Play-Off Campeonato do Mundo 2021: Portugal sai derrotado frente à Alemanha

PUB

A Seleção Nacional Feminina sofreu, esta noite, uma derrota, frente à congénere germânica, por 27:32, na 1ª mão, do Play-Off para o Mundial de 2021.

7 inicial: Isabel Góis, Carolina Monteiro, Mónica Soares, Soraia Fernandes, Mariana Lopes, Beatriz Sousa, Leonor Gonçalves

Portugal entrou a atacar neste Play-Off, que se disputou no Pavilhão do Luso, mas não conseguiu concretizar na sua primeira oportunidade, e o poste acabou por travar a resposta alemã. As comandadas de Ulisses Pereira voltaram a falhar e no contra-ataque, Xenia Smits abriu o ativo, na Mealhada, com as germânicas a chegarem a um parcial de 2:0, sem resposta, quando passavam cinco minutos do encontro. Beatriz Sousa conseguiu desbloquear o ataque lusitano, fazendo o primeiro golo português e Mariana Lopes acaba por concretizar o empate. As alemãs voltaram a adiantar-se no marcador, conquistando dois golos de vantagem (2:4), reduzidos, novamente, pela número 2 de Portugal. À passagem dos 11 minutos, Beatriz Sousa volta a colocar a Seleção Nacional pela margem mínima (4:5) mas, as alemãs, acabaram por voltar a criar dois golos de vantagem. A vantagem germânica foi-se mantendo por dois/três golos, com dois pedidos de time-out quase sucessivos, primeiro da formação alemã e, de seguida, de Portugal. Com a entrada de Patrícia Lima, Portugal ganhou outra disponibilidade no ataque, mantendo curta a desvantagem, mas acabou por não solucionar a defesa, sofrendo um parcial de quatro golos, na saída para o descanso, quando se verificava 10:17 no placar.

No segundo tempo, as comandadas de Ulisses Pereira voltaram a entrar com desacertos e, acabaram por permitir à congénere alemã uma vantagem que chegou aos 10 golos (11:21). No entanto, a pouco e pouco, Portugal começou a acertar no ataque e foi reduzindo a desvantagem, aproximando o resultado a quatro golos, já com a ajuda de Jéssica Ferreira na baliza lusa. A Seleção Nacional acabou por perder o encontro por 27:32, com Mariana Lopes a ser a melhor marcadora do encontro, com seis golos, ao passo que, Johanna Stockschlader foi a melhor do lado germânico, com oito golos marcados. Portugal parte assim para a segunda mão com uma desvantagem de cinco golos e, se quiser um lugar no Mundial, terá que recuperar dessa desvantagem em terreno do adversário.

No final da partida, Ulisses Pereira, em declarações ao Canal 11, disse que acredita que é possível ultrapassar a Alemanha e que Portugal hoje mostrou que tens condições para o conseguir. “Houve períodos, na primeira parte, em que não estivemos bem. O início de jogo, mas sobretudo o final do primeiro tempo, foram decisivos, desconcentrámo-nos, vimos o resultado a crescer e não fomos capazes de reagir. Mas ao intervalo dissemos às jogadoras que achamos que temos hipóteses de bater esta Alemanha, por muito que digam que é um grande colosso do andebol, e é. Depois tentámos alterar a estratégia, defensivamente mudámos porque na primeira parte não resultou, apostámos num 7×6 e penso que estivemos muito bem nesse processo, causámos muitos problemas ao adversário. Estivemos com 9 golos de desvantagem, reduzimos para quatro, o que mostra o carácter desta equipa, as jogadoras foram fantásticas nesse aspeto, não desistiram e, o que faltou, foi não termos tido alguns apagões como os que tivemos na primeira parte, muitos remates falhados aos seis metros, algumas falhas técnicas. A verdade é que perdemos por cinco golos, no último segundo, o que também foi pena, mas quem conhece estas jogadoras sabe que isto ainda não acabou. Se, na segunda mão, jogarmos como o fizemos nesta segunda parte, penso que temos condições para ir à Alemanha e causar uma surpresa ainda maior. Estou orgulhoso das jogadoras mas triste porque podíamos ter feito ainda melhor” – afirmou o Selecionador Nacional.

Portugal viajará para a Alemanha, na segunda-feira, para Hamm, onde disputará a segunda mão do Play-Off, que poderá acompanhar no Canal 11.

Calendário – Play-Off Campeonato do Mundo 2021

17.04.2021 – 20h30 – Portugal : Alemanha, 27:32 (10:17)
20.04.2021 – 16h30 – Alemanha : Portugal, Canal 11

Patrocinadores Institucionais