Play-Off Campeonato do Mundo 2021: Duas estreias frente à Alemanha

PUB

Leonor Gonçalves e Juceleyde Cabral realizaram o primeiro jogo com a camisola de Portugal, no Pavilhão do Luso, este sábado.

Está tudo em aberto na eliminatória, que pode ser histórica para Portugal, rumo ao Mundial 2021. O primeiro jogo teve sinais positivos e mostrou o carácter e ambição das atletas da Seleção Nacional, apesar da derrota, pelo que, no grupo de trabalho, só se pensa em vencer na próxima terça-feira, na Alemanha, e atingir o objetivo. Entre as 16 escolhidas por Ulisses Pereira para ir a jogo – e que foram – destacam-se, entre as habituais convocadas, duas jogadoras que tiveram a oportunidade de realizar o primeiro jogo com a camisola de Portugal e cantar, pela primeira vez, A Portuguesa, neste contexto específico: Juceleyde Cabral e Leonor Gonçalves. A pivô do Alavarium Love Tiles e a ponta-direita do ARC Alpendorada, respetivamente, estiveram no estágio em Rio Maior, figuram também no que está a decorrer no Luso e seguirão para Hann, esta segunda-feira, para darem [de novo] o contributo no jogo da segunda mão. Para Leonor Gonçalves, a sensação foi “indescritível” e reforça que “é o culminar de muitos anos de trabalho e sacrifício e a realização de um sonho. É um orgulho e um previlégio representar Portugal ao mais alto nível e integrar um grupo tão extraordinário como este. Antes de entrar em campo, apenas conseguia pensar no apuramento para o Mundial. A meu ver, esperava-nos um jogo difícil, equilibrado, mas de igual para igual e, de certa forma, a confiança que tenho em nós ajudou a mitigar qualquer nervosismo que pudesse sentir inicialmente” – referiu a jogadora de apenas 20 anos.

Leonor Gonçalves, que cumpre o segundo ano ao serviço do ARC Alpendorada, não tem dúvidas quanto às hipóteses de Portugal em chegar ao tão ambicionado objetivo. “Apesar da derrota, acho saímos com a sensação de que continua tudo em aberto e que somos capazes de trazer o apuramento. Esta é uma partida de 120 minutos e ainda nos faltam jogar 60. Se ontem, nos primeiros 30, não fomos tão felizes, nos segundos demonstrámos a nossa qualidade enquanto equipa. Partimos com 5 golos de desvantagem, mas com a noção de que conseguimos sair por cima” – atirou a esquerdina formada no AA Espinho, reforçando ainda que o jogo passado serviu para que as jogadoras percebessem que, afinal, a Alemanha não se encontra num patamar tão distante de Portugal.

“No jogo de ontem tivemos períodos muito diferentes, uns nos quais sentimos maior dificuldade em encontrar soluções, nomeadamente o fim da primeira parte e o início da segunda, quando o resultado chegou a estar por 10, mas fomos capazes de nos adaptar e reduzir o resultado até uma diferença de três golos, o que demonstra a nossa qualidade e capacidade de nos debatermos com a Alemanha” – afirmou.

Leonor Gonçalves sente o peso da responsabilidade, não só de servir as cores de Portugal, mas também mediante o momento atual, e utiliza isso como fator motivacional. O pensamento, diz a atleta, está – apenas – em atingir, agora, o patamar das grandes competições. “Mais do que na estreia pela Seleção Nacional, o meu foco, e aquilo que tenho em mente, é mesmo o apuramento para o Mundial. A ideia de nos apurarmos uma grande competição deste nível é avassaladora, mas, ao mesmo tempo, é uma realidade cada vez mais próxima e que está ao nosso alcance. Sinto uma enorme responsabilidade em poder integrar este grupo e em estrear-me pela nossa Seleção num momento tão decisivo, pela oportunidade única de fazer história e de mostrar o valor do andebol feminino em Portugal. No entanto, encaro essa responsabilidade como uma motivação extra para contribuir com tudo o que tenho para o sucesso da equipa” – referiu.

Leonor Gonçalves é uma das 20 atletas que seguirão viagem para Hann, na Alemanha, esta segunda-feira, onde irão defrontar a congénere germânica no dia seguinte, pelas 16h30 (hora de Portugal Continental). O jogo contará com transmissão em direto no Canal 11.

Calendário – Play-Off Campeonato do Mundo 2021

17.04.2021 – 20h30 – Portugal : Alemanha, 27:32 (10:17)
20.04.2021 – 16h30 – Alemanha : Portugal, Canal 11

Patrocinadores Institucionais