Campeonato 1ª Divisão Feminina: Madeira SAD testa liderança do Alavarium Love Tiles

PUB

Duelo em destaque da 23ª jornada pode colocar uma das equipas na liderança isolada; Colégio de Gaia Toyota recebe ABC UMinho e procura regressar aos triunfos após quatro jogos sem vencer.

Este fim-de-semana irá disputar-se a 23ª jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina e ainda cinco jogos da ronda seguinte – 24ª – uma vez que os outros dois já aconteceram antecipadamente. O destaque maior de mais uma jornada dupla via para o duelo entre Madeira SAD e Alavarium Love Tiles que, em caso de vitória de uma das formações, a competição terá um novo líder isolado. No dia seguinte, o Colégio de Gaia Toyota, que já não vence há quatro jornadas consecutivas, irá receber o ABC UMinho.

Para insulares e aveirenses, apenas a vitória interessa numa partida de grau de dificuldade máximo e que pode colocar, quer Madeira SAD quer Alavarium Love Tiles, numa posição favorável para a conquista do título de campeão. As duas formações detêm os mesmos 62 pontos e ocupam os primeiros lugares da tabela, quando faltam apenas quatro jornadas para fim da temporada. Em 22 jogos realizados o emblema de Aveiro venceu 20 e perdeu dois, enquanto que o conjunto madeirense triunfou por 19 vezes, empatou dois jogos e tem apenas uma derrota, curiosamente, diante do adversário deste sábado, na primeira volta por 33-27.

António Florido, técnico da formação madeirense, reconhece o nível de dificuldade deste encontro: “É um jogo difícil e muito importante entre os dois primeiros classificados, estamos na parte final do campeonato e nenhuma equipa pode perder pontos. A equipa do Alavarium é muito forte, tanto no sector defensivo como ofensivo, vamos procurar fazer um bom jogo, com muita concentração e tentar errar o menos possível, para que a vitória seja possível” – rematou.

Quanto a Carlos Neiva, o treinador do Alavarium Love Tiles salienta o conhecimento mútuo que existe de ambas as partes e afirma que é importante gerir os índices de ansiedade numa daqueles jogos que, diz, todos querem jogar. “Iremos deslocar-nos à Madeira, no fim-de-semana para mais dois jogos de dificuldade máxima. O Campeonato aproxima-se das decisões e teremos que vencer todos os jogos para podermos alcançar os nossos objetivos. Principalmente, o Madeira SAD integra algumas atletas que já passaram pelo Alavarium Love Tiles, e vice-versa, sendo o conhecimento entre todos e todas elevado e cada momento do jogo será importante. Tem várias soluções ofensivas que podem sempre resolver no ataque e, defensivamente, tem sido muito consistente. Teremos que superar as nossas dificuldades e saber gerir a ansiedade que existe nestes jogos, que todas as atletas gostam de jogar e, acima de tudo, espero que seja mais um bom jogo para a promoção da modalidade” – afirmou.

O encontro entre Madeira SAD e Alavarium Love Tiles terá transmissão em direto na andeboltv, a partir das 17h00 deste sábado.

No dia seguinte, referente à 24ª jornada, o Colégio de Gaia Toyota, atual 5º classificado com 47 pontos, irá receber o ABC UMinho, que ocupa a 7ª posição, em igualdade pontual com a Juve Lis (6º) e CS Madeira (8º), sendo que as três formações somam 43 pontos. O emblema de Vila Nova de Gaia não vence há quatro jornadas consecutivas e precisa de voltar a encontrar o caminho do sucesso para repor a motivação, enquanto que o conjunto de Braga procura somar a segunda vitória consecutiva, após o triunfo sobre o ND Santa Joana Maia e, assim, subir na tabela.

Catarina Ferreira, em antevisão a este próximo desafio, reforça a vontade da equipa de regressar às vitórias e reforça a atenção para um dos pontos fortes do adversário. “Neste confronto com o ABC UMinho esperamos um jogo muito dividido e de máxima intensidade. Temos de realizar um jogo coeso, de forma a evitar as transições ofensivas do adversário. Será um bom espetáculo de andebol, onde vamos lutar para regressar às vitórias” – referiu a jovem guarda-redes.

Joana Garcês, ponta do ABC UMinho, afirma que o jogo será difícil e que o objetivo passa por conquistar os três pontos e desvaloriza o momento instável do adversário. “Esperamos um jogo complicado, num pavilhão difícil, frente a uma equipa que, apesar das oscilações durante esta época, é bastante experiente e com qualidade, onde aproveitam bastante bem as falhas técnicas cometidas pelos adversários. O Colégio de Gaia Toyota é uma equipa com uma forte ligação com o pivô e uma defesa basta consistente, que será, claramente, onde nos poderão causar mais dificuldades. Apesar da consciência da dificuldade e da carga de jogos que temos tido nestas últimas semanas, continuamos focadas e queremos conquistar os três pontos. Vem aí uma fase importante, com inúmeros jogos, onde necessitamos de arrecadar o maior número de pontos possíveis para nos colocarmos num patamar mais alto no tabela” – afirmou a atleta de 20 anos.

A andeboltv irá transmitir o jogo entre SL Benfica e Juve Lis, a partir das 16h30 deste domingo. Pode consultar o calendário das rondas 23 e 24 do Campeonato 1ª Divisão Feminina, em baixo.

23ª Jornada
29.05.2021 – 14h45 – Maiastars x Assomada
29.05.2021 – 17h00 – CS Madeira x Academia São Pedro Sul
29.05.2021 – 17h00 – Madeira SAD x Alavarium Love Tiles, andeboltv
29.05.2021 – 18h15 – CA Leça x SL Benfica, BTV / andeboltv
29.05.2021 – 19h00 – Juve Lis x ND Santa Joana Maia
29.05.2021 – 20h30 – ABC UMinho x SIR 1º de Maio ADA CJB
29.05.2021 – 21h00 – ARC Alpendorada x Colégio de Gaia Toyota

24ª Jornada
21.03.2021 – 16h00 – Assomada x SIR 1º de Maio ADA CJB, 22:30
26.05.2021 – 21h00 – Maiastars x ND Santa Joana Maia, 20:21 (10:12)
30.05.2021 – 16h30 – SL Benfica x Juve Lis, BTV / andeboltv
30.05.2021 – 17h00 – CS Madeira x Alavarium Love Tiles
30.05.2021 – 17h00 – Madeira SAD x ADA São Pedro do Sul
30.05.2021 – 17h00 – ARC Alpendorada x CA Leça
30.05.2021 – 17h00 – Colégio de Gaia Toyota x ABC UMinho

Patrocinadores Institucionais