Pedro Portela, ponta direita da Seleção Nacional, abordou as sensações da formação portuguesa nesta participação Olímpica: “(Os níveis de ansiedade) estão um bocadinho altos, mas é normal, é uma prova nova para nós, onde estão os melhores atletas do Mundo, mas a partir do momento em que o árbitro apitar para o início do jogo essa ansiedade vai passar e vamos ficar mais tranquilos.” – referiu.
Sobre o primeiro adversário, desta participação histórica, Portela destaca os pontos fortes do Egipto e dá a chave para o sucesso: “É uma seleção muito forte, já a estudámos, jogam muito em contra-ataque, são eficazes e têm um treinador espanhol que entende bem o jogo mas nós sabemos os pontos fracos deles e acho que os vamos conseguir ultrapassar e ganhar o jogo. A nossa intenção é entrar bem no jogo para não haver surpresas mas temos noção de que temos que correr muito para bater o Egipto e temos que estar ao nosso melhor nível para conseguirmos ganhar.” – destacou o ponta.
O atleta de 31 anos abordou ainda o ambiente que se vive nesta competição: “Sentimo-nos na elite do desporto a ver grandes atletas que, normalmente, só vemos pela televisão mas está a ser uma grande experiência para nós. No início estávamos um pouco deslumbrados, quando chegámos, mas agora estamos a tentar tornar tudo normal”. Sobre a adaptação a Tóquio e à diferença horária de oito horas, Pedro Portela, assume que impera o respeito pelas normas de saúde: “Já estamos adaptados, as primeiras noites foram noites de adaptação mas agora já estamos prontos, e um pouco ansiosos, para começar a competição. Podemos andar à vontade na Aldeia Olímpica, sempre com máscara e respeitando as normas de segurança da Aldeia, sempre com cuidado para não existir nenhum problema.” – rematou.
Tal como referido ontem, a Seleção Nacional sofreu uma baixa, do lateral esquerdo Alexandre Cavalcanti, que se encontra com uma entorse e terá que parar durante três semanas, deste modo, será substituído por Gilberto Duarte, que viajará para Tóquio, no sábado e integrará a comitiva lusa no domingo. Pedro Portela sobre a lesão do colega de Seleção afirmou: “Estamos tristes por ele, dias antes da competição lesionou-se, vai-nos fazer falta mas temos a certeza que vamos dar tudo para ganhar por ele também e desejamos-lhe a melhor recuperação possível. Juntos vamos superar esta falha para ganharmos os jogos que temos pela frente.” – referiu. Gilberto Duarte, por sua vez, mostrou um misto de sensações: “Fico triste pelo meu colega, Alexandre Cavalcanti, mas tudo farei para dar o meu melhor e ajudar Portugal dentro do que é possível. Será com certeza um grande marco na minha carreira a par da história do andebol português.” – afirmou.
Portugal tem estreia marcada para dia 24 de julho, pelas 11h30, no Yoyogi National Gymnasium, em Tóquio, frente ao Egipto e com transmissão na RTP2. Os quatro primeiros classificados de cada grupo passam aos 1/4 de Final dos Jogos Olímpicos – Tóquio 2020.
Calendário
Jogos Olímpicos – Tóquio 2020
Ronda Preliminar
24/07/2021 – 11h30 – Portugal x Egipto, RTP2
26/07/2021 – 11h30 – Bahrain x Portugal, RTP2
28/07/2021 – 03h00 – Suécia x Portugal, RTP2
30/07/2021 – 11h30 – Portugal x Dinamarca, RTP2
01/08/2021 – 01h00 – Portugal x Japão, RTP2