José António Silva é o novo Selecionador Nacional A Feminino

PUB

Técnico de 56 anos sucede a Ulisses Pereira após ter orientado o Águas Santas Milaneza nas últimas três temporadas.

A Seleção Nacional A Feminina tem um novo timoneiro: José António Silva. O antigo treinador do Águas Santas Milaneza, clube que comandou durante as últimas três épocas, vai ocupar o lugar deixado por Ulisses Pereira, que abandonou o cargo após seis anos no comando técnico da Seleção Nacional A Feminina.

Este não é um cenário desconhecido para José António Silva, que entre as temporadas de 1989/1990 e 1996/1997 fez parte da equipa técnica das Seleções jovens Femininas de Portugal, e onde conquistou vários feitos de destaque, entre os quais, o 6º lugar no Campeonato do Mundo de Juniores Femininos, na Costa do Marfim em 1997. Em 1991, e também em juniores femininos, integrou a equipa técnica da Seleção que alcançou o 1º lugar na XiraCup e o 2º lugar na Taça Latina Marselha, em 1994.

O sucesso e experiência no andebol feminino levaram o professor José António Silva a aventurar-se no andebol masculino, tendo passado grande parte da sua carreira no Águas Santas Milaneza. A primeira passagem pelo emblema maiato aconteceu entre 1997/1998 e 2004/2005, no qual levou o clube à conquista da primeira e única Taça de Portugal, em 200/2001. Seguiu-se uma curta passagem pelo Madeira SAD (2005/2006), onde se sagrou vice-campeão Nacional e rumou ao SL Benfica no ano seguinte, tendo representado o clube da Luz durante três épocas. Nessa passagem pela capital, sagrou-se vice-campeão Nacional e venceu a Taça da Liga (2008/2009), foi finalista da Taça Challenge da Federação Europeia de Andebol, venceu a Supertaça e a Taça de Portugal, em 2010/2011. Seguiu-se uma passagem de dois anos pelo AC Fafe e, mais recentemente, regressou a uma casa que bem conhece, Águas Santas Milaneza, onde esteve cerca de duas épocas e meia.

Nas primeiras declarações enquanto Selecionador Nacional Feminino, José António Silva diz ser uma honra e um desafio comandar os destinos de Portugal. “Em primeiro lugar gostaria de referir a enorme honra que sinto com este convite e reconheço a responsabilidade que ele acarreta. A tarefa que nos espera é de grande dificuldade e tenho a noção que para a levarmos a bom porto, necessitamos da colaboração, do empenho e compromisso de todos os agentes da modalidade. Agradeço à Direcção da Federação de Andebol de Portugal o convite que me foi endereçado, bem como a disponibilidade demonstrada para iniciarmos o trabalho nas melhores condições possíveis. No que me diz respeito, podem contar com dedicação total e exigência elevada na procura das melhores soluções para a Selecção Nacional, sendo que, numa primeira fase, procurarei recolher os contributos de todos, para depois definir as prioridades para o trabalho a desenvolver. Neste momento gostaria ainda de expressar um agradecimento a todos os têm colaborado com a Seleção Nacional, e em particular ao Ulisses Pereira, pelo trabalho que foi desenvolvido, ao qual procuraremos dar continuidade com os ajustamentos que se justifiquem” – afirmou o treinador de 56 anos, salientando que é necessário total empenho e colaboração de todos para que os objetivos possam ser cumpridos.

“Tenho noção das dificuldades existentes, mas elas não podem ser mais que o ponto de partida para a definição de um percurso que permita a evolução da equipa. Esse percurso terá que ser assente em ambição, determinação e, principalmente, trabalho, por forma a que possamos alcançar os objectivos definidos. O resultado desse trabalho será determinado pelo esforço de todos – atletas, equipas técnicas, dirigentes, árbitros, médicos e fisioterapeutas – quer em contexto de Clube, quer de Seleção, pelo que se deve assumir como um desígnio nacional.” – adiantou José António Silva.

Também o Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, fez questão de enaltecer a experiência do agora Selecionador Nacional e reforça a confiança nesta aposta. “O convite ao treinador José António Silva para o cargo de Selecionador Nacional é uma forte aposta da Federação de Andebol de Portugal no futuro da Seleção Nacional A Feminina. Queremos atingir, nos próximos anos, um caminho de sucesso e trabalhar para um forte desenvolvimento no andebol feminino. Quero agradecer ao Prof. José António Silva por ter aceitado este convite, desejando os maiores sucessos para este novo desafio. O novo Selecionador Nacional é um treinador com uma longa experiência no andebol feminino, um profundo conhecedor da realidade nacional, que conquistou um grande respeito na modalidade, e que irá dar um contributo muito importante e determinante no objetivo para um caminho de sucesso. Queremos dar um impulso ao andebol feminino, com ambição e trabalho, com o objetivo de atingirmos um patamar superior, pois o andebol feminino merece, mas sobretudo porque tem todas as condições para responder positivamente a esse desafio.” – afirmou o líder máximo da instituição.

O primeiro desafio de José António Silva enquanto Selecionador Nacional Feminino está para breve, com a Fase 1 de Qualificação para o Europeu 2022, na qual Portugal vai defrontar Kosovo, Chipre e Luxemburgo, de 31 de maio a 6 de junho.

Patrocinadores Institucionais