4 Nations Cup: Portugal derrota Sérvia no segundo jogo da competição

PUB

Seleção Nacional sub-19 alcançou o segundo triunfo na prova diante da equipa dos Balcãs, em Estarreja.

A Sérvia chegava ao segundo jogo com Portugal mais fatigada, depois do intenso duelo com a Dinamarca, esta quinta-feira, que resultou em derrota pela margem mínima e voltou a perder no segundo dia do 4 Nations Cup, com Portugal, por 29:26. Esta foi o segundo triunfo em Estarreja para a Seleção Nacional Sub-19, após esta ter vencido Israel no dia anterior.

Portugal entrou em campo com Diogo Rêma na baliza, Gabriel Viana na ponta-esquerda e Bernardo Pegas na ponta-direita, Vasco Costa e Guilherme Tavares nas laterais, André Sousa na posição de central e Ricardo Brandão a pivô, e apresentou uma defesa 6×0 durante a primeira parte.

Após os cinco minutos iniciais, a Seleção Nacional já vencia por 4-1 e já com Diogo Rêma a realizar a primeira de uma série de defesas contabilizadas ao longo dos primeiros 30 minutos. Portugal mostrava superioridade e após 12 minutos o resultado marcava 6-4, com treinador sérvio a pedir time-out e a alterar o sistema defensivo para 5×1. Os golos de transição iam sendo uma constante para os comandados de Carlos Martingo, que chegaram ao 10-6 perto dos 20 minutos e continuavam a contar com a boa exibição do guarda-redes de 17 anos. À entrada para os 10 finais do primeiro tempo, o Selecionador Nacional trocou praticamente todos os jogadores, à semelhança do que tinha acontecido no jogo com Israel, e em cinco minutos a vantagem foi dilatada para seis golos (14-8), num período muito positivo da equipa lusa, que ainda conseguiu resistir a uma dupla inferioridade e saiu para o descanso a vencer por 16-11. No segundo tempo, Portugal mostrou ainda mais poderio no jogo e foi conseguindo manter a diferença no placard, gerindo de uma forma inteligente a superioridade na partida e contando com mais 30 minutos de alto nível de Diogo Rêma entre os postes. Na reta final de jogo a Sérvia ainda conseguiu encurtar a margem para três golos, que acabaria por se verificar no final do jogo, mas a vitória lusa nunca esteve em causa e a armada portuguesa conquistou o segundo triunfo em dois jogos. Vasco Costa evidenciou-se no capítulo da finalização ao apontar seis golos e afirmar-se como o melhor marcador do encontro.

Ricardo Candeias afirma que Portugal fez um grande jogo e conseguiu mostrar um nível superior àquilo que tinha feito diante de Israel. “Foi um excelente jogo e um bom teste para nós, tivemos uma reação bastante positiva a nível defensivo, desde início, conseguimos encontrar as soluções necessárias para fechar os principais rematadores da Sérvia. O adversário a apresentou um bom nível de jogo mas penso que temos todo o mérito na intensidade defensiva que implementámos para obtermos a vitória. O Diogo Rêma fez um excelente jogo, auxiliado pela defesa em muitos momentos e, obviamente, que nos ajudou bastante na conquista do triunfo.” – afirmou o treinador-adjunto, salientando ainda uma das principais qualidades da Dinamarca, próximo adversário de Portugal no 4 Nations Cup.

“Será um jogo difícil, principalmente pela forma como a Dinamarca fez a transição e acredito que, nesse aspeto, é mais forte do que a Sérvia, embora hoje tenhamos sofridos alguns golos de contra ataque. Temos que ter mais atenção a essa vertente, no jogo com a Dinamarca, porque será mais frequente.” – referiu.

O jogo entre Dinamarca e Israel, inicialmente agendado para as 16h00 e, mais tarde, adiado para as 21h00, foi cancelado devido a problemas técnicos e o torneio será retomado este sábado, com a realização dos dois jogos finais, a partir das 10h00.

Consulte aqui o calendário de jogos do Garci Cup 2021:
08.07.2021 – 18h00 – Dinamarca x Sérvia, 31:30 (14:17)
08.07.2021 – 20h30 – Portugal x Israel, 34:22 (15:12)

09.07.2021 – 21h00 – Israel x Dinamarca, cancelado.
09.07.2021 – 18h30 – Portugal x Sérvia, 29:26 (16:11)

10.07.2021 – 10h00 – Israel x Sérvia, 23:26 (12:15)
10.07.2021 – 12h30 – Portugal x Dinamarca, andeboltv

Recorde-se que Portugal irá disputar o Grupo D do Men’s U19 EHF EURO 2021, juntamente com Áustria, Croácia e França, em agosto, na Croácia.

Patrocinadores Institucionais