23º Torneio Internacional de Viseu 2021: SL Benfica e FC Porto vencem, Sporting CP entra a perder

PUB

Encarnados derrotaram o CB Ademar León, na estreia; Leões sofreram uma derrota diante do Chambéry SH; FC Porto vence segundo jogo diante do Chekhovskiye Medvedi HC.

No segundo dia do 23º Torneio Internacional de Viseu 2021, as três equipas portuguesas em prova (FC Porto, Sporting CP e SL Benfica) entraram em campo no Pavilhão Cidade de Viseu. Os Dragões realizaram o segundo e último jogo na competição e derrotaram os russos do Chekhovskiye Medvedi HC, o mesmo desfecho registou-se no jogo de estreia do SL Benfica, que venceu a equipa espanhola do CB Ademar León. Já o Sporting CP, à semelhança do que tinha acontecido com o FC Porto, no dia anterior, perdeu o primeiro encontro que disputou em Viseu, frente ao mesmo oponente: os franceses do Chambéry SH.

Sporting CP – Chambéry SH: 30-32

O renovado Sporting CP perdeu com o Chambéry SH no primeiro jogo da equipa verde e branca no torneio, numa partida em que o novo treinador, Ricardo Costa, deu a titularidade aos reforços espanhóis Mamadou Gassama (ex-Granollers) e Josep Folqués (ex-CB Benidorm), nas pontas, e ao pivô Erekle Arsenashvili (georgiano ex-ABC UMinho).

O Chambéry SH arrancou com um parcial inicial de 3-0, antes do Sporting CP ter respondido com eficácia e reduzido para a margem mínima (4-5) aos nove minutos. No entanto, após defesas seguidas do jovem guarda-redes bósnio do Chambéry SH, Harun Hodzic, a equipa gaulesa concretizou novo parcial, desta vez de 5-0, chegando ao 4-10, a meio da primeira parte, com os Leões a sentirem dificuldades em parar o adversário. Natán Suárez, central espanhol (ex-Ademar León, adversário do SL Benfica no torneio) estreou-se aos 18 minutos, André José estreou-se a dez minutos do intervalo, altura em que a margem era de sete golos (7-14). A vantagem dos franceses chegou a ser de 11 golos (9-20) antes da chegada do intervalo, em que o marcador registava. 11-21.

No segundo tempo o jogo foi completamente diferente, com o Sporting CP mais assertivo e com o Chambéry SH a sentir as dificuldades que não havia sentido na primeira metade. Os Leões iniciaram uma contundente recuperação e, aos poucos, foram ganhando terreno e, no mesmo sentido, aumentando os índices de motivação, revertendo as contas do jogo, a sete minutos do fim, quando Francisco Tavares assinou o 28-27. No entanto, a sorte acabou por não sorrir ao clube da capital, que perdeu por 30-32. O guardião leonino Yassine Balkaied também se estreou de leão ao peito e jogou os últimos dois minutos.

FC Porto – Chekhovskiye Medvedi HC: 32-26

Diogo Olveira e Sebastian Frandsen, dois dos reforços azuis e brancos para a nova época 20201/2022, foram titulares no segundo jogo do FC Porto no Torneio Internacional de Viseu, contra o Chekhovskiye Medvedi HC, com nota para a exibição de alto nível do guardião dinamarquês de 27 anos, na primeira parte. Os russos entraram com um parcial de 2-0 e os Dragões responderam, da mesmo forma, por Daymaro Salino e Ivan Slišković.

Os comandados de Magnus Andersson passaram para a frente aos 10 minutos (6-5), pela primeira vez, ao que se seguiu um jogo muito combativo e equilibrado, com várias trocas na liderança do marcador. Aos 20 minutos o placarcd registava um empate a 10 golos e foi nessa altura que, com a preciosa ajuda do guardião Sebastian Frandsen, o FC Porto disparou no marcador e chegou a uma inédita margem de 5 golos à maior 15-10, verificada à entrada para os últimos cinco minutos do primeiro tempo. Ao intervalo, o emblema da cidade Invicta vencia por 17-14 e, três minutos antes da interrupção, foi a vez do jovem pivô colombiano Jesús Hurtado se estrear no torneio.

