Jogos Olímpicos – Tóquio 2020: Portugal enfrenta o Egipto para acompanhar na RTP2

PUB

Heróis do Mar têm o seu primeiro encontro marcado, frente à congénere egípcia, às 11h30, de sábado, no jogo de estreia da equipa lusa nos Jogos Olímpicos.

Pedro Portela, ponta direita da Seleção Nacional, abordou as sensações da formação portuguesa nesta participação Olímpica: “(Os níveis de ansiedade) estão um bocadinho altos, mas é normal, é uma prova nova para nós, onde estão os melhores atletas do Mundo, mas a partir do momento em que o árbitro apitar para o início do jogo essa ansiedade vai passar e vamos ficar mais tranquilos.” – referiu.

Sobre o primeiro adversário, desta participação histórica, Portela destaca os pontos fortes do Egipto e dá a chave para o sucesso: “É uma seleção muito forte, já a estudámos, jogam muito em contra-ataque, são eficazes e têm um treinador espanhol que entende bem o jogo mas nós sabemos os pontos fracos deles e acho que os vamos conseguir ultrapassar e ganhar o jogo. A nossa intenção é entrar bem no jogo para não haver surpresas mas temos noção de que temos que correr muito para bater o Egipto e temos que estar ao nosso melhor nível para conseguirmos ganhar.” – destacou o ponta.

O atleta de 31 anos abordou ainda o ambiente que se vive nesta competição: “Sentimo-nos na elite do desporto a ver grandes atletas que, normalmente, só vemos pela televisão mas está a ser uma grande experiência para nós. No início estávamos um pouco deslumbrados, quando chegámos, mas agora estamos a tentar tornar tudo normal”. Sobre a adaptação a Tóquio e à diferença horária de oito horas, Pedro Portela, assume que impera o respeito pelas normas de saúde: “Já estamos adaptados, as primeiras noites foram noites de adaptação mas agora já estamos prontos, e um pouco ansiosos, para começar a competição. Podemos andar à vontade na Aldeia Olímpica, sempre com máscara e respeitando as normas de segurança da Aldeia, sempre com cuidado para não existir nenhum problema.” – rematou.

Tal como referido ontem, a Seleção Nacional sofreu uma baixa, do lateral esquerdo Alexandre Cavalcanti, que se encontra com uma entorse e terá que parar durante três semanas, deste modo, será substituído por Gilberto Duarte, que viajará para Tóquio, no sábado e integrará a comitiva lusa no domingo. Pedro Portela sobre a lesão do colega de Seleção afirmou: “Estamos tristes por ele, dias antes da competição lesionou-se, vai-nos fazer falta mas temos a certeza que vamos dar tudo para ganhar por ele também e desejamos-lhe a melhor recuperação possível. Juntos vamos superar esta falha para ganharmos os jogos que temos pela frente.” – referiu. Gilberto Duarte, por sua vez, mostrou um misto de sensações: “Fico triste pelo meu colega, Alexandre Cavalcanti, mas tudo farei para dar o meu melhor e ajudar Portugal dentro do que é possível. Será com certeza um grande marco na minha carreira a par da história do andebol português.” – afirmou.

Portugal tem estreia marcada para dia 24 de julho, pelas 11h30, no Yoyogi National Gymnasium, em Tóquio, frente ao Egipto e com transmissão na RTP2. Os quatro primeiros classificados de cada grupo passam aos 1/4 de Final dos Jogos Olímpicos – Tóquio 2020.

Calendário
Jogos Olímpicos – Tóquio 2020

Ronda Preliminar
24/07/2021 – 11h30 – Portugal x Egipto, RTP2
26/07/2021 – 11h30 – Bahrain x Portugal, RTP2
28/07/2021 – 03h00 – Suécia x Portugal, RTP2
30/07/2021 – 11h30 – Portugal x Dinamarca, RTP2
01/08/2021 – 01h00 – Portugal x Japão, RTP2

Patrocinadores Institucionais