Campeonato 1ª Divisão Feminina: Equipas da Madeira em Lisboa e Oeiras para cumprir jogos em atraso

PUB

Madeira SAD e CS Madeira vão defrontar SL Benfica e Assomada em partidas referentes às rondas 8 e 9 da prova.

Na reta final do Campeonato 1ª Divisão Feminina, há ainda alguns jogos em atraso por cumprir e, esta quarta e quinta-feira irão disputar-se quatro encontros referentes à 8ª e 9ª jornada da prova. SL Benfica e Assomada irão receber os dois emblemas insulares, um em cada dia, e as partidas podem ditar algumas mexidas importantes na tabela classificativa, desde logo, o duelo entre Madeira SAD e SL Benfica, marcado para o 20 de maio, que pode colocar uma das equipas de forma isolada no segundo lugar.

À entrada para esta partida, Madeira SAD e SL Benfica têm um registo praticamente idêntico: 18 jogos realizados, 16 vitórias, um empate e uma derrota e, claro, os mesmos 51 pontos. O confronto direto coloca o clube madeirense à frente das encarnadas, uma vez que no jogo da primeira volta a vitória sorriu às comandas de António Florido, numa partida renhida até ao final, que terminou em 28-29. No dia anterior, o Madeira SAD tem uma partida mais acessível, na teoria, frente ao atual último classificado do Campeonato, a Assomada. A equipa madeirense procura carimbar duas vitórias nestes jogos em atraso para consolidar o segundo lugar e pressionar o líder Alavarium Love Tiles, que comanda a prova com 58 pontos.

Em antevisão a estes próximos desafios, António Florido não espera facilistismos e destaca aquele que é o objetivo principal do clube para esta época, que passa por conquistar o título de campeão. “São dois jogos que deveríamos ter jogado em nossa casa e, que devido à pandemia, temos de os realizar em campo neutro, mas no continente. O jogo com a Assomada, apesar de esta estar em último lugar, será difícil porque é um lugar que o assomada quer deixar, sendo um equipa que tem um andebol rápido e que nos vai trazer algumas dificuldades que teremos de resolver durante o jogo. Já o jogo com o SL Benfica é entre duas equipas candidatas ao título, onde o favoritismo está repartido, e onde ambas as formações vão lutar pela vitória, porque é o único resultado que interessa a ambas após as perdas de pontos que já tiveram. Perspetiva-se, assim, um jogo intenso e muito disputado mas queremos, naturalmente, vencer para continuar a correr atrás do título” – afirmou o treinador da equipa.

Do lado do SL Benfica, Carolina Gomes, em antevisão aos próximos desafios com CS Madeira e Madeira SAD, afirma que não pode haver percalços no caminho rumo ao objetivo do clube de conquistar o título de Campeão Nacional. “Para que seja possível sonharmos com a conquista do Campeonato não podemos perder mais pontos. Temos pela frente oito finais, nas quais dar tudo por tudo e conquistar a vitória é a única opção. Vamos entrar para vencer em ambos os jogos, tendo a clara noção da qualidade dos adversários” – afirmou a ponta-esquerda, antevendo dois jogos difíceis contra duas formações diferentes mas com ponto fortes vincados.

“Os próximos dois jogos são contra equipas que, apesar de bastantes distintas, podem trazer-nos desafios elevados. O CS Madeira é uma equipa experiente com atletas que jogam juntas há várias épocas. Podem causar-nos dificuldades pela velocidade que incutem no jogo, por norma apostam muito no contra ataque e em transições rápidas, que considero ser o seu ponto forte. Por outro lado, para o Madeira SAD, que se encontra na mesma posição que nós, com um empate e uma derrota, é também imperativa a conquista de todos os pontos até ao final da época, pelo que antevejo uma luta renhida até ao apito final” – afirmou.

A outra equipa madeirense, CS Madeira, irá defrontar primeiro SL Benfica e, no dia seguinte, a Assomada e procura dar sequência ao bom momento de forma que se traduz em seis jogos seguidos sem perder na competição, bem como subir na tabela e deixar o 9º lugar para trás. Marco Freitas, treinador da formação insular, antevê dois jogos difíceis por motivos diferentes face aos objetivos e necessidades dos adversários. “Serão dois jogos difíceis, com pouco tempo para os preparar e recuperar fisicamente da jornada anterior. Iremos defrontar um SL Benfica muito motivado e candidato ao título de Campeão Nacional e que não pode perder pontos e, em sentido contrário, um Assomada que se encontra numa situação difícil e que necessita de todos os pontos para se manter na 1° Divisão. Portanto, serão dois jogos de elevado nível de dificuldade e onde necessitamos estar ao nosso melhor nível para conquistar pontos” – atirou.

Quanto à Assomada, o emblema que ocupa a última posição na tabela e que tem vindo a demonstrar um crescimento em termos de jogo, procura assegurar a manutenção no patamar mais alto do andebol feminino em Portugal. A tarefa é difícil mas existe uma grande motivação no seio do grupo de trabalho, como diz o treinador Alexandre Fernandes, que vê nestes dois próximos encontros duas oportunidades de ganhar terreno, dizendo ainda o que é preciso mudar. “O grupo tem grandes expectativas para os jogos com as equipas da Madeira. Os resultados não têm aparecido por diversas razões, começando pela dificuldade em treinar e preparar os jogos por falta de pavilhão e, por outro lado, pelo facto de não estamos a conseguir ser consistentes durante os 60 minutos de jogo. Em vários encontros estivemos a ganhar por 4/5 golos, já na segunda parte e, noutros casos, como foi o jogo com o CA Leça, durante os primeiros 40 minutos a equipa não conseguiu gerir a pressão inerente ao jogo, e quando reagiu já foi tarde. Para os jogos em atraso, vamos entrar em campo para tentar ganhar, sabendo que temos pela frente duas boas equipas. Nesta fase e devido à nossa situação na tabela classificativa todos os jogos são finais para nós. Temos a certeza que este grupo de guerreiras não vai desistir de lutar até ao apito final, mas temos que apresentar outra consistência durante os 60 minutos, não podemos ter os 10 minutos de desconcentração habituais” – referiu.

Os encontros do SL Benfica frete a Madeira SAD e CS Madeira terão transmissão em direto na BTV e andeboltv. Pode consultar o calendário dos jogos em atraso das rondas 8 e 9 em baixo.

8ª Jornada
19.05.2021 – 21h00 – CS Madeira x SL Benfica, BTV/andeboltv
19.05.2021 – 21h00 – Madeira SAD x Assomada

9ª Jornada
20.05.2021 – 21h00 – CS Madeira x Assomada
20.05.2021 – 21h00 – Madeira SAD x SL Benfica, BTV/andeboltv

Patrocinadores Institucionais