Jogos Olímpicos – Tóquio 2020: Jogo de Portugal com a Dinamarca para ver em direto na RTP2

PUB

Heróis do Mar defrontam a seleção campeã olímpica e do Mundo em título, às 11h30 desta sexta-feira, em duelo referente à 4ª Jornada, do Grupo B, do Torneio Olímpico de Andebol.

Portugal prepara-se para encarar o desafio teoricamente mais difícil da Fase de Grupos dos Jogos Olímpicos, uma vez que o adversário é a Dinamarca, seleção campeã olímpica e campeã do Mundo em título. A equipa nórdica lidera atualmente o Grupo B do torneio olímpico de andebol, com seis pontos conquistados – fruto de três vitórias em outros tantos jogos – enquanto que a Seleção Nacional está na 4ª posição, com dois pontos, após uma vitória e duas derrotas.

Luís Frade, pivô de 22 anos, fez a antevisão ao próximo desafio dos Heróis do Mar e disse que Portugal está em crescendo na prova. “Temos vindo a melhorar nos últimos jogos, também pela adaptação a uma nova hora, o ‘jet lag’ e todos esses fatores, estamos a ficar cada vez mais habituados a jogar juntos e a nossa performance tem vido a melhorar mas se não pensarmos alto não vamos chegar a lado nenhum. Temos que levar as coisas jogo a jogo mas sempre com ambições maiores” – afirmou.

Única vitória de Portugal na prova até ao momento aconteceu diante do Bahrain

“Todas as vitórias são precisas e creio que [a vitória diante do Bahrain] nos soltou, de alguma forma. Temos que ter em conta que todas as equipas que estão aqui presentes são de altíssimo nível e que não há jogos fáceis. Foi uma vitória moralizadora que, por muito que tenha sido sofrida, não deixa de ser uma vitória e deu-nos algum alento.”

O jovem jogador português lembrou a derrota pela margem mínima sofrida diante da Suécia, vice-campeã do Mundo, para reforçar que o nível de jogo luso está a caminhar para um patamar desejado mas diz ainda que há sempre espaço para fazer melhor. “Fizemos um excelente jogo, tanto a nível ofensivo como defensivo mas não conseguimos a vitória ou o empate por pouco. Tanto a nível ofensivo como defensivo, há sempre aspetos possíveis de melhorar. Cada equipa e cada jogador têm as suas características e nós temos que os estudar e conseguir modelar o nosso jogo face àquilo que é o estilo de jogo da Dinamarca” – afirmou.

Mikkel Hansen e companhia

O atleta luso que representa as cores do FC Barcelona foi questionado sobre como travar o lateral Mikkel Hansen, uma das estrelas da Dinamarca, e Luís Frade respondeu com confiança. “Da mesma forma que travamos os outros. É um ótimo jogador, considerado um dos melhores do mundo mas conseguimos travá-lo, claro que sim, temos que tentar ao máximo. Não é um jogador fácil mas temos que viver com isso.”

Para o pivô mais jovem entre os quatro presentes na equipa portuguesa em Tóquio, falar da Dinamarca é falar de uma superpotência, mas a vontade de vencer é a mesma. “Estamos a falar de uma seleção consagrada, com títulos e que está habituada a vencer. Temos que temer todas as fases do jogo, desde a defesa dinamarquesa ao ataque e à transição porque são ótimos nisso. Só nos resta estudar um pouco mais, modificar algumas questões do nosso jogo para nos adaptarmos à equipa da Dinamarca e jogar para ganhar” – referiu.

Quando questionado sobre o facto de Portugal poder, de alguma forma, fazer uma gestão no jogo com a Dinamarca para depois discutir o apuramento contra um adversário teoricamente mais acessível como o Japão, Luís Frade descarta essa hipótese e diz que vencer é a prioridade em todos os jogos. “Nós jogamos sempre para ganhar. Não podemos esperar e guardarmo-nos para outros jogos porque se ganharmos à Dinamarca estamos mais perto do que queremos. Seja contra a Dinamarca ou contra o Bahrain, a intensidade vai ser a mesma e o objetivo vai também ser sempre o mesmo. São níveis de dificuldade diferentes mas vamos entrar sempre para vencer. Como toda a gente diz é uma loucura pensar em ganhar todos os jogos mas o objetivo tem que ser sempre esse: ganhar. Estamos motivados, sentimos que podemos lutar contra qualquer equipa e uma vitória contra a Dinamarca não seria só uma vitória moral, como também nos ajudaria a chegar à próxima fase.” – afirmou.

O sonho olímpico e uma “vivência de consagração”

“Tal como sempre pensei e disse, acho que este é o palco em que qualquer desportista gostava de estar. É uma loucura, a intensidade, o profissionalismo, a vontade que se vê nas pessoas e nos seus rituais diários. É algo completamente diferente. É um país novo com uma diferença horária muito grande e ver alguns atletas que estamos habituados a ver nas grandes televisões e jornais, e poder olhá-los nos olhos, de igual para igual como somos, é uma vivência de consagração, algo nunca antes alcançado por uma equipa coletiva portuguesa e somos feliz em poder vivê-la. Estamos muito contentes e com vontade para fazermos mais.”

Portugal volta a entrar em campo no dia 30 de julho, pelas 11h30, no Yoyogi National Gymnasium, em Tóquio, frente à Dinamarca e o jogo contará com transmissão em direto na RTP2. Os quatro primeiros classificados de cada grupo passam aos 1/4 de Final dos Jogos Olímpicos – Tóquio 2020.

Calendário
Jogos Olímpicos – Tóquio 2020

Ronda Preliminar
24/07/2021 – 11h30 – Portugal x Egipto, 31:37 (15:15)
26/07/2021 – 11h30 – Bahrain x Portugal, 25:26 (15:14)
28/07/2021 – 03h00 – Suécia x Portugal, 29-28 (14-14)
30/07/2021 – 11h30 – Portugal x Dinamarca, RTP2
01/08/2021 – 01h00 – Portugal x Japão, RTP2

Patrocinadores Institucionais