FC soma 24.

O CF Os Belensnes somou a 5ª vitória seguida no Campeonato no terreno do Vitória FC Rest. O Novo 10, por 21-28. A formação orientada por Luís Monteiro reagiu da melhor forma à eliminação da Taça de Portugal, aos pés do Águas Santas Milaneza, adversário que está imediatamente acima do emblema de Belém, atual 5º classificado. Ao intervalo, o resultado registava 11-15, com a formação sadina a sentir algumas dificuldades no capitulo ofensivo, fruto da boa organização defensiva dos visitantes. No segundo tempo, o CF Os Belenenses não demonstrou total controlo do jogo mas a curta superioridade que conseguiu demonstrar foi suficiente para que a vitória não escapasse.

O último jogo do dia colocou frente a frente AD Sanjoanense Delba e FC Porto. O líder invicto não teve dificuldades em ultrapassar o adversário e começou bem cedo a construir um triunfo confortável, com um parcial de 1-4 aos sete minutos. Verificou-se algumas falhas técnicas em ambas as equipas mas a primeira parte foi controlada inteiramente pelos Dragões, que saíram para o descanso com uma vantagem de 7-18. A entrada na segunda parte foi, como já era de esperar, bem conseguida por parte do FC Porto, que aos 39 minutos tinha já 15 golos de vantagem. Vinicios Carvalho era o jogador mais desiquilibrador da equipa de São João da Madeira e destacava-se, de forma expressiva, do restante plantel no que a golos marcados diz respeito (nove marcados dos 16 da equipa a dois minutos do final). O emblema azul e branco limitou-se a gerir a vantagem e somou a 22ª vitória seguida, fechada em 17-32.

22ª Jornada
10.04.2021 – 15h00 – Artística de Avanca Bioria x Águas Santas Milaneza, 28:29 (13:12)
10.04.2021 – 17h30 – ABC UMinho x FC Gaia Empril, 24:28 (16:14)
10.04.2021 – 18h00 – ADA Maia ISMAI x Boavista FC, 22:21 (13:10)
10.04.2021 – 18h00 – Vitória FC Rest. O Novo 10 x CF Os Belenenses, 21:28 (11:15)
10.04.2021 – 20h00 – AD Sanjoanense x FC Porto, 17:32 (7:18)
11.04.2021 – 14h30 – Madeira SAD x SC Horta

Patrocinadores Institucionais