Jogos Olímpicos – Tóquio 2020: Portugal vence Argentina em jogo de treino

PUB

Heróis do Mar venceram hoje, o seu último teste de fogo, diante da Argentina, num jogo de treino, por 31:28.

António Areia, ponta da Seleção Nacional, fez o balanço deste encontro: “Conseguimos ganhar o jogo, que era um dos objetivos e, visto que foi o primeiro jogo desde que aqui chegámos, colocámos também algumas rotinas em prática e aperfeiçoámos aquilo que é o nosso jogo, para nos prepararmos da melhor forma para o primeiro embate com o Egipto.” – rematou.

Sobre as alterações aos horários e adaptação a Tóquio, o atleta de 31 anos, refere que é uma situação de igualdade para todos os atletas. “O facto de lidarmos com o jet lag é normal, não somos os únicos a lidar com essa situação, e é uma questão de adaptação, que ao longo do tempo vai voltar à normalidade. Penso que já estamos a entrar nesse registo e o jogo com a Argentina serviu para isso mesmo, para percebermos como estamos no jogo fisicamente e como estamos a reagir a toda esta adaptação. De uma forma geral estamos no bom caminho.” – afirmou.

Portugal irá fazer a sua estreia no sábado, frente à congénere egípcia, e António Areia afirma: “Nós conhecemos bem a equipa do Egipto, jogámos contra eles por duas ocasiões, recentemente, estamos cientes da capacidade deles e das individualidades que têm e estamos à espera de um jogo complicado, muito físico e rápido; mas estamos mais preocupados com o que podemos e devemos fazer para ganhar o jogo e esse será o principal foco. É certo que é a primeira vez que estamos a jogar os Jogos Olímpicos mas não é a primeira vez que estamos a lutar por objetivos grandes, por isso, encaramos o jogo com bastante positivismo“.

A envolvência é, certamente, diferente nos Jogos Olímpicos, e o atleta da Seleção Nacional destaca o impacto que isso tem nos atletas: “O ambiente é totalmente diferente de todas as outras competições que estivemos inseridos, já tivemos testemunhos de atletas que por aqui passaram e que afirmam que, de facto, é tudo diferente, talvez por acontecer apenas de quatro em quatro anos, as equipas e atletas dão mais de si, dão a vida pelos Jogos Olímpicos – nós também já nos estamos a mentalizar que vai ser assim.” – terminou.

A Seleção Nacional encontra-se, neste momento, com uma baixa – Alexandre Cavalcanti – que sofreu uma entorse no treino de ontem e realizou exames médicos hoje para aferir a gravidade da lesão.

Portugal tem estreia marcada para dia 24 de julho, pelas 11h30, no Yoyogi National Gymnasium, em Tóquio, frente ao Egipto e com transmissão na RTP2. Os quatro primeiros classificados de cada grupo passam aos 1/4 de Final dos Jogos Olímpicos – Tóquio 2020.

Calendário
Jogos Olímpicos – Tóquio 2020

Ronda Preliminar
24/07/2021 – 11h30 – Portugal x Egipto, RTP2
26/07/2021 – 11h30 – Bahrain x Portugal, RTP2
28/07/2021 – 03h00 – Suécia x Portugal, RTP2
30/07/2021 – 11h30 – Portugal x Dinamarca, RTP2
01/08/2021 – 01h00 – Portugal x Japão, RTP2

Patrocinadores Institucionais