Projeto de Formação de Atletas de Seleção tem desenvolvido competências de carácter transdisciplinar às atletas de seleção desde 2019

PUB

Mindfulness, Coaching e Arbitragem são os temas que estão a ser desenvolvidos junto das atletas da Seleção Nacional sub-17 Feminina, na preparação para o Europeu da categoria.

Projecto que arrancou em 2019, e desenvolvido pelo Departamento de Formação da Federação de Andebol de Portugal em parceria com o corpo técnico das Seleções Nacionais, tem proporcionado às atletas de seleção um conjunto de “ferramentas” e competências, que serão complementares aos aspetos físicos, técnicos e táticos do jogo, e para que estas se revelem benéficas durante as suas carreiras.

Vera Lopes, Diretora Técnica Nacional para o Andebol Feminino, refere que “uma das grandes preocupações da equipa de trabalho das seleções femininas tem sido a gestão emocional e a preparação psicológica para a competição de alto nível das atletas. Nesse sentido, a pertinência de apostarmos na formação contínua na área do Mindfulness.”

Para o Selecionador Nacional, Luís Santos, esta intervenção na área do Mindfullness “é o culminar de dois anos de trabalho com esta geração na área do desenvolvimento de competências do treino mental”, e acrescenta: “Acreditamos que estamos a “semear” pequenas ferramentas que se tornarão grandes no futuro da carreira desportiva destas nossas atletas”.

O Psicólogo Clínico e do Desporto, Bruno Carraça, refere que “na última década as práticas de Mindfulness e autocompaixão foram estudadas no contexto desportivo como uma ferramenta para ajudar as atletas a enfrentar ou lidar com contratempos ou obstáculos desportivos emocionalmente desafiadores. Pretende-se implementar estratégias de treino mental para redução do stress tóxico e otimização da performance nas atletas, baseadas no Mindfulness, flexibilidade psicológica e autocompaixão”.

Já com um processo mais consolidado, está o Coaching Desportivo que tem vindo a ser desenvolvido com esta geração, praticamente desde 2019. Para Carla Fernandes, Especialista em Coaching, “o trabalho desenvolvido com estas atletas tem o intuito de as dotar de ferramentas e técnicas mentais, que as possam ajudar a potenciar os seus resultados, quer em contexto de treino, quer em contexto de jogo”.

Ainda durante o Estágio, e em parceria com o Conselho de Arbitragem, irá decorrer uma sessão de esclarecimento das regras e recomendações para o Europeu Sub-17 Feminino, que pretende preparar este grupo de atletas para a 1ª competição oficial que irão participar.

Patrocinadores Institucionais