LIDL Final Four Taça de Portugal: FC Porto persegue a dobradinha

PUB

Dragões têm presença marcada na fase decisiva da Prova Rainha, que será disputada em Pinhel, nos próximos dias 5 e 6 de junho.

Emblema azul e branco irá enfrentar os maiatos, do Águas Santas Milaneza, na segunda meia-final da LIDL Final Four da Taça de Portugal, após ter derrotado o Boa Hora FC Inetum, a Artística de Avanca Bioria e ainda o ABC UMinho. Os três encontros, que marcaram o percurso do FC Porto, na Taça de Portugal, até à ronda final, foram disputados contra equipas que figuram no Campeonato Placard Andebol 1. A formação de Magnus Andersson tem então encontro marcado, com o Águas Santas Milaneza, equipa que já levou de vencida por duas vezes esta época, contribuindo para o registo invicto do atual Campeão Nacional, nas provas internas. Por sua vez, se passar as meias-finais, a turma azul e branca tem pela frente um dos adversários mais exigentes – seja ele Sporting CP ou SL Benfica.

Foi na época de 1975/1976, que o FC Porto venceu pela primeira vez a Taça de Portugal, quebrando um jejum de quatro anos, desde a primeira disputa da prova. Os azuis e brancos voltaram a ser felizes na época seguinte, ao serem Bicampeões da Taça de Portugal, mas acabaram por ter largos períodos de tempo sem conquistar o troféu.

Conquista da Taça de Portugal FC Porto (aqui visto a festejar com a camisola do adversário da final Sporting CP) – 1978/1979 (ASF/PRESS PHOTO AGENCY)

O FC Porto conta no seu palmarés com oito Taças de Portugal, a última das quais conquistada em Sines. Em 2018/2019, os Dragões disputaram a meia-final da prova contra o Póvoa AC Bodegão CCR, equipa que então figurava no Campeonato 2ª Divisão Masculina, vencendo por 30-23. Na final, encontrou o Águas Santas Milaneza, num encontro bastante disputado em que Fábio Magalhães foi a figura do jogo, com um golo ao cair do pano, fechando o resultado em 31-30, dando a tão perseguida dobradinha aos azuis e brancos.

Conquista da 8ª Taça de Portugal da História do FC Porto – 2018/2019

Confira, aqui, a lista de jogadores do FC Porto que disputaram a última conquista do clube azul e branco.

Guarda-Redes
Alfredo Quintana
Thomas Bauer
Centrais
Miguel Martins – 7 golos
Rui Silva
Laterais
André Gomes – 4 golos
Yoan Blanco
Djibril Mbengue
Angel Zulueta – 3 golos
Fábio Magalhães – 2 golos
Pontas
Diogo Branquinho – 5 golos
António Areia – 5 golos
Miguel Alves
Leonel Fernandes
Pivôs
Daymaro Salina – 3 golos
Alexis Borges – 1 golo
Victor Iturriza – 1 golo
Treinador
Magnus Andersson

Os Dragões são os últimos detentores da Taça de Portugal, na época em que conquistaram a dobradinha, a turma orientada por Magnus Andersson irá perseguir, nesta LIDL Final Four, o mesmo objetivo que tinha em 2018/2019, e acrescentar o nono troféu ao palmarés do FC Porto. O técnico azul e branco, que assumiu o FC Porto há três épocas, refere que os azuis e brancos estão habituados a realizar dois jogos por semana, devido à sua participação na EHF Champions League, por isso a preparação para a LIDL Final Four será feita da mesma forma. Magnus Andersson destaca, ainda, a ambição dos dragões para a conquista da Taça “São quatro boas equipas, mas se jogarmos bem, há naturalmente a possibilidade de o fazermos, novamente, este ano.” e refere que os jogos frente à formação do Águas Santas Milaneza são sempre “difíceis”.

Patrocinadores Institucionais