Madeira SAD conquista a Taça de Portugal 2020/2021

PUB

Formação madeirense sai vitoriosa na final, frente ao ARC Alpendorada, por 24:26.

7 Inicial ARC Alpendorada: Mariana Costa, Ângela Pessoa, Margarida Morais, Rita Guimarães, Sara Brás, Leonor Gonçalves e Ana Silva
7 Inicial Madeira SAD: Nádia Nunes, Mariana Azevedo, Neide Duarte, Odete Tavares, Luana Jesus, Petra Dicak e Greyce Santos

O Pavilhão dos Desportos de Vila Real recebeu a final entre ARC Alpendorada e Madeira SAD, num início de encontro bastante ansioso por parte das duas equipas, com o primeiro golo a surgir na partida pela mão de Greyce Santos, perto dos três minutos do encontro. Sara Brás, da formação de Alpendorada conseguiu voltar a empatar a partida mas, com um parcial de 3:0, à passagem dos oito minutos, o Madeira SAD passou definitivamente para o comando (1:5). Minutos mais tarde, e ainda com as insulares na liderança, Alexandre Monteiro, levou o seu primeiro time-out à mesa para tentar algum acerto ofensivo na partida, já que o marcador se encontrava a 3:7. Na retoma, o Alpendorada mostrou sinais de recuperação anímica e, conseguiu aproximar o resultado, ficando com apenas dois golos de diferença, com uma grande prestação defensiva, mantendo-se perto até aos 22 minutos. Por esta altura, as insulares conseguem passar para quatro golos de vantagem, conseguindo solucionar no ataque o sistema defensivo 3×3 do Alpendorada. Com dois minutos a faltar para o intervalo, António Florido, técnico do Madeira SAD, levou o seu primeiro cartão verde à mesa e acabou por sair para o descanso a vencer por 13-16.

Foi uma entrada fulgorante no segundo tempo, com a formação madeirense a conquistar mais dois golos de vantagem, no entanto, o Alpendorada soube responder, com um parcial de 3:0 e voltou a aproximar o resultado, com a possibilidade de reduzir para a margém mínima, perto dos 40 minutos, mas Leonor Gonçalves acabou por falhar um remate isolado. Em resposta, as madeirenses voltaram a passar para três golos de vantagem, o que levou Alexandre Monteiro a colocar o seu primeiro time-out, nesta segunda parte. No entanto, o rumo do encontro manteve-se intacto e o Madeira SAD conseguiu manter a distância, ampliada para quatro golos (19:23). António Florido levou o seu cartão verde à mesa, perto dos 50 minutos do encontro e, em resposta foi mesmo o Alpendorada quem conseguiu aproximar o resultado, reduzindo para a margem mínima (23:24) à passagem dos 24 minutos do encontro. O técnico da formação marcoense coloca time-out quando faltava apenas 1:30 minutos para o final do encontro, jogados com grande intensidade, que culmiram com a vitória do Madeira SAD por 24:26.

O Madeira SAD conquista assim a 19ª Taça de Portugal da sua história, recebida pela mão de Augusto Silva, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e José Maria Magalhães, Vereador da Câmara Municipal de Vila Real.

Consulte aqui a estatística do encontro.

Final Four da Taça de Portugal
19.06.2021 – 14h30 – Madeira SAD : Alavarium Love Tiles, 32:27 (19:11)
19.06.2021 – 17h00 – ARC Alpendorada : SIM Porto Salvo, 25:23 (11:13)
20.06.2021 – 17h30 – ARC Alpendorada : Madeira SAD, 24:26 (13:16)

Patrocinadores Institucionais