Equipas portuguesas já conhecem os adversários nas competições europeias

PUB

Sorteio ditou a sorte de SL Benfica e Águas Santas Milaneza na Ronda 1 de Qualificação da EHF European League e de Alavarium Love Tiles e ARC Alpendorada, na EHF European Cup Women.

Realizou-se esta terça-feira, na sede da Federação Europeia de Andebol (EHF) em Viena, Áustria, o sorteio das competições europeias da nova época 2021/2022. SL Benfica e Águas Santas Milaneza ficaram a conhecer os adversários na Ronda 1 de Qualificação da EHF European League, enquanto que na vertente feminina, Alavarium Love Tiles e ARC Alpendorada também já conhecem os oponentes que irão enfrentar na Ronda 2 de Qualificação da EHF European Cup Woman.

No que à EHF European League diz respeito, o SL Benfica (3º classificado no Campeonato Placard Andebol 1) ficou a saber que vai defrontar a equipa suíça do HC Kriens-Luzern, enquanto que o estreante Águas Santas Milaneza (4º colocado) terá encontro marcado com a formação espanhola do BM Logroño La Rioja. As eliminatórias serão a duas mãos e o primeiro jogo da cada uma das equipas lusas será disputado no dia 28 ou 29 de agosto, já o segundo, decorrerá a 4 ou 5 de setembro. Os encarnados irão começar a Ronda 1 de Qualificação fora de portas, enquanto que a formação maiata irá arrancar a eliminatória em casa.

No total, haverá 16 jogos referentes à Ronda 1 de Qualificação da EHF European League e apenas os vencedores seguirão em frente até à Ronda 2, onde já se encontra uma outra equipa portuguesa, Sporting CP, que terminou em 2º lugar na edição passada do Campeonato Placard Andebol 1.

Na vertente feminina, Alavarium Love Tiles e ARC Alpendorada já sabem quais serão os respetivos adversários na Ronda 2 de Qualificação para a EHF European Cup Woman. A formação de Aveiro, que terminou na 3ª posição do Campeonato 1ª Divisão Feminina, atrás do SL Benfica, irá viajar até aos Países Baixos para defrontar o HV Quintus, enquanto que a equipa de Alpendorada (4ª classificada na prova nacional) vai medir forças com o Rocasa Gran Canaria, equipa espanhola que já venceu a antiga EHF Challenge Cup por duas vezes. As duas formações lusas irão arrancar a eliminatória fora de casa, com a 1ª Mão a ser jogada a 16 ou 17 de outubro e a 2ª Mão, a 23 ou 24 do mesmo mês. O Madeira SAD já se encontra apurado para a fase seguinte.

Nota ainda para a presença de três jogadoras internacionais portuguesas na EHF European League Woman: Patrícia Lima e Sandra Santiago, que defendem as cores do clube espanhol CB Atletico Guardés, irão defrontar o emblema austríaco Hypo Niederösterreich, quatro vezes vencedor da EHF Women Champions League; e Joana Resende, atleta que se prepara para cumprir a segundo época no Paris 92, de França, vai jogar com as espanholas do Super Amara Bera Bera. Ambos os jogos referentes à Ronda 3 de Qualificação. Na vertente masculina, o lateral de 22 anos Gonçalo Vieira, dos franceses do Fenix Toulouse Handball vai lutar por um lugar na próxima fase da EHF European League frente ao ALPLA HC Hard, da Áustria.

Patrocinadores Institucionais