Play-Off Campeonato do Mundo 2021: Portugal afastado da competição após derrota

PUB

Seleção Nacional, orientada por Ulisses Pereira, disputou, hoje, a 2ª mão do Play-Off para o Mundial 2021, em Hamm, frente à congénere alemã, onde somou uma derrota por 34:23.

7 Inicial: Isabel Góis, Carolina Monteiro, Patrícia Lima, Soraia Fernandes, Bebiana Sabino, Maria Pereira e Anaís Gouveia

As lusas voltaram a entrar em campo, tal como no Luso, com algum desacerto no ataque, e a Alemanha adiantou-se no marcador desde cedo, abrindo o ativo e conquistando um parcial de 3-1, aos cinco minutos do encontro. No entanto, desta vez, Portugal conseguiu recuperar mais rápido e, aos 11 minutos de jogo, Anaís Gouveia colocou o encontro empatado a cinco golos; consequentemente a formação lusa conseguiu passar para o comando do marcador, criando dois golos de vantagem. À passagem dos 15 minutos, a Alemanha conseguiu empatar a partida e voltou a passar para a liderança, levando Ulisses Pereira, a colocar o time-out na mesa. Portugal não conseguiu solucioonar e acabou por sair para o descanso com quatro golos de desvantagem (15:11).

No segundo tempo, Portugal entrou na tentativa de recuperação dos golos sofridos na reta final da primeira parte, mas acabou por sofrer um parcial de 5:0, o que afastou ainda mais a formação germânica, no comando do encontro (24:16). O encontro manteve-se favorável às alemãs que acabaram por somar uma vitória dilatada, por 34:23. Marlene Zapf (GER) foi a melhor marcadora do encontro com 7 golos, com um golo a menos esteve Beatriz Sousa, a melhor lusa.

Ulisses Pereira, Selecionador Nacional, sobre esta derrota frente à Alemanha, afirmou: “Nós de facto estivemos à frente por dois golos, a meio da primeira parte, depois tivemos duas exclusões, em que tivemos bastantes dificuldades e esse foi o momento do jogo. No conjunto das duas eliminatórias, nós fizemos 25 minutos muito bons no Luso e os primeiros 15 aqui muito bons, no restante a Alemanha foi melhor que nós. Ainda nos falta dar um passo à frente, foi bom pelo menos podermos sonhar, mas a nossa realidade é esta: um campeonato português amador, em que as mulheres desportistas são corajosas por praticarem desporto em Portugal; e as nossas jogadoras que estão no estrangeiro, estão a começar a fazer o seu percurso. O que as jogadoras fizeram nestes dois jogos deixam-me orgulhoso.” – finalizou o treinador.

Mariana Lopes, jogadora da formação das Quinas, destacou a frustação que as jogadoras sentiram “Trabalhámos muito, isto é um processo que se está a prolongar há bastante tempo e fechámos agora no ciclo. Cometemos erros crassos, em momentos chave do jogo e acabámos por prejudicar o resultado. Este resultado não espelha aquilo que fizemos nesta eliminatória.” – rematou a atleta.

Calendário – Play-Off Campeonato do Mundo 2021

17.04.2021 – 20h30 – Portugal : Alemanha, 27:32 (10:17)
20.04.2021 – 16h30 – Alemanha : Portugal, 34:23 (15:11)

Patrocinadores Institucionais