Women’s EHF Euro 2022: Portugal soma e segue no Grupo A

PUB

Formação lusa voltou a vencer, frente ao Chipre, na 2ª Jornada, do Grupo A, de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2022 e é cada vez mais líder.

7 Inicial: Jéssica Ferreira, Carolina Monteiro, Mónica Soares, Mariana Lopes, Soraia Fernandes, Maria Pereira, Beatriz Sousa

A Seleção A Feminina voltou a entrar em campo, no Pallati i Rinise dhe Sportit, no Kosovo, para enfrentar o Chipre, após ter vencido, ontem, a formação do Luxemburgo. Beatriz Sousa inaugurou o marcador, frente à turma cipriota e, a partida seguiu equilibrada até à igualdade a 4 golos, altura em que as lusas dispararam no comando do marcador, ampliando a vantagem para 4:9. A formação de José António Silva manteve-se bastante assertiva no ataque, com Jéssica Ferreira e Andreia Costa muito seguras na baliza e, conseguiu sair para o descanso a vencer por 8:19. No segundo tempo, Portugal manteve-se no comando do encontro, com o selecionador nacional a aproveitar para rodar bastante a equipa, carimbando assim uma vitória por números bastante dilatados, com 17:32 no placar, com a ajuda de Carolina Monteiro, melhor marcadora do encontro, com 8 golos.

Portugal soma assim duas vitórias, no mesmo número de jogos e segue no comando do Grupo A, com melhor goal average que o ser adversário direto, Kosovo.

No final da partida, José António Silva admitiu não estar tão satisfeito com alguns pontos do jogo de Portugal mas, acima de tudo, disse que objetivos estabelecidos até este momento foram cumpridos com distinção. “Foi uma boa vitória com algum período menos conseguido da equipa e admito que não estou tão satisfeito como estava ontem. Falhámos muitos remates, cometemos algumas falhas técnicas que não deveriam ter acontecido, particularmente na segunda parte, mas, globalmente, voltámos a fazer um jogo com intensidade e muito agradável, principalmente nos primeiros 30 minutos. Conseguimos atingir os objetivos fundamentais ao fim do segundo jogo, demos cerca de meia hora de jogo a cada atleta em cada jogo, portanto, tentámos fazer essa gestão do ponto de vista físico, para abordar o terceiro jogo. Conseguimos também obter um ‘goal average’ interessante de 39 golos, que nos coloca salvaguardados numa eventual situação de empate em que esse seja um fator decisivo, uma vez que o Kosovo venceu os dois jogos que realizou por margens mais curtas. Continuamos a tentar consolidar o nosso modelo de jogo e, apesar de não estar tão satisfeito como ontem, tenho que reconhecer que falhámos em dois ou três aspeto que, se tivermos um pouco mais de concentração e calma, penso que conseguimos contornar. O fundamental a salientar, da nossa parte, é uma boa atitude defensivamente, uma boa dinâmica no ataque em que encontrámos boas situações de finalização e muita intensidade no jogo, quer do ponto de vista defensivo, quer no contra-ataque, nesse aspeto estivemos muito bem. No início da segunda-parte faltou-nos algum discernimento” – afirmou o Selecionador Nacional, que antevê um último jogo (frente a Kosovo) mais difícil mas reforça a confiança na equipa.

“Conforme eu tinha antecipado, nós sentimos que nos jogos contra Luxemburgo e Chipre, apesar do respeito enorme que manifestamos por esses adversários e nos termos preparado com todo o cuidado, podíamos ganhar e contornar as dificuldades que encontrássemos e sabíamos que o Kosovo é uma equipa de nível superior às duas que agora referi e, também, que o facto de jogar em casa pode ter alguma influência neste aspeto. Procurámos, ao longo destes dois dias, gerir a equipa da melhor forma sem abdicar da nossa forma de jogar, mas preservar a condição física das nossas atletas, de maneira a chegar ao terceiro dia com estas variáveis todas controladas. Estamos na posição que gostaríamos de estar e agora falta disputar um jogo. Naturalmente que ambicionamos a vitória, sabemos que não vai ser fácil mas estou confiante” – atirou.

Apenas o líder do Grupo A passará à fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2022.

Calendário – Pré-Qualificação EHF Euro 2022
03.06.2021 – 16h00 – Portugal : Luxemburgo, 38:14 (18:10)
04.06.2021 – 16h00 – Chipre: Portugal, 17:32 (8:19)
05.06.2021 – 18h30 – Portugal : Kosovo, Canal 11

Patrocinadores Institucionais