Women’s EHF Euro 2022: Portugal garante qualificação de Grupo para o Campeonato da Europa

PUB

A seleção das quinas confirmou o favoritismo e estará no torneio de qualificação para o próximo Campeonato Europeu, depois de bater o Kosovo por 30-16.

7 inicial: Jéssica Ferreira, Carolina Monteiro, Maria Pereira, Joana Resende, Mariana Lopes, Beatriz Sousa, Bebiana Sabino

Portugal encontra-se em Prishtina para defrontar as anfitriãs do Torneio, no último de três jogos da fase de pré-qualificação para o EHF Euro 2022. A seleção das quinas não teve uma boa entrada e o Kosovo concretizou dois golos sem resposta, mas rapidamente as portuguesas recuperaram e chegaram à liderança no marcador , 4-3, com um golo de Joana Resende, ainda nos primeiros 10 minutos jogados. O selecionador kosovar parou o jogo quando Portugal alcançou duas bolas de vantagem mas nem isso fez com que as portuguesas abrandassem e voltaram a alargar a vantagem, 6-3 e 7-4. O jogo continuou favorável à seleção portuguesa e, com uma boa exibição de Jéssica Ferreira, as comandadas de José António Silva saíram para o intervalo com uma vantagem de 5 golos, 12-7. Na segunda parte a seleção das quinas confirmou o favoritismo que lhe era atribuído à entrada da competição e passados 15 minutos da segunda parte já venciam por 12 bolas, 23-11. Com uma exibição muito consistente de Jéssica Ferreira, as portuguesas foram cavalgando no resultado e chegaram à marca dos 30 golos em cima do apito final conquistando a passagem à próxima fase de qualificação para o Euro 2022. A melhor marcadora da partida foi Beatriz Sousa com 5 golos, seguida de Carolina Monteiro e Maria Pereira com 4 golos cada. Destaque também para a guardiã Jéssica Ferreira que contabilizou 17 defesas.

José António Silva revelou que esta vitória de Portugal tem uma importância acrescida, tendo em conta o futuro da Seleção Nacional. “Mais uma vez alcançámos uma boa e clara vitória, que não deixa grande margem para dúvidas, apesar de as atletas terem começado um pouco nervosas, estávamos todos algo tensos, porque sabíamos da importância que o jogo tinha para o nosso futuro, para estarmos mais próximos dos melhores e, por isso, notou-se algum nervosismo e ansiedade acrescidos. Depois de estabilizar realizámos um bom jogo do ponto de vista defensivo, e mesmo ofensivo. Conquistámos três vitórias e um apuramento importante para o futuro da equipa, como já referi, porque vai permitir-nos estar junto das melhores equipas e é esse o nosso objetivo, para já estar junto delas e, depois, tentar ultrapassá-las, evidentemente. É certo que para que isso aconteça, vamos ter que trabalhar muito porque os adversários vã ter uma qualidade superior e nós teremos que resolver alguns problemas que temos nesta fase, no nosso jogo” – afirmou o Selecionador Nacional, deixando ainda uma palavra de agradecimento às pessoas que têm trabalhado ao seu lado para que os objetivos sejam cumpridos com mais facilidade.

“Gostaria de agradecer a todos os que colaboraram, e foram muitos, às pessoas que estiveram aqui, às jogadoras e às quatro que não viajaram connosco e que também deram o seu contributo e às muitas pessoas que ficaram em Portugal a trabalhar para esta equipa, na preparação dos jogos, na elaboração de relatórios acerca do adversário, algumas nem sequer envolvidas diretamente com a Federação de Andebol de Portugal. Estou satisfeitíssimo e valorizo a fantástica colaboração que essas pessoas tiveram comigo” – afirmou.

Portugal vai agora defrontar Espanha, Hungria e Eslováquia, no Grupo 5 do EHF Euro 2022 Qualifiers, e José António Silva antevê jogos com um grau de dificuldade mais elevado mas com a mesma motivação da equipa portuguesa. “Teremos pela frente adversários poderosíssimos, desde logo a vice-campeã mundial, Espanha, também a Hungria, um equipa conceituadíssima e a Eslováquia, que nós tivemos oportunidade de observar na preparação para esta Pré-Qualificação, porque jogou com Kosovo. Esperam-nos jogos diferentes destes, muito mais duros e exigentes do ponto de vista físico, fundamentalmente, e todos nós – a começar pelas jogadoras – têm que ter consciência de que temos muito que investir nesse aspeto para nos podermos bater com estas equipas, tentando, numa primeira fase encurtar as distâncias e, depois, procurar superá-las. Este tem que ser o nosso foco neste momento, investir muito na vertente física para alcançámos o próximo nível” – referiu.

Calendário – Pré-Qualificação EHF Euro 2022
03.06.2021 – 16h00 – Portugal : Luxemburgo, 38:14 (18:10)
04.06.2021 – 16h00 – Chipre: Portugal, 17:32 (8:19)
05.06.2021 – 18h30 – Portugal : Kosovo, 30:17 (12:7)

Patrocinadores Institucionais