No recomeço, o Campeão Nacional permitiu a aproximação do adversário e o empate acabaria por surgir aos 40 minutos, a 19 golos, num período em que a eficácia no ataque portista quebrou ligeiramente. No entanto, o Chekhovskiye Medvedi HC acabou por pagar caro os erros cometidos no ataque e o FC Porto voltou a construir uma vantagem de três golos, três minutos depois (22-19), com o último golo do parcial a ser apontado por Victor Iturriza, de contra ataque, com assistência de Fábio Magalhães, que entrou na segunda parte. A equipa azul e branca, que neste segundo jogo vestiu as cores do equipamento alternativo, aumentou a vantagem para seis golos até ao final da partida, garantindo um triunfo por 32-26.

SL Benfica – CB Ademar León: 34-27

Na primeira aparição do novo SL Benfica, o lateral Tadej Kljun (ex-RK Celje), o ponta-esquerda Jonas Källman (experiente atleta de 40 anos, ex-Pick Szeged) e o pivô – bem conhecido do andebol português – Alexis Borges (ex-Montpellier HB) foram os reforços lançados por Chema Rodríguez no sete titular, do embate frente aos espanhóis do CB Ademar León. 

A equipa do país vizinho entrou a vencer mas aos seis minutos a equipa encarnada consumou a reviravolta (3-2), com assinatura do gigante sueco Jonas Källman, do seu posto específico. Dois minutos mais tarde foi a vez de Carlos Martins, de contra ataque apontar o 4-2, levando o treinador do CB Ademar León a pedir o primeiro time-out, bem cedo na partida. Apesar de uma ligeira aproximação do emblema espanhol, o SL Benfica soube manter-se na frente e a meio da primeira parte já vencia por 9-5, naquela que era a maior vantagem registada até então. Nessa altura, o técnico das águias pediu time-out e, após a paragem, foi a vez do lateral romeno Demis Grigoras (ex-Chambéry SH) e do pivô brasileiro Rogério Moraes (ex-Veszprém), entrarem em campo pela primeira vez de águia ao peito. No desenrolar do jogo, ambas as equipas cometeram alguns erros nos respetivos ataques e foi o SL Benfica a conseguir superiorizar-se e a chegar a uma inédita vantagem de seis golos perto do descanso, com o guardião Sergey Hernández a marcar um golo de ponta a ponta. Ao intervalo os encarnados venciam por 17-13.

Na segunda parte, Chema Rodriguez fez a habitual gestão, desde logo a estreia em jogo do guarda-redes internacional português Gustavo Capdeville e do também internacional pela Seleção Nacional, Bélone Moreira, e o resultado não sofreu alterações consideráveis, mantendo-se a diferença entre os três e os quatro golos, favorável à equipa da Luz. Aos 46 minutos, já dentro da etapa final da partida, o resultado assinalava 26-22 e o melhor que a equipa espanhola conseguiu foi reduzir a desvantagem para dois golos (27-25), à entrada para os últimos 10 minutos. Até ao final, o terceiro classificado da edição 2020/2021 do Campeonato Placard Andebol 1 conseguiu aumentar, de novo, a margem, com vários golos na sequência de ataques rápidos e transições, com Bélone Moreira a conduzir e a decidir bem, na posição de central. O resultado final ficou fixado em 34-27.

O 23º Torneio Internacional de Viseu 2021 termina este sábado, dia em que os russos do Chekhovskiye Medvedi HC vão defrontar o clube espanhol CB Ademar León, enquanto que Sporting CP e SL Benfica irão medir forças no último jogo do dia. O jogo de apresentação do Académico de Viseu frente ao SD Atlético Novás, do país vizinho, abre a agenda do último dia da competição.

Calendário:
19.08.2021 – 18h30 – FC Porto x Chambéry SH26:29 (11:12)

20.08.2021 – 17h00 – Sporting CP x Chambéry SH, 30:32 (11:21)
20.08.2021 – 19h00 – FC Porto x Chekhovskiye Medvedi HC, 32-26 (17:14)
20.08.2021 – 21h00 – SL Benfica x CB Ademar León, 34:27 (17:13)

21.08.2021 – 12h00 – Académico de Viseu x SD Atlético Novás (Jogo de Apresentação) – andeboltv
21.08.2021 – 15h00 – Chekhovskiye Medvedi HC x CB Ademar León – andeboltv
21.08.2021 – 17h00 – Sporting CP x SL Benfica – Sporting TV/BTV

Patrocinadores Institucionais