Seleção Nacional sub-17 Feminina perde com Espanha em Málaga

PUB

Portugal saiu derrotado do jogo inaugural do Torneio Internacional de Mijas, que está a decorrer em Málaga; Segundo e último jogo será frente à Roménia, esta sexta-feira.

A Seleção Nacional Sub-17 de Portugal estreou-se com uma derrota diante da Espanha na primeira edição do Torneio Internacional de Mijas, que está a decorrer na Ciudad Deportiva Regino Hernández Martín, no município de Mijas, na província de Málaga. O torneio serve de preparação para o Campeonato da Europa, no qual Portugal estará presente, em agosto, em Montenegro, e junta as duas seleções da península ibérica e ainda a Roménia, próximo adversário da equipa lusa. A República Checa estava igualmente confirmada mas acabou por não conseguir marcar presença na competição.

A partida começou favorável à Espanha, que já vencia por 5-2 perto dos sete minutos de jogo, com a guardiã espanhola Paula Simó a demonstrar segurança entre os postes. A equipa orientada por Luís Santos apresentava alguma desconcentração no momento da decisão mas conseguiu encurtar distâncias, pouco a pouco, até empatar o jogo a oito golos, sensivelmente a meio da primeira parte, levando o selecionador espanhol, Pablo Perea, a pedir time-out. Aos 17 minutos apareceu a primeira vantagem de Portugal no encontro, quando a ponta direita Júlia Figueira assinou o 9-10 e, de seguida, o 9-11, naquele que foi o melhor momento da equipa lusa no jogo, até então. Os contra-ataques bem concretizados começaram a ser uma constante do lado português e a Espanha mostrava facilidade de execução nas combinações com o pivô, com o resultado a manter-se equilibrado até ao intervalo. Depois de várias alternâncias na liderança do marcador o encontro acabou por terminar 15-15, no final dos primeiros 30 minutos.

No segundo tempo, e até aos 45 minutos, as vantagens foram sempre pela margem mínima até que Portugal voltou a alcançar dois golos à maior (22-24), até nova resposta contundente de Espanha, que voltou a restabelecer a igualdade. O jogo seguia rápido e, em certos momentos, precipitado, no entanto, a Seleção Nacional mostrava indicadores mais positivos e a primeira vantagem de três golos surgiu mais tarde (24-27) mas a mesma acabou por durar pouco tempo, porque em mais uma investida forte da equipa hispânica o empate apareceu mais uma vez. A incerteza quanto ao vencedor pairou até bem perto do apito final e acabou por ser a Espanha a levar a melhor, por 30-29, com o resultado a reforçar o equilíbrio que perdurou durante todo o jogo.

Luís Santos, Selecionador Nacional, diz-se orgulhoso com a prestação das jogadoras, apesar do resultado, e salienta ainda que Portugal está no caminho certo. “Estou muito orgulhoso do jogo que fizemos já que nos apresentamos pela primeira vez num contexto internacional. O nosso tempo de jogo foi distribuído uniformemente por todas as jogadoras, conforme estava traçado no nosso plano de jogo inicial. Demonstrámos personalidade, jogo rápido, defesa intensa e acabámos por ser penalizados com seis exclusões enquanto o adversário não teve nenhuma. Estamos no caminho certo! Amanhã voltamos a treinar e a jogar para preparar o Europeu onde nos queremos apresentar com forte personalidade e com jogo de intensidade elevada. Uma última palavra para todas as atletas, treinadores e clubes que nos ajudaram ao longo da época com o trabalho que fomos pedindo para que as atletas pudessem aguentar a intensidade que esta preparação e o Europeu exigem.” – afirmou.

O próximo jogo – e último – de Portugal no Torneio Internacional de Mijas será frente à Roménia, esta sexta-feira, pelas 18h00 (hora portuguesa) e o derradeiro encontro da prova coloca frente a frente Espanha e Roménia, no dia seguinte. No final do torneio, a comitiva lusa regressa a Portugal, mais concretamente à cidade de Guimarães, onde continuará a preparar a participação no próximo Campeonato da Europa, em agosto.

Calendário do I Torneio Internacional de Mijas:
22.07.2021 – 18h00 – Espanha x Portugal, 30:29 (15:15)
23.07.2021 – 18h00 – Portugal x Roménia

Patrocinadores Institucionais