Taça de Portugal: Todos os jogos dos 1/4 de Final para ver na andeboltv

PUB

Seis equipas da 1ª Divisão e duas do segundo escalão lutam pelas quatro vagas disponíveis na Final Four da prova.

A derradeira fase da Taça de Portugal Feminina antes da Final Four está apenas a um dia de acontecer e há oito equipas a partilhar o mesmo objetivo, das quais seis figuram no Campeonato 1ª Divisão (SIR 1º de Maio/ADA CJB, Madeira SAD, Alavarium Love Tiles, ABC UMinho, ND Santa Joana Maia e ARC Alpendorada) e as restantes duas atuam no segundo escalão do andebol português: SIM Porto Salvo e AD Sanjoanense Rokefil.

Um dos jogos que merece especial destaque é o confronto entre SIM Porto Salvo, equipa do segundo escalão que está apurada para a fase intermédia em 1º lugar da Zona 6 e que ambiciona a subida de divisão, e SIR 1º de Maio/ADA CJB, atual penúltimo classificado do Campeonato 1ª Divisão Feminina, e que irá lutar pela permanência nas duas últimas jornadas da prova. A formação de Lisboa deixou pelo caminho, ARE Porto Alto, CS Juventude Mar e o atual detentor do troféu, Colégio de Gaia Toyota por uma margem assinalável de 32-24, e chega a esta fase da competição motivada em alcançar a Final Four, frente a um conjunto que atravessa um período menos positivo e que tem a manutenção em risco. O plantel da equipa lisboeta distingue-se pela juventude e baixa média de idades (20 anos), e é constituído por nove jogadoras seniores e 14 juniores, sendo que a atleta mais velha tem apenas 24 anos. Cerca de 95% das jogadoras do plantel sénior, são produto da formação do clube e Paulo Santos, treinador do SIM Porto Salvo, diz que o clube quer seguir em frente e continuar a fazer história.

“Como diz o ditado, ‘grão a grão a galinha vai enchendo o papo’, no entanto, nós somos Castores. Com o maior respeito pelo nosso adversário, vamos entrar neste jogo com uma vontade enorme de continuar a fazer história e a dizer que na II Divisão se trabalha bem. Aliás, acredito perfeitamente que num campeonato com 20 clubes das zona Norte e Sul, iriamos dar muita luta aos nossos adversários. Esperamos que o jogo seja emotivo, leal e que com muito esforço a vitória nos encontre e na Final Four possamos representar o Sul, Lisboa e o nosso concelho, da melhor maneira possível” – afirmou o técnico de 59 anos.

Do outro lado, o SIR 1º Maio/ADA CJB deixou pelo caminho o Cister SA, e o Maiastars, antes do próximo desafio contra o SIM Porto Salvo. Apesar da posição complicada no Campeonato 1ª Divisão Feminina, a equipa da Marinha Grande quebrou recentemente uma série de 11 jogos seguidos sem vencer (nove derrotas e dois empates) e leva já duas vitórias consecutivas, alcançadas nas duas últimas rondas. Uma presença na Final Four da Taça de Portugal antes da última jornada dupla da época, que pode ditar a manutenção, seria o fecho de temporada ideal para a estrutura do SIR 1º Maio/ADA CJB mas, segundo o treinador André Afra, é necessário encarar o próximo adversário com seriedade.

“Esperamos um jogo muito difícil, contra uma equipa composta por jogadoras de grande qualidade. Prova disso mesmo, é o facto de ter eliminado um emblema histórico do andebol português, como o Colégio de Gaia Toyota. Tudo vamos fazer para ultrapassar este desafio e marcar presença na próxima fase da Taça de Portugal” – afirmou.

