Taça de Portugal: Conhecidas as equipas apuradas para a Final Four

PUB

SIM Porto Salvo, Madeira SAD, ARC Alpendorada e Alavarium Love Tiles são os quatro emblemas que compõe a fase decisiva da competição, que irá acontecer em Vila Real.

O SIM Porto Salvo foi a primeira equipa a carimbar presença na Final Four da edição 2020/2021 da Taça de Portugal, após derrotar o SIR 1º Maio/ADA CJB, da 1ª Divisão, por 29-26. Foi a equipa visitante a começar melhor, com um parcial de 0-3 dentro dos primeiros cinco minutos e o golo inaugural da equipa de Porto Salvo aconteceu apenas aos seis minutos, quando Maria Unjanque reduziu o marcador para 1-3. A jogadora da equipa que milita no segundo escalão foi um dos principais destaques do primeiro tempo, a par de Joana Pires, que apontou o 4-4 perto dos 11 minutos, na primeira vez que a equipa comandada por Paulo Santos igualou o resultado. Dois minutos depois a guarda-redes do SIR 1º Maio/ADA CJB, Agatha Silva, negou o 5-4 à equipa adversária, ao protagonizar a terceira intervenção na partida, mas esse golo da reviravolta acabaria por chegar pouco tempo depois, pelas mãos da inevitável Maria Unjanque. A formação da Marinha Grande passava dificuldades e a ineficácia no ataque começava a pesar para a formação visitante, que aos 20 minutos perdia já por três golos de diferença (9-6), o que levou André Afra a pedir o primeiro time-out do jogo. Após a paragem, Maria Inês Pereira disse presente na baliza do SIM Porto Salvo e, na sequência, Joana Pires assinou o 10-6, de livre de 7 metros, e concretizava a maior vantagem registada em toda a partida até então, de quatro golos, que acabaria por ser dilatada até o intervalo. No final dos primeiros 30 minutos, o SIM Porto Salvo vencia por 17-11, com Maria Unjanque e Joana Pires a contabilizarem em conjunto 12 dois 17 golos da sua equipa.

No reatar da partida a reação do SIR 1º Maio/ADA CJB não era suficiente para que o SIM Porto Salvo tivesse a liderança em causa e, em sentido inverso e com um aproveitamento eficaz de alguns erros técnicos, a vantagem era de oito golos aos 40 minutos (22-14). No entanto, os dez minutos que se seguiram foram totalmente dominados pela equipa do principal escalão, que conseguiu recuperar até chegar ao 23-19 e deixava a incerteza no ar quanto ao vencedor da partida. Apesar do esforço, foi o SIM Porto Salvo que festejou no final dos 60 minutos a vitória que deu a passagem à Final Four da Taça de Portugal. Maria Unjanque, com 10 golos, e Joana Pires, com 11, foram as figuras da partida.

A formação de Lisboa é a única equipa do escalão inferior que vai estar na Final Four da prova, uma vez que a AD Sanjoanense Rokefil foi eliminada pelo Madeira SAD, em casa. A formação insular partia como natural favorita à vitória e entrou praticamente a vencer, ao concretizar um rápido parcial de 0-2 mas, no entanto, a resposta da formação de São João da Madeira foi eficaz e o empate a dois golos surgiu ainda antes dos quatro minutos de jogo. Nos minutos seguintes repetiu-se a história, com novo parcial de 0-2 do Madeira SAD a aparecer e a ser anulado devido a uma resposta idêntica, estando o marcador empatado (4-4) perto dos 10 minutos. O jogo seguiu equilibrado e com diferenças mínimas pertencentes à equipa madeirense, até aparecer a investida mais contundente da partida, com as atletas visitantes a concretizarem quatro golos sem resposta, quebrando o empate a oito golos e fixando o marcador em 8-12, perto dos cinco minutos finais da primeira parte. Ao intervalo o Madeira SAD vencia pela maior margem registada em toda a primeira parte, de cinco golos, com o placard a marcar 11-16 no final dos primeiros 30 minutos. No segundo tempo a superioridade esteve sempre do lado insular, que aos 54 minutos atingiu 10 golos à maior, através do golo da pivô Sofia Ferreira. O Madeira SAD confirmou a passagem à Final Four da Taça de Portugal com uma vitória por 18-30, num jogo em que Maria Leite (ADS) e Maria Duarte (MAD) apontaram seis golos cada.

