Congresso da Federação Europeia de Andebol

PUB

O Congresso EHF 2021 terá lugar em Viena na sexta-feira e no sábado desta semana, sendo a eleição de um novo presidente e de um novo Comité Executivo um marco fundamental à medida que a Federação Europeia de Andebol se prepara para a próxima década.

Após o Congresso da EHF 2016 em St. Wolfgang, Áustria, este é o próximo ato eleitoral e os delegados votados permanecerão no seu cargo durante quatro anos, até 2025. Para os 53 cargos que serão preenchidos neste congresso, foram recebidas 139 nomeações de 38 federações e o interesse pelos cargos de topo no andebol europeu é elevado.

O “Futuro do Andebol Europeu” é o slogan escolhido para o Congresso EHF, e outro ponto-chave da agenda é o relatório intercalar do Plano Diretor Europeu de Andebol que foi apresentado pela primeira vez no Men’s EHF EURO 2020, em Janeiro do ano passado. “Os órgãos recém-eleitos da EHF e as partes interessadas serão encarregados de fornecer contributos, ideias e propostas para o plano. Esta é a sua oportunidade de moldar o futuro do andebol e confio que com o seu conhecimento, perícia e paixão pelo jogo, concretizaremos a nossa visão de fazer do andebol o desporto de equipa mais atrativo da Europa”, diz o Presidente da EHF, Michael Wiederer.

Visão geral das eleições do Executivo da EHF

Para o Comité Executivo da EHF, o Presidente Michael Wiederer (AUT) concorre por mais quatro anos no cargo, e nenhum segundo candidato foi nomeado.

Para o cargo de 1º Vice-Presidente, o atual titular do cargo, Predrag Boskovic (MNE), é desafiado por Tjark de Lange (NED). Para o cargo de Vice-Presidente das Finanças, apenas Henrik La Cour (DEN), que se encontra neste cargo desde 2016, foi nomeado.

Os presidentes das três comissões principais da EHF também fazem parte do Executivo, e Bozidar Djurkovic (SRB) concorre para um segundo mandato como presidente da Comissão de Concursos. Para este cargo, também Thierry Wagner (LUX) foi nomeado.

O tempo de Jerzy Eliasz (POL) ao leme da Comissão de Métodos chegará ao fim; o único candidato para o cargo de presidente é o atual membro do MC Pedro Sequeira (POR).

A Comissão de Andebol de Praia verá também uma mudança de liderança. A atual executivo e antiga membro da comissão de BH Gabriella Horvath (HUN) e Marek Goralczyk (POL), que actualmente faz parte do Conselho das Nações, foram nomeados para seguir Ole R. Jorstad (NOR), que tem sido o presidente da comissão desde 2012.

Para os três cargos de membro do Comité Executivo, foram nomeados 12 candidatos. Por ordem alfabética com base na federação de nomeação, estes 12 candidatos são: Francisco V. Blazquez Garcia (ESP), Jerome Fernandez (FRA), Bob Hanning (GER), Gabriella Horvath (atual membro do EXEC; HUN), Eugen Saracini (KOS), Anrijs Brencans (atual membro do EXEC; LAT), Tjark de Lange (NED), Bente Aksnes (NOR), Alexandru Mihai Dedu (ROU), Sergey Shishkarev (RUS), Franjo Bobinac (SLO) e Stefan Lövgren (atual membro do EXEC; SWE).

O Comité Executivo é completado pelos representantes do Conselho Profissional de Andebol, do Conselho Feminino de Andebol e do Conselho das Nações. Os três serão nomeados assim que estes três conselhos se tiverem constituído após o congresso.

Portugal apresenta ainda mais dois candidatos, Leonor Mallozzi (POR) recandidata-se à Comissão Feminina das Nações, e ainda, Mário Bernardes (POR) como candidato à Comissão de Andebol de Praia.

As eleições estão marcadas para sexta-feira, 23 de Abril, enquanto o sábado está reservado para a decisão sobre várias moções, bem como a entrega dos prémios EHF, entre outros, a nações de topo no andebol de praia e indoor europeu, de 2018 a 2020.

Além disso, as federações que tenham organizado três ou mais eventos competitivos da EHF serão reconhecidas e serão eleitos Membros Honorários da Federação Europeia de Andebol.

Conceito de higiene dedicado

Os delegados de cerca de 40 das federações membros da EHF deverão estar presentes na capital austríaca.

Os restantes poderão acompanhar o evento – e eventualmente também votar – à distância, tornando o Congresso EHF 2021 o primeiro do seu género a ser realizado como um evento híbrido com presença física e remota.

Foi desenvolvido um conceito de higiene dedicado ao congresso para minimizar o risco de infecção com Covid-19 e para cumprir os requisitos oficiais estabelecidos pelas autoridades sanitárias austríacas.

Patrocinadores Institucionais