LIDL Final Four Taça de Portugal: Águas Santas Milaneza ambiciona segunda conquista

PUB

Formação maiata é uma das quatro equipas que vai estar presente na LIDL Final Four Taça de Portugal, a disputar nos próximos dias 5 e 6 de junho, em Pinhel.

A equipa da Maia, depois de eliminar três equipas que disputam o Campeonato Placard Andebol 1 – Vitória FC / Restaurante O Novo 10, Madeira SAD e CF Os Belenenses – entra na competição sem a condição de favorito mas procura, pela segunda vez na sua história, levantar a Taça. A primeira conquista do Águas Santas Milaneza foi na época de 2001/2002. Nessa edição, a equipa da Maia venceu na meia-final o Madeira SAD por 24-22 – ao intervalo já vencia por 13-10 – garantindo assim a presença na final, onde viu pela frente a equipa do ABC UMinho. Os maiatos saíram vencedores por 6 bolas de diferença, 21-27. Paulo Carneiro, com 7 golos, foi o melhor marcador da sua equipa e ajudou a equipa da Maia a erguer, pela primeira vez na sua história, a Taça de Portugal.

Conquista da 1ª Taça de Portugal da História do Águas Santas Milaneza – 2001/2002 (Arquivo Águas Santas)

Confira, aqui, a equipa que disputou a final e ergueu a primeira Taça de Portugal do clube:

Guarda-Redes
Luís Carvalho
Sérgio Morgado
Centrais
Luís Baldaia – 6 golos
Pontas
João Nuno – 1 golo
Rui Almeida
Paulo Carneiro – 7 golos
Pedro Solha – 3 golos
Pivôs
Marco Cunha – 2 golos
Ricardo Tavares – 1 golo
Laterais
Juan Couto – 1 golo
Stanislav Demovic – 2 golos
Jorge Carvalho
Vladimir Cveticanin – 4 golos
Treinador
José António Silva

Última Final da Taça de Portugal do Águas Santas Milaneza – 2018/2019

Depois dessa conquista, os maiatos também estiveram presentes na Final Four de 2002/2003, onde acabaram por ser eliminados na meia-final pela equipa do Sporting CP – que acabaria por vencer o troféu, e em 2012/2013, onde, curiosamente, viram pela frente os mesmos três adversários que defrontam na próxima edição – FC Porto, SL Benfica e Sporting CP – e perderam na meia final frente ao FC Porto. Em 2018/2019, repetiram a presença mas desta vez alcançaram a final deixando pelo caminho a equipa do Madeira SAD (24-22) para encontrar o FC Porto na final, contra quem saíram derrotados pela margem mínima, 30-31. Apesar do historial frente ao FC Porto – primeiro adversário do Águas Santas Milaneza nesta Final Four – a equipa da Maia quer voltar a conquistar a Taça e acrescentar esse título ao palmarés do clube.

Marco Sousa, técnico que assumiu o comando da equipa do Águas Santas Milaneza durante a presente temporada, reconhece que a sua equipa poderá ser a que terá maior dificuldade devido ao calendário de jogos: “A verdade é que nós somos a equipa que menos está preparada e habituada a fazer dois jogos num período tão curto de tempo, caso consigamos ganhar na meia final. Nesse sentido a preparação tem sido feita de forma a que tenhamos o maior número de jogadores preparados para poder entrar e ajudar em qualquer altura do jogo”. Sabendo que enfrentarão na meia final o FC Porto, bicampeão nacional, o treinador maiato não associa ao jogo uma pressão extra mas encara-o como um factor motivacional: “a pressão que sentimos seria a mesma se nos tivesse saído algum dos outros dois semi-finalistas, sabemos da qualidade do FC Porto, internamente não perdeu nenhum jogo, tem feito excelentes campanhas nas competições europeias, mas preferimos encarar tudo isso como mais um fator de motivação e não de pressão extra, os jogadores pressionados normalmente não têm um rendimento de alto nível. O Águas Santas tem também bastante qualidade no plantel e pode num dia muito bom bater o pé ao FC Porto e é isso que vamos tentar fazer.” – rematou. Sendo o Águas Santas Milaneza o clube com menos, apenas uma, Taças de Portugal conquistadas neste lote de 4 semi-finalistas, o seu técnico confessa o significado especial que tem para o clube disputar a LIDL Final Four: “Para o Águas Santas disputar a Taça de Portugal e, neste caso concreto a Final Four, tem sempre um significado muito especial, o clube tem sempre como objetivo no início da época a presença nesta fase da prova, e depois tentar conquistá-la.” O treinador acrescentou ainda que o grupo está motivado e quer vencer a prova: “a grande motivação do grupo é mesmo poder ganhar um título para o clube e também para o seu currículo pessoal. Muitos destes jogadores estiveram na final da última taça que se disputou e estiveram muito perto de a conquistar, ter a possibilidade de poder voltar lá e conseguir um desfecho final diferente, por si só já dá uma motivação extra.” – concluiu.

Patrocinadores Institucionais