Naquele que foi o jogo mais equilibrado e emotivo dos 1/4 de Final, o Alavarium Love Tiles confirmou a presença na Final Four depois de vencer o ABC UMinho, mas precisou do prolongamento para o conseguir. Foi um início de jogo equilibrado e a primeira vantagem de dois golos pertenceu ao Alavarium Love Tiles e apareceu quando Diana Oliveira fez o 4-2, aos sete minutos. O ABC UMinho foi conseguindo resistir às investidas do adversário e o empate acaba sempre por aparecer, o que deu motivação extra para que a reviravolta fosse possível. Com um parcial de 0-3, as comandadas de Fernando Fernandes agarraram a liderança do marcador (11-13), perto do intervalo, e levaram mesmo uma vantagem de três golos para o descanso (12-15), após um final de primeira parte bem conseguido. A equipa de Aveiro entrou na segunda parte com os objetivos bem definidos e rapidamente alcançou o empate a 16 golos e, a partir daí, o equilíbrio esteve bem presente, com o ABC UMinho a resistir com personalidade aos argumentos do Alavarium Love Tiles, até que o apito final surgiu e o resultado estava empatado a 28 golos. Foi necessário um prolongamento, composto por duas partes de cinco minutos e, nesse período, a experiência do Alavarium Love Tiles falou mais alto, tendo a equipa de Carlos Neiva apontado oito golos e sofrido apenas dois, no combinar das duas partes, fixando o resultado final em 36-30 e festejando a passagem à próxima etapa da Taça de Portugal. Carolina Monteiro, com uns expressivos 12 golos, fez a diferença para a formação aveirense.

O ARC Alpendorada derrotou o ND Santa Joana Maia, fora de porta, e também garantiu um lugar na próxima fase da competição, a acontecer em Vila Real. Depois de algum equilíbrio nos momentos iniciais da partida, a equipa visitante descolou do marcador e chegou ao 3-6, pouco depois dos primeiros 10 minutos. A equipa comandada por Alexandre Monteiro conseguiu segurar a diferença, que foi aumentada para quatro golos à entrada para os últimos 10 minutos da primeira parte (6-10), mas a partir desse momento apareceu uma reação contundente por parte da formação do ND Santa Joana Maia, que encurtou distâncias até à margem mínima, chegando ao 11-12, resultado que se verificou ao intervalo, e que dava motivação para a equipa da casa na luta por um lugar na Final Four. Mas no reatar do encontro, o ARC Alpendorada mostrou o quanto queria seguir em frente na competição, tendo alcançado, nos 11 minutos após o apito para o recomeço, sete golos à maior (13-20). A partir desse momento, o jogo foi controlado pela formação de Alpendorada, que acabou por carimbar o triunfo por 21-27, com destaque para a melhor marcadora do encontro, Constança Sequeira, que apontou oito dos 21 golos do ND Santa Joana Maia.

1/4 de Final
10.06.2021 – 16h00 – SIM Porto Salvo x SIR 1º de Maio/ADA CJB, 29:26 (17:11)
10.06.2021 – 17h00 – AD Sanjoanense Rokefil x Madeira SAD18:30 (11:16)
10.06.2021 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x ABC UMinho, 36:30 (12:15) após prolongamento.
10.06.2021 – 18h00 – ND Santa Joana Maia x ARC Alpendorada, 21:27 (11:12)

Patrocinadores Institucionais