EHF Champions League: Aalborg e Barça chegam à Final

PUB

Formação dinamarquesa deixou para trás o PSG; enquanto o Barça, de Luís Frade venceu a formação do HBC Nantes de Alexandre Cavalcanti.

Aalborg Håndbold fez história como a primeira equipa dinamarquesa de sempre a avançar para a final da EHF Champions League. Num festival de golos, a equipa do treinador Stefan Madsen eliminou o favorito Paris Saint-Germain, por 35:33. Enquanto os estreantes na EHF FINAL4 contornaram um défice de 16:21, logo após o intervalo, numa vitória sensacional, o PSG falhou pela quarta vez a Final, na sua quinta participação, em Colónia. O Barça continuou a sua época perfeita na meia-final contra o HBC Nantes, registando a sua 19ª vitória, no mesmo número de jogos da EHF Champions League.

MEIA-FINAL 1
Paris Saint-Germain HB (FRA) vs Aalborg Håndbold (DEN) 33:35 (15:13)

Aalborg não marcou um único golo nos primeiros nove minutos – e podia estar contente pois o guarda-redes Mikael Aggefors defendeu alguns remates importantes. A oito minutos do intervalo, o PSG estava à frente por 10:6, antes do Aalborg reduzir a diferença para 13:15, ao intervalo, com o jogador sueco Felix Claar em alta, marcando cinco golos, em oito remates, nos primeiros 30 minutos O PSG foi brilhante no período de abertura do segundo tempo, com Nedim Remili (o artilheiro da sua equipa com sete golos) e Elohim Prandi imparáveis no ataque mas o Aalborg nunca desistiu e, a sua mudança de guarda-redes de Aggefors para Simon Gade, de 24 anos, foi crucial. De um défice de 16:21, o Aalborg marcou um parcial de 9:3 para assumir a primeira vantagem por 25:24 , onze minutos antes do sinal sonoro. O resultado foi nivelado várias vezes, mas o PSG nunca recuperou a liderança, e Lukas Sandell marcou o golo da vitória a oito segundos do fim. O Aalborg é o primeiro dinamarquês finalista da EHF Champions League.

MEIA-FINAL 2
Barça (ESP) vs HBC Nantes (FRA) 31:26 (15:13)

O Barça teve um bom início de jogo, liderando 3:0 e 6:3, mas depois Nantes melhorou graças às defesas do guarda-redes Emil Nielsen, que se juntará ao Barça em 2022. No outro extremo, Gonzalo Perez de Vargas estava no mesmo nível que Nielsen, defendendo 38% de todos os tiros na primeira metade. No final da partida, Perez tinha defendido 16 remates e Nielsen 14. O quinto golo do Barça, marcado por Aleix Gómez, foi o 500º golo do Barça esta época. Nenhuma outra equipa marcou tantos golos numa época. Para além das defesas de Nielsen, os jovens jogadores de linha Dragan Pechmalbec e Théo Monar foram o património do Nantes. Após o intervalo, o Barça perdeu um número invulgarmente elevado de oportunidades de marcar, com apenas dois golos nos primeiros 12 minutos – na sua maioria contra Nielsen. Valero Rivera, o artilheiro com seis golos, conseguiu nivelar o resultado pela primeira e única vez às 17:17, contudo, quando o Barça puxou para a frente do 20:18 ao 27:21 foi apenas um salto. A final de domingo contra o Aalborg será a 13ª final da EHF Champions League para os vencedores recordistas. O Barça ganhou oito vezes – incluindo duas em Colónia em 2011 e 2015 – e perdeu quatro vezes, incluindo a última edição em Dezembro de 2020 contra o Kiel.

Patrocinadores Institucionais