Jogos Olímpicos – Tóquio 2020: Portugal perde na estreia contra o Egipto

PUB

7 Inicial: Diogo Branquinho, André Gomes, Alexis Borges, Daymaro Salina, João Ferraz, Pedro Portela e Humberto Gomes

Portugal realizou a sua estreia, hoje, nos Jogos Olímpicos – Tóquio 2020, na primeira presença olímpica da Seleção Nacional de Andebol e ainda de Portugal em modalidades de pavilhão. O primeiro duelo, frente ao Egipto, ditou uma derrota lusa, por 31-37.

Foi a seleção egípcia que começou com bola, mas Portugal com um 6:0 bastante agressivo conseguiu parar o ataque e sair a jogar, com André Gomes a abrir o ativo, em Tóquio. O Egipto acabou por concretizar a igualdade e passar para o comando do encontro, quando à passagem dos cinco minutos, o marcador se encontrava com 2-4. Posteriormente, na conversão de um livre de 7 metros, Pedro Portela consegue aproximar o resultado, seguido de um contra-ataque pela mão de Diogo Branquinho que colocou o jogo pela margem mínima (4-5), à chegada dos 10 minutos. O Egipto voltou a distanciar-se no marcador, aproveitando a exclusão de Alexis Borges, nesta fase do jogo mas Daymaro Salina reanimou o sonho luso e Humberto Gomes negou o golo à formação africana. O empate acaba por surgir, aos 14 minutos, numa jogada aérea que culminou num remate de Fábio Magalhães (7-7). A formação africana voltou a conquistar dois golos de vantagem, mas a entrada de Victor Iturriza garantiu a igualdade e aos 20 minutos seguia tudo empatado a 10 golos. Minutos mais tarde, o Egipto voltou à liderança mas os Heróis do Mar conseguiram voltar a empatar o encontro (14-14) quando faltavam apenas dois minutos para a saída para o descanso. Portugal acabou por passar para a frente, pela mão de Pedro Portela, que com um chapéu colocou os lusos na liderança mas Yahia Omar acabou por converter um livre de 9 metros e fixou o resultado ao intervalo em 15:15.

No segundo tempo, João Ferraz abriu o ativo, colocando Portugal em vantagem e apesar do golo da formação egípcia, Rui Silva acabou por concretizar voltando a colocar os lusos na liderança (18-17). Seguiram-se momentos de grande equilíbrio, com o Egipto a passar para o comando, com 20-21 no placar, à passagem dos 38 minutos. Quatro minutos volvidos o encontro seguia empatado a 24 golos mas a formação africana acabou por voltar a conquistar dois golos de vantagem, colocando o marcador a 25-27. Quando faltavam apenas 10 minutos para o final do encontro, os egípcios ampliaram a vantagem para cinco golos (26-31), apesar da redução de António Areia, para quatro golos, o Egipto manteve-se no comando, e acabou por vencer o encontro por 31:37. João Ferraz, com 6 golos, foi o melhor marcador da formação lusa.

Na zona mista, Pedro Portela, ponta da Seleção Nacional, afirmou: “Neste tipo de jogos os erros pagam-se caro, cometemos muitos erros e com equipas da qualidade do Egipto, ele aproveitam o contra-ataque, o que se acabou por traduzir no resultado. Foi apenas o primeiro jogo, vamos ver os erros que cometemos e iremos estar melhor no segundo jogo. O Bahrain tem muita qualidade, aqui só existem grandes seleções, vamos ter que melhorar bastante, entrar de outra forma para podermos ganhar o jogo.” – terminou.

João Ferraz, lateral direito e um dos jogadores em destaque no encontro, referiu: “Entrámos muito bem na primeira parte, mas estamos a falar de uma equipa muito forte (Egipto) mas nada está perdido e continuamos a acreditar que tudo é possível. Vamos trabalhar para conseguir a vitória no próximo jogo.” – rematou.

Calendário
Jogos Olímpicos – Tóquio 2020

Ronda Preliminar
24/07/2021 – 11h30 – Portugal x Egipto, 31:37 (15:15)
26/07/2021 – 11h30 – Bahrain x Portugal, RTP2
28/07/2021 – 03h00 – Suécia x Portugal, RTP2
30/07/2021 – 11h30 – Portugal x Dinamarca, RTP2
01/08/2021 – 01h00 – Portugal x Japão, RTP2

Patrocinadores Institucionais