EHF Champions League: Dragões na rota dos quartos-de-final

PUB

FC Porto somou hoje, uma importante vitória, frente ao Aalborg, na primeira mão, dos 1/8 de final da competição europeia, por 32:29.

A formação de Magnus Andersson recebeu, esta noite, o Aalborg, oriundo da Dinamarca, numa reedição dos Play-Offs da EHF Champions League, de 2019/2020, que tinham sido cancelados devido à pandemia. Esta primeira mão é meio caminho para que qualquer uma das formações atinja, pela primeira vez, os quartos-de-final da maior prova de elite do andebol europeu. A primeira parte do encontro começou com um remate de Djibril MBengue, no entanto, Mikael Aggefors negou o golo à formação lusa, apenas para ser repetido no minuto seguinte e com êxito do lateral direito alemão, levando o FC Porto ao primeiro golo de vantagem. Seguiu-se o empate dos dinamarqueses, mas António Areia conseguiu capitalizar e, voltou a colocar os dragões na frente, desta vez em definitivo, iniciando um parcial de três golos sem resposta. Aos 12 minutos de jogo, o resultado encontrava-se a 7:4, com o ataque azul e branco a ser um autêntico quebra-cabeças para a formação do Aalborg até aqui, apesar da redução no resultado, foi Magnus Andersson quem levou o time-out à mesa. Na retoma e após diversas falhas de parte a parte, André Gomes, coloca o FC Porto com quatro golos de vantagem e, apesar da célere resposta, dos dinamarqueses, a vantagem chega mesmo aos cinco golos, pela mão de Diogo Branquinho (11:6). Apesar do time-out, pedido por Stefan Madsen, o Aalborg voltou a não conseguir acertar no ataque e, a formação lusa não baixou a guarda, levando o jogo a 16:10, quando faltavam apenas cinco minutos para a saída para o descanso. Na reta final, o Aalborg conseguiu recuperar mas o FC Porto saiu para o descanso a vencer por 18:14. No segundo tempo, o Aalborg conseguiu entrar melhor, recuperando da desvantagem que trazia dos 30 minutos iniciais, e deixando a partida pela margem mínima (20:19) forçando Magnus Andersson a voltar a colocar o time-out na abertura dos 30 minutos finais. Apesar da paragem, os dinamarqueses conseguem empatar a partida a 20 golos, aos 38 minutos, através de Sebastian Barthold, no entanto, com um contributo excepcional de Nikola Mitrevski, os dragões voltaram a caminhar para o comando, com um parcial de três golos sem resposta (23:20), levando os nórdicos a mais um time-out. O jogo seguiu bastante equilibrado, com nova aproximação do Aalborg, que conseguiu chegar à margem mínima, aos 49 minutos do encontro, mas a turma lusa conseguiu voltar a liderar, com três golos de vantagem e 27:24 no marcador. O encontro terminou com 32:29, no placar, com António Areia a fechar o ativo, para a equipa lusa, na conversão de um livre de 7 metros. Victor Iturriza, pivô luso-cubano, foi o melhor marcador do encontro, com 8 golos. O FC Porto leva assim três golos de vantagem para a segunda mão, que se realizará na próxima semana, no dia 7 de abril, às 17h45 e, contará com transmissão no Porto Canal.

Magnus Andersson, técnico do FC Porto, destacou: “É um bom resultado, jogámos um bom andebol, tivemos algumas oportunidades desperdiçadas no início da segunda parte e cometemos alguns erros mas conseguimos voltar ao jogo. No sistema 6×6 conseguimos estar muito bem e defensivamente também mas acabámos por ter umas pequenas falhas, que não nos permitiram ter uma vantagem maior. Estamos apenas no intervalo e teremos que fazer um bom jogo em Aalborg para avançarmos na competição.” – afirmou o treinador em declarações ao Porto Canal.

EHF Champions League
1/8 de Final
1ª Mão: 01.04.2021 – 19h45 – FC Porto x Aalborg Håndbold, 32:29 (18:14)
2ª Mão: 07.04.2021 – 17h45 – Aalborg Håndbold x FC Porto

Patrocinadores Institucionais