Jogos Olímpicos – Tóquio 2020: Portugal mantém sonho vivo

PUB

7 Inicial: Diogo Branquinho, André Gomes, Rui Silva, Daymaro Salina, João Ferraz, António Areia e Humberto Gomes

Portugal realizou, hoje, o segundo encontro, do Grupo B, dos Jogos Olímpicos – Tóquio 2020, naquela que foi a primeira vitória dos Heróis do Mar na prova.

António Areia inaugurou o marcador, em Tóquio, na conversão de um livre de 7 metros mas, rapidamente, o Bahrain igualou as contas no marcador. Seguiram-se momentos de bastante equilíbrio com o marcador a assinalar um empate a três golos, à passagem dos cinco minutos do encontro. Posteriormente, Portugal conseguiu dois golos de vantagem (3-5) mas a formação asiática acabou por reduzir para a margem mínima e perto dos 10 minutos voltou a igualar o resultado a seis golos. Cinco minutos volvidos, era o Bahrain quem liderava no marcador, com 8-6, levando Paulo Pereira, selecionador nacional, a pedir time-out. Quando faltavam 10 minutos para o descanso, os Heróis do Mar encontravam-se a perder por dois golos mas Gustavo Capdeville entrou muito seguro na baliza e ajudou Portugal a aproximar o resultado (10-9). A Seleção Nacional, com pouco acerto ofensivo, voltou a ficar a três golos de diferença, mas mais uma vez o guardião nacional voltou a estar em destaque e Portugal aproximou o resultado, através de Pedro Portela, levando o Bahrain a pedir time-out, quando o placar marcava 12-11. Portugal sai para o descanso a perder por 15-14.

No segundo tempo, Portugal entrou para igualar o encontro, através de Miguel Martins, a 15 golos, mas o Bahrain voltou a chegar à vantagem a três golos. à passagem dos 40 minutos de jogo, Pedro Portela conseguiu reduzir, para a margem mínima na conversão de um livre de 7 metros, a 18-17. Perto dos 50 minutos, a Seleção Nacional voltou a ter bola para empatar o encontro mas acabou por falhar dois remates e a formação asiática manteve-se na liderança, levando o time-out à mesa. Miguel Martins volta a empatar a partida a 24 golos quando faltavam apenas seis minutos para o final. A reta final foi imprópria para cardíacos, com a igualdade a ser reposta por Pedro Portela, na conversão de um livre de 7 metros, quando faltavam apenas três minutos para o final sendo também quem colocou Portugal em vantagem quando faltavam apenas 30 segundos para o final (25-26) e apesar de um 7 metros favorável ao Bahrain, Portugal acabou por conquistar uma vitória por 25-26. Pedro Portela, com 6 golos, foi o melhor marcador do encontro.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, afirma que: “Esta equipa do Bahrain tem um modelo de jogo extraordinário, ao nível do que são jogadores preparados para fazer o 1×1 e nós só conseguimos corrigir isso mesmo na parte final do jogo. Creio que ainda não estamos prontos fisicamente para abordar jogos com esta intensidade, as questões do jet lag são difíceis de superar, ainda estamos numa fase de encontrar a nossa estabilidade. Nós aqui podemos ganhar contra qualquer seleção mas também podemos perder com qualquer seleção”. Também Gustavo Capdeville, MVP deste encontro, realçou: “O Bahrain quis tanto quanto nós, foi ao limite, graças a deus caiu para o nosso lado, como podia ter caído para o deles. Fomos duas grandes equipas que jogámos ao nosso melhor nível e o jogo decidiu-se nos detalhes.” – terminou.

Portugal volta a entrar em campo,no dia 28 de julho, às 03h00, frente à Suécia, com transmissão na RTP1.

Calendário
Jogos Olímpicos – Tóquio 2020

Ronda Preliminar
24/07/2021 – 11h30 – Portugal x Egipto, 31:37 (15:15)
26/07/2021 – 11h30 – Bahrain x Portugal, 25:26 (15:14)
28/07/2021 – 03h00 – Suécia x Portugal, RTP2
30/07/2021 – 11h30 – Portugal x Dinamarca, RTP2
01/08/2021 – 01h00 – Portugal x Japão, RTP2

Patrocinadores Institucionais