Campeonato Placard Andebol 1: FC Porto a uma vitória do título

PUB

Dragões podem sagrar-se Campeões Nacionais caso vençam o Águas Santas Milaneza na antepenúltima jornada; Dérbi lisboeta entre Sporting CP e CF Os Belenenses.

O FC Porto pode sagrar-se Campeão Nacional este sábado, caso vença o Águas Santas Milaneza, no Dragão Arena. A excelente época realizada pelos Dragões, pode culminar na conquista do tão ambicionado título, que pode ser alcançado com um registo 100% vitorioso. A equipa comandada por Magnus Andersson venceu os 27 jogos realizados até ao momento e três pontos são suficientes para que o objetivo seja cumprido, na receção ao conjunto maiato, que procura garantir o 4º lugar da prova, bem como a sexta vitória consecutiva.

Vitor Iturriza, em antevisão ao jogo da 28ª e antepenúltima jornada que pode coroar o FC Porto como Campeão Nacional, diz que este é um objetivo pelo qual a equipa azul e branca anseia muito alcançar. “Sabemos que estamos a um passo do título, de sermos já campeões, e a equipa está mais motivada do que nunca para o conseguir. É um título muito ansiado, num ano difícil e muito longo. Queremos festejar no sábado e dar o objetivo por concluído. Estamos preparados para este tipo de jogos, para estes momentos de grande intensidade e emoção. Acho que a equipa dá sempre uma boa resposta neste tipo de situações, por isso estamos prontos” – atirou o pivô portista, que foi recentemente nomeado para a All Star Team da EHF Champions League, salientando ainda que o grupo quer terminar a época só com vitórias e fazer história em Portugal.

“Esse foi um novo objetivo com que o treinador e a equipa se comprometeram. Queremos ser a única equipa em Portugal a sagrar-se campeã só com vitórias. É um objetivo para cumprir e acho que temos todas as condições para o fazer” – referiu o jogador de que irá celebrar no dia do jogo 31 anos.

Do lado do Águas Santas Milaneza, Pedro Cruz fez a antevisão desta partida e reforça a vontade da equipa em segurar o 4º lugar da prova. O lateral e uma das principais figura do emblema da cidade da Maia, reconhece que será um jogo difícil. “Sábado vamos ter um jogo muito complicado. O FC Porto tem uma excelente equipa e em caso de vitória é campeão. Por outro lado, a nossa ambição é garantir o 4°lugar o mais rápido possível. Sabemos, que para vencer, temos que fazer um jogo perfeito e esperar um FC Porto num dia menos bom” – afirmou o experiente jogador de 36 anos.

O jogo está agendado para as 19h00 deste sábado e contará com transmissão em direto no Porto Canal/FC Porto TV e andeboltv.

No mesmo dia há um dérbi da capital entre Sporting CP e CF Os Belenenses. Os Leões, que ocupam a 2ª posição da tabela de forma isolada, ainda sonham com a conquista do título mas estão dependentes do desempenho do FC Porto, sendo que o principal objetivo é consolidar a posição atual. Quanto à formação de Belém, que está no 5º posto, em caso de vitória e de um eventual deslize do Águas Santas Milaneza no Porto, pode encurtar distâncias até ao 4º lugar e manter vivo o desejo de chegar a essa posição.

Em antevisão a esta partida, Rui Silva salienta dois objetivos que faltam cumprir. “O primeiro é ficar na melhor classificação possível. Temos ainda três jogos extremamente difíceis, este sábado um dérbi lisboeta e depois mais dois de dificuldade acrescida, um com o SL Benfica [fora], onde se poderá decidir muita coisa, e logo a seguir com o Águas Santas Milaneza [em casa]” – referiu o técnico dos Leões salientando depois a outra ambição leonina, “a conquista de um título que queremos muito, a Taça de Portugal” – afirmou.

“Temos a cabeça nessa competição, mas sem descurar aquilo que é a nossa responsabilidade de representar o Sporting CP. É completamente distinto ficar em segundo ou terceiro lugar, não só pelo prestígio, como pela questão desportiva e competitiva, porque é diferente entrar na segunda ronda de apuramento para a EHF European League ou entrar directamente na fase de grupos” – referiu ainda Rui Silva.

Luís Monteiro, treinador do CF Os Belenenses reconhece o poderio do adversário mas salienta a boa forma que a sua equipa tem apresentado na segunda volta do Campeonato e acredita num resultado positivo. “Vamos defrontar, sem dúvida, uma das melhores equipas do Campeonato que se reforçou bastante para esta segunda volta. Apresenta uma defesa 6×0 que, apesar de ser de grande envergadura, tem muita mobilidade. Tem também muitas soluções no ataque organizado e fases de transição muito fortes. Vai ser um jogo muito difícil para o CF Os Belenenses, mas queremos dar continuidade à boa segunda volta que temos vindo a realizar em que temos 10 vitórias em 12 jogos” – afirmou.

Pode consultar o calendário da 28ª jornada em baixo.

28ª jornada
22.05.2021 – 15h00 – Madeira SAD x ABC UMinho
22.05.2021 – 18h00 – AD Sanjoanense Delba x FC Gaia Empril
22.05.2021 – 18h00 – Vitória FC Rest. O Novo 10 x Boavista FC, Vitória FC TV
22.05.2021 – 19h00 – FC Porto x Águas Santas Milaneza, Porto Canal/andeboltv
22.05.2021 – 19h00 – Póvoa AC Bodegão CCR x Artística de Avanca Bioria
22.05.2021 – 19h30 – Sporting CP x CF Os Belenenses, Sporting TV/andeboltv
22.05.2021 – 21h00 – SC Horta TRVPRO x SL Benfica
23.05.2021 – 15h00 – Boa Hora FC INETUM x ADA Maia ISMAI, Boa Hora TV

Patrocinadores Institucionais