LIDL Final Four Taça de Portugal: SL Benfica procura conquistar a Prova Rainha

PUB

Formação encarnada marcará presença na edição 2020/2021 da competição, que se disputará em Pinhel, nos dias 5 e 6 de junho.

O SL Benfica, orientado por Chema Rodríguez, chegou a esta LIDL Final Four após deixar para trás, o AD Albicastrense, CCR Alto do Moinho e SC Horta, nos 1/4 de Final da prova, curiosamente, uma das únicas equipas (a par de FC Porto e Sporting CP) que, mais tarde, viria a imprimir uma derrota às águias no Campeonato Placard Andebol 1. A turma encarnada sofreu apenas 55 golos nas três eliminatórias e tem pela frente, nas meias-finais, desta edição de 2020/2021, o Sporting CP, clube contra o qual já jogou por duas vezes esta época, saíndo vitorioso no último encontro, na Luz, e perdendo no anterior, no Pavilhão João Rocha.

As águias conquistaram a Taça de Portugal, pela primeira vez, corria a época de 1984/1985, dando o mote para as consequentes duas taças da prova rainha que viria a vencer nas épocas seguintes – tornando-se o primeiro Tricampeão da Taça de Portugal – feito superado pelo ABC de Braga, em 1992/1993, quando venceu quatro Taças consecutivas.

Conquista da 1ª Taça de Portugal da História do SL Benfica – 1984/1985 (ASF/PRESS PHOTO AGENCY)

A última vez que a formação encarnada ergueu a Taça de Portugal, foi em 2017/2018, no Pavilhão Municipal de Peso da Régua, onde venceu, na meia-final, o FC Gaia Petrovaz – que atualmente figura no Campeonato Placard Andebol 1 – e na altura disputava o Campeonato da 2ª Divisão Masculina, por 33-29. Na final, o SL Benfica encontrou o seu eterno rival, Sporting CP, levando a melhor e vencendo por 31-24, comandando na saída para o intervalo por 15-10. Davide Carvalho, com 9 golos, foi quem liderou a formação encarnada no ataque, sendo o melhor marcador da final da Taça de Portugal 2017/2018.

Na época, alinharam pelo SL Benfica, na conquista da sua 6ª Taça de Portugal:

Guarda-Redes
Hugo Figueira
Miguel Espinha
Centrais
Pedro Seabra Marques – 4 golos
João Pedro Silva
Pontas
Davide Carvalho – 9 golos
Tiago Ferro
João Pais – 5 golos
André Alves – 1 golo
Pivôs
Paulo Moreno – 3 golos
Ricardo Pesqueira
Ales Silva
Laterais
Bélone Moreira – 4 golos
Arthur Patrianova – 1 golo
Nuno Grilo
Alexandre Cavalcanti – 4 golos
Treinador
Carlos Resende

Conquista da 6ª Taça de Portugal da História do SL Benfica – 2017/2018

Após esta conquista, na época 2018/2019, o SL Benfica foi afastado da Taça de Portugal, nos 1/8 de Final, pelo ABC UMinho, contra quem sofreu uma derrota por 23-18. As águias contam no seu palmarés com seis Taças de Portugal e pretendem acrescentar a sétima, na corrente época, mas para isso terão que levar de vencido o Sporting CP, na primeira meia-final da LIDL Final Four, que se disputa no dia 5 de Junho, às 15h00, com transmissão na RTP2.

Chema Rodríguez, técnico da formação encarnada, mostrou-se satisfeito com o calendário que antecede a LIDL Final Four: “Felizmente, conseguimos jogar nos últimos dias com algumas das equipas que estão a jogar na Taça, pelo que grande parte da preparação já está feita, só precisamos de corrigir alguns detalhes”. Quanto ao historial do clube que representa, o treinador realça que é mentalidade encarnada lutar em todas as frentes: “Para o Benfica é sempre importante lutar por todos os títulos e, estar na Taça, é estar na luta pelos nossos objetivos. Não importa contra quem jogamos, são todas grandes equipas e todas as equipas estão a lutar pelo mesmo objetivo, que é ganhar a Taça.” – rematou o timoneiro.

Patrocinadores Institucionais