Campeonato 1ª Divisão Feminina: Fim-de-semana de decisões na derradeira jornada dupla

PUB

Madeira SAD pode sagrar-se campeão na penúltima ronda se vencer o SIR 1º Maio/ADA CJB; SL Benfica termina a época com dois jogos frente a ARC Alpendorada e Colégio de Gaia Toyota.

É o fim-de-semana em que todas as dúvidas se tornarão certezas quanto ao Campeonato 1ª Divisão Feminina. As duas últimas jornadas da edição 2020/2021 da prova estão aí à porta e pode haver campeão na penúltima ronda, caso o Madeira SAD vença o SIR 1º Maio/ADA CJB, atual penúltimo classificado. A luta pelo segundo lugar está também bastante empolgante, com SL Benfica e Alavarium Love Tiles a lutarem por esse posto e a entrarem na última jornada dupla da época com os mesmos 66 pontos, ainda que seja matematicamente possível para os dois emblemas chegarem ao título, mas estão ambos dependentes do desempenho do Madeira SAD. Quanto ao fundo da tabela, a Assomada é a única equipa que já confirmou a descida de divisão e o SIR 1º Maio/ADA CJB, que está em zona proibida, ainda sonha com a manutenção, tal como ND Santa Joana Maia e Academia São Pedro Sul, equipas que subiram esta temporada ao principal escalão e que estão ainda com o futuro por decidir.

António Florido, treinador do Madeira SAD, destaca a importância dos últimos dois jogos da temporada, principalmente o primeiro contra o SIR 1º Maio/ADA CJB, que pode ser decisivo para a equipa insular no que à conquista do título diz respeito, mas também porque o emblema da Marinha Grande tem uma tarefa complicada na luta pela permanência. “Em primeiro lugar gostaria de destacar a capacidade que os emblemas do Campeonato 1ª Divisão Feminina e a Federação de Andebol de Portugal tiveram para conseguir terminar este campeonato, num ano de pandemia. Em relação aos jogos do fim-de-semana, serão ambos muito difíceis, em perspetiva. O primeiro, no sábado contra o SIR 1º Maio/ADA CJB, é um jogo em que ninguém pode perder, nós porque queremos ser campeões e eles porque querem fugir ao lugar que ocupam. É uma equipa que se caracteriza por uma primeira linha muito forte e contam com uma boa pivô, por isso, vamos tentar anular os pontos fortes do adversário e tentar ganhar. No domingo, iremos defrontar uma das equipas que mais dificuldades nos criou em nossa casa, a  Juve Lis, que tanto a defender como a atacar é muito boa e teremos que estar muito concentrados e realizar um jogo sem muitos erros para vencermos” – afirmou.

Quanto à equipa do SIR 1º Maio/ADA CJB, serão os dois jogos mais importantes da época (contra Madeira SAD e CS Madeira) para uma equipa que venceu apenas cinco dos 24 jogos para o Campeonato 1ª Divisão Feminina e que, recentemente, falhou o acesso à Final Four da Taça de Portugal após perder com o SIM Porto Salvo, da II Divisão. André Afra, treinador da formação que ocupa o penúltimo lugar da tabela, afirma que “serão duas finais e tudo vamos fazer para conseguir vencer”.

O SL Benfica e o Alavarium Love Tiles ainda sonham com o título, mas estão ambas dependentes dos resultados do Madeira SAD, pelo que o segundo lugar é o cenário mais importante, caso a equipa madeirense se sagre campeã na penúltima ronda. Benfiquistas e aveirenses dividem os mesmos 66 pontos à entrada para a reta final da prova e Madalena Pereira, atleta de 18 anos do SL Benfica, diz que tudo ainda é possível e perspetiva dois jogos difíceis com ARC Alpendorada e Colégio de Gaia Toyota. “Ainda havendo possibilidades de chegarmos ao título, apesar de estarmos dependentes dos resultados do Madeira SAD e do Alavarium, estamos preparadas para defrontar estas duas últimas batalhas, bastante focadas e a trabalhar arduamente para conseguir os melhores resultados possíveis. Vamos lutar até ao fim porque até ao último segundo tudo é possível. Ambas as equipas são muito ambiciosas e muito persistentes. A equipa do Alpendorada é bastante rápida e apresenta uma defesa pouco comum. Causou dificuldades a todos os oponentes. O Colégio de Gaia é uma equipa muito unida, que se conhece muito bem e que luta há muitos anos pelo título. É um fator que nos pode trazer alguma dificuldade, ainda mais por ser um jogo em casa delas. Temos estudado e trabalhado bem as duas equipas e estamos preparadas física e psicologicamente para estes dois jogos” – afirmou.

O Colégio de Gaia Toyota, que não conseguirá melhor do que o 5º lugar na presente época, quer evitar acrescentar mais derrotas às nove já somadas ao longo da competição e terminar com dois triunfos, tal como afirma a capitã de equipa, Helena Soares. “Queremos terminar esta época da melhor forma possivel, e por isso iremos fazer de tudo para conquistar duas vitórias” – afirmou a pivô gaiense.

O ARC Alpendorada, que para além do duelo com o SL Benfica tem ainda um confronto com o último classificado Assomada, tem o 4º lugar assegurado, já sem hipóteses de entrar no pódio, e quer terminar a boa época que tem vindo a realizar com mais dois resultados positivos. Quem o diz é Alexandre Monteiro, que tem voz ativa na motivação da equipa no encerramento da temporada. “Depois de uma eliminatória para a Taça de Portugal, e apenas com um dia de descanso para uma jornada dupla em Lisboa contra SL Benfica e Assomada, espero dois jogos complicados, não só pela mais valia dos adversários como também pelo cansaço acumulado e o pouco tempo de recuperação das atletas. Seja como for, vamos dar o nosso melhor nos dois duelos com o único objetivo de ganhar. São adversários distintos, com características também diferentes, mas vamos implementar os nossos princípios de jogo e tentaremos condicionar o ataque adversário. O SL Benfica possui boas individualidades capazes de resolver várias situações por si só mas são estes adversários que nos fazem crescer e melhorar todo nosso processo. Quanto à Assomada, é uma equipa mais física e também difícil mas, repetindo o que já em cima referi, queremos ganhar ambos os jogos” – salientou o treinador do ARC Alpendorada.

25ª Jornada
12.06.2021 – 15h00 – SL Benfica x ARC Alpendorada, BTV/andebotlv
12.06.2021 – 15h00 – Academia São Pedro Sul x Assomada
12.06.2021 – 17h00 – SIR 1º Maio/ADA CJB x Madeira SAD, andeboltv
12.06.2021 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x Maiastars
12.06.2021 – 18h00 – ND Santa Joana Maia x Colégio de Gaia Toyota
12.06.2021 – 18h15 – CA Leça x ABC UMinho
12.06.2021 – 19h00 – Juve Lis x CS Madeira

26ª Jornada
13.06.2021 – 18h00 – Assomada x ARC Alpendorada
13.06.2021 – 18h00 – Colégio de Gaia Toyota x SL Benfica, andeboltv
13.06.2021 – 18h00 – SIR 1º Maio/ADA CJB x CS Madeira
13.06.2021 – 18h00 – Juve Lis x Madeira SAD
13.06.2021 – 18h00 – ABC UMinho x Maiastars
13.06.2021 – 18h00 – ND Santa Joana Maia x CA Leça
13.06.2021 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x Academia São Pedro Sul

Patrocinadores Institucionais