Outro dos encontros que merece especial atenção é o Alavarium Love Tiles – ABC UMinho, que tem início às 18h00 desta quinta-feira. As duas formações ocupam posições bastantes distintas no Campeonato mas lutam com a mesma ambição por um objetivo comum, tal como referem os dois treinadores. O Alavarium Love Tiles ainda sonha, em paralelo, com a conquista do título de campeão, ainda que esteja dependente dos resultados dos adversários diretos, enquanto que a equipa bracarense vai disputar um lugar perto dos cinco primeiros até ao fim da temporada. No que à Taça de Portugal diz respeito, o Alavarium Love Tiles chega a esta fase após ter deixado pelo caminho NAAL Passos Manuel e SL Benfica, equipa que luta também pelo título da 1ª Divisão; enquanto que o ABC UMinho teve um percurso teoricamente mais tranquilo, ao derrotar duas equipas do escalão inferior: CD Mafra e AC Vermoim Ondarev. Os dois jogos realizados entre os dois emblemas na edição 2020/2021 do Campeonato 1º Divisão Feminina, foram vencidos pelo Alavarium Love Tiles.

Carlos Neiva, treinador do clube de Aveiro, espera uma partida com características diferentes e reforça que em cima da mesa está um dos objetivos principais que o clube estabeleceu no início da temporada. “Será um jogo com características diferentes do Campeonato 1ª Divisão, pelo facto de ser a eliminar e teremos que fazer um jogo muito consistente tanto a nível ofensivo, com poucas falhas técnicas e elevada finalização, tal como defensivamente, com o foco em parar o jogo coletivo e muito organizado da equipa do ABC UMinho. É uma equipa que coloca muita intensidade no jogo e varia muito nas várias fases de ataque, o que requer muita atenção pela nossa parte. Está em disputa um dos objetivos da época, que é ir à Final Four da Taça de Portugal e teremos que estar à altura, procurando superação física e mental, depois de uma época longa e em que foi jogada praticamente nestes meses finais” – referiu.

Quanto ao ABC UMinho, Fernando Fernandes salientou a vontade do clube em chegar pela primeira vez à Final Four da Taça de Portugal mas avisa que este será um desafio extremamente complicado a todos os níveis. “O jogo da Taça de Portugal é especial, pelo simples facto de estarmos a um pequeno passo de alcançar a Final Four, de forma inédita, o que seria um excelente prémio para o trabalho desenvolvido ao longo desta época. Será também um jogo especial devido às nossas condições atuais, em que as atletas estão completamente esgotadas, quer fisicamente quer mentalmente, mas há sempre motivação para um jogo destes e vamos sempre buscar forças que não temos. O que eu espero das minhas jogadoras é que consigam fazer um jogo extremamente concentrado, focadas na estratégia que temos vindo a desenvolver durante esta semana e, dessa forma, estou convencido de que teremos algumas hipóteses de fazer a festa da Taça. Por outro lado, sabemos que iremos encontrar uma boa equipa, recheada de individualidades que, a qualquer momento, podem decidir o jogo. O Alavarium Love Tiles irá apresentar, certamente, uma defesa muito forte, como é característico, vão-nos causar alguns problemas mas temos a estratégia bem definida para poder superar esse bloco defensivo duro e agressivo do adversário e podermos vencer. Acima de tudo, que seja um bom espetáculo de andebol, porque quando as equipas querem, conseguem, de forma muito interessante, fazer do andebol feminino um chamariz” – atirou o treinador minhoto.

Os quatro jogos referentes aos 1/4 de Final da Taça de Portugal irão decorrer esta quinta-feira e todos eles terão transmissão em direto na andeboltv.

1/4 de Final
10.06.2021 – 16h00 – SIM Porto Salvo x SIR 1º de Maio/ADA CJB, andeboltv
10.06.2021 – 17h00 – AD Sanjoanense Rokefil x Madeira SAD, andeboltv
10.06.2021 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x ABC UMinho, andeboltv
10.06.2021 – 18h00 – ND Santa Joana Maia x ARC Alpendorada, andeboltv

Patrocinadores Institucionais