Andebol4Kids no Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025

PUB

Projeto Andebol4Kids é pela primeira vez um dos Projetos Complementares para os próximos quatro anos do Desporto Escolar.

É mais um passo em frente na promoção e divulgação do Andebol em Portugal. Pela primeira vez, o projeto Andebol4Kids está contemplado no Programa Estratégico do Desporto Escolar, para quadriénio de 2021-2025 como um dos Projetos Complementares, e a notícia surge numa altura em que a modalidade tem sido cada vez mais mediatizada e em que a parceria entre a Federação de Andebol de Portugal e o Desporto Escolar tem vindo a ser fortalecida.

Tal como explica o Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025, os Projetos Complementares, onde o Andebol4Kids está inserido, são “projetos dinamizados no âmbito da autonomia das escolas, com o objetivo de promover a prática da atividade física e desportiva e de valorizar o sentimento de pertença dos alunos ao grupo/turma e amigos”. As atividades são organizadas em fases com apuramentos sucessivos:

Fase Escola – Atividade organizada pelas escolas como complemento da disciplina de educação física.
Fase Local – Participam os apurados na fase escola. A organização é da responsabilidade das Coordenações Locais do Desporto Escolar. 
Fase Nacional – Participam os apurados na fase escola.

Durante os próximos quatro anos, o trabalho conjunto entre a Federação de Andebol de Portugal e o Desporto Escolar, irá munir as escolas de ferramentas e material desportivo para que a modalidade seja abordada da forma simplificada, como é o Andebol4Kids. Fazer com que a modalidade chegue de uma forma mais apelativa de forma a que os alunos – das escolas escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário – consigam ter sucesso através de uma forma simples de jogo, bem como incutir o gosto pela modalidade. 

O Andebol4Kids é um dos projetos que constam no Nível 1 do eixo +Desporto/+Atividade Física do Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025, que consiste num conjunto de atividades organizadas pelos Clubes do Desporto Escolar que poderão envolver outros agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas. “Estas atividades integram, entre outros, os Projetos Complementares e são dinamizadas na componente não letiva dos professores de educação física, no âmbito da autonomia dos estabelecimentos escolares. Os Diretores dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas deverão por isso privilegiar a atribuição da componente não letiva dos professores do Desporto Escolar para o desenvolvimento de atividades no Nível I, potenciando a sua regularidade” – pode ler-se no documento oficial.

A Direção-Geral da Educação garante ainda que irá assumir este novo projeto, “com vista à promoção dos valores do desporto, com enfase para a igualdade, inclusão e fair-play, em que os alunos do Desporto Escolar de cada escola elaboram o seu ‘Compromisso de Crianças e Jovens para a Ética no Desporto. Neste compromisso, os alunos do Desporto Escolar irão construir e assumir um compromisso que reflita valores éticos e comportamentos de fair-play no desporto.”

A Federação de Andebol de Portugal tem esperança de que este seja o início de uma caminhada de sucesso.

Patrocinadores Institucionais