LIDL Final Four Taça de Portugal: Sporting CP em busca da 16ª conquista

PUB

Emblema leonino é um dos quatro que vai estar presente LIDL Final Four da competição, a disputar nos próximos dias 5 e 6 de junho, em Pinhel.

O Sporting CP tem encontro marcado com o SL Benfica, no primeiro jogo da edição 2020/2021 da LIDL Final Four da Taça de Portugal e chega a esta fase decisiva da competição, após eliminar três equipas da II Divisão: CD Marienses, CD Xico Andebol (vencedor do troféu, em 2009/2010, curiosamente, após vitória sobre o Sporting CP) e CDC São Paio de Oleiros. Nos três triunfos, a equipa leonina marcou sempre mais de 30 golos e, no último desafio nos 1/4 de Final, confirmou a presença na Final Four com uma vitória contundente por 41-16. O grau de dificuldade agora prevê-se bastante mais elevado e a equipa comandada por Rui Silva procura deixar pelo caminho o rival da capital e qualificar-se para a grande Final, onde terá como adversários, caso siga em frente, o vencedor do encontro entre Águas Santas Milaneza e o FC Porto, que recentemente confirmou o título de Campeão Nacional.

A primeira vez que o Sporting CP venceu a Taça de Portugal remonta à época de 1971/1972, em que os Leões derrotaram o FC Porto no ano de estreia da competição em Portugal, no Pavilhão da Embra, na Marinha Grande. O emblema da capital repetiu o feito no ano seguinte, tornando-se no primeiro bi-campeão da prova e, até então, a única equipa em Portugal a contar com o referido troféu no palmarés.

Conquista da 1ª Taça de Portugal da história do Sporting CP – 1971/1972 (Livro 75 Anos FAP)

Em termos de currículo na Taça de Portugal, o Sporting CP é o clube em Portugal com mais títulos conquistados na prova, num total de 15, sendo que a última vez que os Leões ergueram o troféu aconteceu na época 2013/2014, após uma vitória frente ao ABC UMinho, a 13 de abril de 2014, por 29-34. Nesse jogo, que decorreu no Pavilhão do Águas Santas Milaneza, o Sporting CP, então comandado por Frederico Santos, vencia ao intervalo por 14-13 e acabou por ser feliz no final dos 60 minutos, com destaque para os 12 golos apontados por Pedro Portela, ponta-direita da Seleção Nacional que, atualmente, atua no Tremblay-en-France Handball.

Conquista da 15ª Taça de Portugal da História do Sporting CP – 2013/2014

Confira, em baixo, a lista de jogadores do Sporting CP que derrotaram o ABC UMinho e conquistaram a 15ª Taça de Portugal na história do clube.

Guarda-Redes
Luís Oliveira
Ricardo Candeias
Centrais
Rui Silva – 4 golos
Laterais
Frankis Carol – 8 golos
Nuno Gonçalves
Fábio Magalhães – 2 golos
Pontas
Pedro Portela – 12 golos
Sérgio Barros
Pedro Solha – 5 golos
Ricardo Dias – 1 golos
João Ligeiro
Pivôs
Bruno Moreira – 2 golos
João Antunes
Treinador
Frederico Santos

Apesar do estatuto de equipa que mais vezes venceu a Taça de Portugal, após a última conquista em 2013/2014, o Sporting CP teve alguns dissabores na competição, nomeadamente durante três épocas consecutivas (2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018), em que os Leões alcançaram a Final mas acabaram por perder com ABC UMinho e SL Benfica, por duas vezes, a última das quais em 2017/2018, ano em que os encarnados venceram a sua 6ª e última Taça de Portugal.

Rui Silva, técnico da formação Sporting CP, que assumiu nesta época o cargo de treinador principal , reforça a ambição do emblema leonino “O Sporting Clube de Portugal tem que ser sempre candidato aos três títulos nacionais, em cada época. Esta época, por não se ter disputado a supertaça, existem apenas dois títulos em disputa. Conquistando a Taça de Portugal a época terá que ser vista como positiva, é um título importante que nos foge há 7 anos e que queremos muito trazer para o nosso museu”. Quanto ao peso de ser o clube com mais Taças de Portugal no palmarés, o treinador realça: “Temos a responsabilidade de honrar o clube onde trabalhamos que tem um passado com muitos títulos e que nos obriga todos os dias a trabalhar para dar continuidade a esta história. A pressão não é exercida pelos contratempos do passado. A pressão positiva que existe no nosso grupo está relacionada com a ambição e a vontade de querer sempre mais…mais vitórias e mais títulos – todas as fases finais que o Sporting Clube de Portugal disputa é sempre candidato à conquista…esta não será excepção.” – rematou Rui Silva.

Patrocinadores Institucionais