Women’s EHF Euro 2022: Joana Resende com ambição máxima no regresso após lesão

PUB

Lateral de 20 anos volta a fazer parte da convocatória da Seleção Nacional após dois meses de paragem devido a uma rotura dos ligamentos do tornozelo.

Portugal está de novo na rota de uma grande competição e o objetivo imediato passa por ultrapassar as seleções de Kosovo, Chipre e Luxemburgo na Pré-Qualificação do Women’s EHF Euro 2022 e continuar a lutar por uma vaga na grande competição. Com a chegada do novo treinador, um novo ciclo começou mas, como José António Silva já o referiu, há métodos e processos que transitam do trabalho feito anteriormente, bem como as escolhas das atletas. Uma das principais novidades na primeira convocatória do professor de 56 anos enquanto Selecionador Nacional, o destaque maior recai em Joana Resende, que não pôde dar o seu contributo no último Play-Off de acesso ao Mundial devido a lesão. Agora, a lateral de 20 anos confirmou a total recuperação e a motivação com que encara o regresso às opções de Portugal.

“Estar presente num estágio da Seleção Nacional é sempre um sentimento inexplicável. Mas após uma lesão a sensação é ainda maior. Sinto-me muito feliz, orgulhosa por voltar a vestir as cores do nosso país e voltar a partilhar o campo com esta família mas, acima de tudo, muito ambiciosa e confiante” – começou por dizer Joana Resende, que esteve cerca de dois meses afastada da competição devido a uma lesão grave e que necessitou, inclusive, de intervenção cirúrgica.

No passado dia 11 de março, a lateral foi operada a uma rotura dos ligamentos no tornozelo, o que, naturalmente, levou a uma paragem e a um processo meticuloso de recuperação, que está em fase de conclusão. “Estes dois últimos meses de recuperação permitiram-me estar a um bom nível fisicamente, e a tempo deste estágio. Após todo o trabalho, esforço e dedicação durante a recuperação posso dizer que me sinto muito confiante pela condição do meu pé e pelo meu estado físico” – referiu.

Em antevisão aos três desafios que Portugal vai enfrentar, diante de Kosovo, Chipre e Luxemburgo, a jogadora que se transferiu esta temporada para a 1ª Divisão francesa, para representar o Paris 92, revela concentração máxima e determinação. “Considero-me uma atleta muito ambiciosa, com bastantes sonhos e objetivos. E neste momento estou totalmente focada e confiante que esta primeira fase de qualificação tem tudo para correr a nosso favor. Com muito trabalho, com a garra que tanto nos caracteriza e com os olhos postos no nosso objetivo tenho a certeza que podemos terminar este estágio muito felizes” – afirmou.

Apenas o primeiro lugar do Grupo A interessa para que Portugal possa seguir em frente na caminhada com vista ao Women’s EHF Euro 2022 e, segundo Joana Resende, a pressão e a responsabilidade são convertidas em motivação. “A pressão e a responsabilidade acrescida que temos é saudável e só nos faz ter cada vez mais ambições e vontade de ganhar! E ganhar é de facto o nosso objetivo. Vamos encarar cada jogo como uma final, a começar já na quinta-feira” – afirmou.

Portugal viaja esta quarta-feira para Pristina e a comitiva será reduzida a 16 atletas, que seguirão viagem rumo à capital do Kosovo, para os três desafios agendados. Até ao momento todas as atletas estão em boas condições físicas à exceção de Érica Tavares, que sofreu uma lesão no joelho e será uma das jogadoras que não dará o seu contributo.

Calendário – Pré-Qualificação EHF Euro 2022

03.06.2021 – 16h00 – Portugal : Luxemburgo, Canal 11
04.06.2021 – 16h00 – Chipre: Portugal, Canal 11
05.06.2021 – 18h30 – Portugal : Kosovo, Canal 11

Patrocinadores Institucionais