Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz

PUB

Celebra-se, hoje, o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, em reconhecimento da contribuição positiva que o desporto pode ter na realização do desenvolvimento sustentável e no avanço dos direitos humanos.

Todos os anos, o dia é comemorado globalmente por organizações internacionais, regionais e nacionais de desporto e desenvolvimento para honrar o papel que o desporto desempenha na sociedade, seja encorajando estilos de vida mais saudáveis, tornando o desporto mais amplamente acessível, ou utilizando-o como veículo de desenvolvimento em áreas tornadas vulneráveis por conflitos, pobreza e desigualdade.

Os temas para terça-feira 6 de Abril de 2021 estão todos relacionados com a questão que continua a dominar a vida de todos no planeta – COVID-19 – e, de acordo com o site da ONU, estão centrados na “…recuperação da pandemia, a importância da equidade nessa recuperação e o que é necessário para reconstruir melhor para um mundo mais resiliente e equitativo”.

WhiteCard #OnlyTogether #SportDay

A organização Paz e Desporto, que criou o #WhiteCard como símbolo em 2014 para representar o poder positivo do desporto para a paz e inclusão social, mobiliza todos os anos a comunidade desportiva em todo o mundo para celebrar o IDSDP através da campanha #WhiteCard.

Este ano, a mensagem central da campanha é “Por detrás de cada #WhiteCard, há uma história” para chamar a atenção para as histórias de indivíduos e comunidades que foram positivamente afectados pelo desporto – e qualquer pessoa pode participar tirando uma fotografia de si própria, segurando um cartão branco e partilhando as suas histórias nos meios de comunicação social usando o hashtag #WhiteCard ou registando as histórias em www.April6.org.

“O desporto pode ultrapassar fronteiras, desafiar estereótipos, melhorar a nossa saúde física e emocional, e inspirar esperança em todas as nações”, diz o website da ONU. “Mas só conseguiremos voltar a isto, se recuperarmos melhor e ajudarmos a acabar com a pandemia, ajudando a garantir que todos estão protegidos da COVID-19”.

Podem mostrar o vosso apoio tirando uma fotografia ou vídeo de si próprios, mostrando o valor do desporto nas vossas vidas, ao mesmo tempo que salientam a importância de garantir que todos estamos protegidos da COVID-19 para que possamos regressar a momentos como este no futuro. Divulga a tua mensagem nas redes sociais, utilizando os hashtags #SportDay e #OnlyTogether.

A Federação de Andebol de Portugal apoia plenamente o IDSDP 2021 e junta-se à Federação Internacional de Andebol (IHF), ONU, Paz e Desporto e ao Comité Olímpico Internacional para celebrar o dia, ao mesmo tempo que encoraja todos os membros a participarem também e a divulgarem a mensagem.

Todos os interessados são encorajados pela IHF e pela ONU a demonstrar como o andebol, o desporto e a actividade física podem ajudar a reconstruir melhor e mais forte à medida que a sociedade começa a reabrir e a recuperar, uma vez terminada a pandemia – no final do dia, o andebol, tal como a nossa protecção contra a COVID-19, tem tudo a ver com trabalho de equipa e, como se diz no website da ONU: “Só em conjunto jogaremos de novo”.

Patrocinadores Institucionais