Conhecida a convocatória da Seleção Nacional sub-19 Feminina para o Europeu 2021

PUB

José António Silva divulgou a lista de 20 atletas selecionáveis para representar Portugal em Celje, na Eslovénia.

Já é conhecida a lista final das 20 jogadoras da Seleção Nacional convocadas para o Campeonato da Europa sub-19 que decorrerá na cidade de Celje, na Eslovénia, entre 8 e 18 de julho. Antes da grande competição, o grupo liderado por José António Silva cumprirá um estágio de uma semana em Leiria, já a partir do dia 1 do próximo mês e será, posteriormente, reduzido a 16 atletas.

Em jeito de antevisão à participação lusa no Women’S 19 EHF Euro 2021, o Selecionador Nacional garante concentração total das jogadoras e abordou ainda o desempenho de Portugal no Torneio 4 Nações, que aconteceu em Espanha na passada semana e que resultou num 3º lugar para a equipa das Quinas.

“A Seleção Nacional sub-19 Feminina vai entrar na última fase de preparação para o Campeonato da Europa e a convocatória realizada procura ter em conta, não só todo o trabalho efectuado até agora, como também a análise que foi realizada durante e após o Torneio 4 Nações. Atendendo ao pouco tempo de trabalho que tivemos em conjunto – três treinos-, a performance individual e colectiva em competição, foi um indicador importante para as decisões tomadas. De facto, foi possível identificar um conjunto de aspectos, físicos, técnicos e tácticos, em que demonstramos maior dificuldade, pelo que nesta convocatória procuramos reunir atletas com as características que nos permitam atenuar essas questões. Teremos 20 atletas concentradas, sendo que deste conjunto sairão, a não ser que ocorram circunstâncias excepcionais, as 16 que participarão no Europeu” – atirou José António Silva, que revelou ainda o foco do trabalho a ser efetuado antes da partida para a Eslovénia.

“Será muito direcionado para o colectivo, no qual procuraremos acertar alguns dos comportamentos defensivos e ofensivos já trabalhados e também introduzir um ou outro aspecto novo, para que a equipa esteja mais preparada para os diferentes cenários que os jogos possam colocar. Faremos ainda a monitorização das atletas do ponto de vista físico, para que possamos ter dados que permitam uma gestão eficaz da sua participação na competição.” – referiu.

Portugal terá como adversários, no Grupo B do Europeu, a Suécia, a Rússia e a Eslováquia e só os dois primeiros seguirão em frente para o Main Round. O líder da Seleção Nacional sub-19 Feminina de Portugal quis salientar ainda a mentalidade trabalhadora presente nas jogadoras. “Estou muito expectante relativamente à forma como o grupo vai reagir ao trabalho a realizar, já que disso dependerá, em larga medida, a nossa performance no Campeonato da Europa. É importante, no entanto, referir que apesar de termos trabalhado pouco tempo, as atletas demonstraram  enorme vontade e empenhamento, pelo que estou convicto que os treinos que agora vamos realizar serão muito produtivos” – afirmou.

O grupo terá uma semana para dar continuidade à preparação para o Europeu, em Leiria, antes da viagem para a Eslovénia, que deverá acontecer no dia 7 de julho.

Conheça a convocatória da Seleção Nacional sub-19 Feminina (01/07/2021 a 19/07/2021).

Patrocinadores Institucionais