EHF Champions League: FC Porto despede-se da competição

PUB

Num jogo disputado até ao último segundo, a sorte acabou por sorrir aos dinamarqueses do Aalborg Håndbold que com o 27-24 carimbaram a passagem aos 1/4 de Final da prova e ditaram o fim do sonho portista.

A formação portista entrou em campo para disputar a segunda mão do acesso aos 1/4 de Final da EHF Champions League frente ao Aalborg Håndbold, na Dinamarca. A equipa liderada por Magnus Andersson sabia que a vantagem de 3 golos, 32-29, conseguida na primeira mão no Dragão Arena, não era motivo de relaxamento.

Os dragões entraram com a agressividade defensiva que os caracteriza, com Daymaro Salina e Victor Iturriza no bloco central. Nos primeiros cinco minutos o FC Porto conquistou um parcial de 0-3, muito por culpa da excelente exibição de Nikola Mitrevski. Aos 11 minutos de jogo, o guardião macedónio já contava com 7 defesas, apresentando 88% de eficácia. O nervosismo e ansiedade em ambas as equipas, que procuram a sua primeira presença nos 1/4 de Final da prova, era notável e refletia-se nos erros ofensivos de ambos os lados. A defesa dinamarquesa foi aumentando a sua agressividade e colocou muitos problemas aos dragões que iam tendo dificuldades em encontrar o caminho para a baliza. Magnus Andersson procurou novas soluções com Diogo Silva, Fábio Magalhães e Miguel Martins que entraram para substituir Djibril Mbengue, André Gomes e Rui Silva, ainda na primeira parte. Henrik Møllgaard apontou três golos na reta final dos primeiros 30 minutos e levou a sua equipa para o intervalo a vencer pela margem mínima, 10-9.

Na segunda parte, a equipa de Magnus Andersson entrou com o seu 7×6 a fim de encontrar as soluções que não estava a conseguir com o 6×6. O problema ofensivo dos dragões acabou por permanecer na falta de eficácia na finalização. Ainda assim, os comandados de Magnus Andersson conseguiram recuperar a liderança no marcador por vários momentos, sendo a última delas com o 16-17 à passagem do minuto 45. Os dinamarqueses do Aalborg Håndbold, que também recorreram ao 7×6 a partir dos 38 minutos de jogo, conseguiam ser mais eficazes e retomaram a liderança no marcador chegando à vantagem de três bolas apenas no último minuto da partida. António Areia acabou por ser infeliz, falhando um livre de 7 metros que reduzia a vantagem para duas bolas a dois minutos do final da partida. O resultado final ficou fixado em 27-24 e deu a passagem aos 1/4 de Final da EHF Champions League ao Aalborg Håndbold, apesar do resultado acumulado representar o empate (56-56) os dinamarqueses têm mais golos apontados fora. Victor Iturriza foi o melhor marcador do FC Porto com 6 golos, do lado do Aalborg Håndbold foi Felix Claar também com 6 tentos. O FC Porto termina assim a sua campanha na EHF Champions League.

EHF Champions League
1/8 de Final
1ª Mão: 01.04.2021 – 19h45 – FC Porto x Aalborg Håndbold, 32:29 (18:14)
2ª Mão: 07.04.2021 – 17h45 – Aalborg Håndbold x FC Porto, 27:24 (10:9)

Patrocinadores Institucionais