Seleção Nacional sub-17 Feminina: Participação no 4 Nations Cup antes do Europeu

PUB

Luís Santos divulgou a convocatória para os estágios em Guimarães, 4 Nations Cup e Campeonato da Europa que terá lugar em Montenegro, em agosto.

A Seleção Nacional Sub-17 de Portugal prepara-se para embarcar numa jornada intensa de trabalho com vista ao Campeonato da Europa, que terá lugar em Montenegro, em agosto deste ano. A partir do dia 18 de julho, as 21 atletas convocadas por Luís Santos irão começar um estágio contínuo em Guimarães, de cerca de vinte dias onde, pelo meio, está agendada a participação no torneio 4 Nations Cup, em Espanha, antes da viagem para Podgorica, capital montenegrino. O Europeu tem início marcado para o dia 4 de agosto.

A convocatória é composta por 21 atletas mas esta será reduzida a 16 por duas vezes, a primeira para a participação no 4 Nations Cup e a última para o Campeonato da Europa, no entanto, as jogadoras que ficarem de fora não irão abandonar a concentração. Durante cerca de um mês, o grupo ficará sempre junto a trabalhar, como medida de precaução relativamente ao perigo de contágio por Covid-19. Aquando da participação de Portugal no 4 Nations Cup, em Espanha, as cinco atletas que ficarão de fora da convocatória permanecerão em Guimarães a realizar trabalho específico com um elemento da equipa técnica, com o intuito de não haver contacto com o exterior e para que as mesmas possam voltar a treinar com as restantes, após o torneio, uma vez que continuarão na condição de selecionáveis para o Europeu. A convocatória final que irá representar Portugal no Campeonato da Europa, em Montenegro, será definida no dia 3 de agosto.

Luís Santos, Selecionador Nacional sub-17, salienta a importância deste período de estágio uma vez que o grupo esteve afastado durante largos meses devido à pandemia. “Em relação à convocatória, vamos trabalhar com um grupo ainda alargado que nos vai permitir observar aquilo que foi o trabalho desta geração atletas ao longo dos últimos dois anos, sabendo que sofremos bastante com a pandemia e com a paragem, uma vez que já não estamos juntos em contexto de estágio desde fevereiro do ano passado. Isso dificultou bastante aquilo que foi o acompanhar do desenvolvimento das jogadoras. Contudo, acabamos por trabalhar ao longo de todo este tempo em regime online, tentando monitorizar as atletas, tentando trabalhar com elas em diversas áreas também na vertente física e mental, com a nossa área de coaching. Neste momento, acreditamos que as atletas que foram selecionadas são aquelas que nos poderão dar maiores garantias, sabendo que ficarão muitas com qualidade de fora, mas como temos que escolher 16, é nestas que acreditamos que poderá estar a possibilidade de desenvolver o trabalho para o futuro.” – referiu o treinador de 39 anos, que salientou também a importância do 4 Nations Cup para a preparação da equipa.

“Será para nós o primeiro momento de competição oficial desta geração, uma vez que nunca jogaram contra qualquer seleção, nem mesmo em contexto amigável e vai servir como um contraponto em relação às gerações das outras equipas, sabendo de antemão, que poderão haver seleções que trabalharam durante o ano porque existem projetos a nível europeu que estão a funcionar em contexto de academia e que puderam treinar juntas e continuar a realizar competição a nível interno, pelo menos. No nosso caso, vai servir, essencialmente, para podermos testar em que ponto nos encontramos com esta geração” – afirmou.

O 4 Nations Cup irá decorrer de 21 a 25 de julho, no país vizinho, no qual Portugal irá defrontar Espanha, Roménia e República Checa.

“Sabendo que Espanha, nesta geração, desceu de divisão no último Europeu sub-17 e que fez um investimento forte para tentar a subida, será interessante perceber em que ponto nos encontramos em relação à nossa seleção vizinha. Encontrar equipas como a Roménia e a República Checa, é sempre importante, quer pelo facto das duas estarem presente no Europeu, num grupo diferente do nosso, com as quais nos poderemos vir a cruzar numa fase mais avançada, quer pelo facto de trazerem um tipo de andebol diferente do estilo ibérico. Serão testes muito interessantes do ponto de vista do nosso desenvolvimento, da qualidade de jogo, contra equipas mais possantes fisicamente e com um jogo diferente daquilo a que estamos habituados” – afirmou Luís Santos.

Para finalizar, o Selecionar Nacional antevê aquilo que será a presença de Portugal no Europeu sub-17 e revela também um dos principais objetivos do trabalho realizado até ao momento, que passa por preparar as jovens atletas para um futuro ao mais alto nível. A Seleção Nacional está inserida no Grupo C da competição e irá defrontar a Hungria, a Noruega e a Eslováquia.

“Vamos integrar um grupo tradicionalmente forte, do ponto de vista das suas equipas de formação, composto por Noruega, Hungria e Eslováquia. Sabemos que será essencial para nós tentar ser competitivos em todos os jogos para lutarmos pelo melhor resultado possível, que passa pela vitória, naturalmente. No entanto, aquilo em que nós acreditamos e também pretendemos é que esta geração consiga ser competitiva e que esta prova permita que estas atletas aspirem a ter carreiras de alta competição e de futuro, para integrarem a equipa sénior daqui a uns anos.” – afirmou Luís Santos.

Conheça a convocatória da Seleção Nacional Sub-17 Feminina (18/07 a 16/08/2021).

Pode assistir aos jogos de preparação de Portugal contra Espanha e Roménia, no país vizinho, através dos links em baixo:

Patrocinadores Institucionais