Women’s EHF Euro 2022: Portugal iniciou estágio em Rio Maior antes da Pré-Qualificação

PUB

José António Silva orientou o primeiro treino como Selecionador Nacional e divulgou a lista de 20 atletas que seguirão viagem para o Kosovo.

Portugal começou esta segunda-feira um curto estágio de dois dias, no Rio Maior Sports Center, antes de rumar à cidade de Pristina, no Kosovo, onde irá realizar os três jogos do Grupo A da Pré-Qualificação para o Women’s EHF Euro 2022, diante da seleção local e ainda Chipre e Luxemburgo, em que apenas passa à próxima fase a seleção que terminar em 1º lugar do grupo. O novo Selecionador Nacional, José António Silva, orientou o primeiro treino com as atletas portuguesas e divulgou a lista das 20 convocadas que integram o estágio e que seguirão viagem, na próxima quarta-feira, com destaque para o regresso de Joana Resende, atleta que joga na 1ª Divisão Francesa ao serviço do Paris 92 e que está recuperada de lesão, e para a integração de Ana Carolina Silva, lateral que atua no Alavarium Love Tiles.

O agora timoneiro da Seleção das Quinas, baseou-se na última convocatória de Portugal – referente aos dois jogos com a Alemanha a contar para o Play-Off de acesso ao Mundial – para escolher as 20 atletas que terão a missão de representar o nosso país em mais um desafio, com vista ao EHF Euro 2022. “Quando fui convidado para trabalhar com a Seleção Nacional, rapidamente percebi que teríamos que dar resposta, num curto espaço de tempo, a uma competição de elevada importância e responsabilidade. Nesse sentido, como vamos dispor apenas de três, no máximo quatro, treinos para preparar a Seleção Nacional, decidi basear o nosso trabalho no que vinha a ser feito pela equipa técnica anterior” – referiu José António Silva, reforçando que o modelo de jogo que tem vindo a ser utilizado irá manter-se, sendo este moldado às ideologias do novo Selecionador Nacional.

“Como consequência, a convocatória é muito semelhante àquela que foi feita para os últimos compromissos da equipa, tendo sido promovidas alterações apenas nos casos em que, por lesão ou compromissos profissionais, existem jogadoras impedidas de dar o seu contributo. Do mesmo modo, nos treinos que vamos realizar, teremos como prioridade relembrar o modelo do jogo que vinha sendo trabalhado, promovendo eventualmente pequenas alterações pontuais” – afirmou.

O experiente treinador de 56 anos revelou ainda que conferenciou com o seu antecessor para que o arranque ao trabalho fosse realizado com mais facilidade e mostrou confiança para o futuro. “Gostaria de realçar a colaboração de todos os elementos da anterior equipa técnica, e particularmente do Ulisses Pereira, que responderam a todas as minhas solicitações, permitindo-me recolher em tempo útil o máximo de informação possível. Neste momento, o nosso foco está na rentabilização do pouco tempo que temos disponível e preparar bem a equipa para o jogos que se avizinham. Estou convicto que com a colaboração de todos conseguiremos atingir os objectivos a que nos propomos” – referiu.

Joana Resende e Ana Carolina Silva, que substituem Cláudia Correia e Anaïs Gouveia face à anterior convocatória, juntaram-se ao grupo na manhã desta segunda-feira, bem como as restantes atletas do Alavarium Love Tiles, devido aos compromissos nos clubes. Os dois primeiros duelos de Portugal estão ambos agendados para as 16h00 (hora portuguesa), contra Luxemburgo e Chipre, nos dias 03 e 04 de junho, respetivamente. No dia seguinte, a Seleção Nacional medirá forças com o Kosovo, às 18h30 e todos os jogos contarão com transmissão em direto no Canal 11.

Confira aqui a Convocatória da Seleção Nacional A Feminina para a Pré-Qualificação Women’s EHF EURO 2022.

Calendário – Pré-Qualificação EHF Euro 2022

03.06.2021 – 16h00 – Portugal : Luxemburgo, Canal 11
04.06.2021 – 16h00 – Chipre: Portugal, Canal 11
05.06.2021 – 18h30 – Portugal : Kosovo, Canal 11

Patrocinadores Institucionais