Portugal e Eslováquia empatam no último jogo da Fase de Grupos do Europeu sub-17

PUB

Seleção Nacional sub-17 já havia falhado acesso ao Main Round da prova mas termina Grupo C na 3ª posição; França e República Checa são os próximos adversários na Intermediate Round.

Sete inicial de Portugal: Rita Guimarães, Maria Pico, Carmen Figueiredo, Naíde Gonçalves, Luciana Rebelo, Júlia Figueira e Matilde Correia.

Portugal entrou a vencer mas a Eslováquia confirmou a reviravolta no marcador (2-1) nos primeiros cinco minutos, período em que ambas as equipas demonstravam alguma precipitação nos processos. Aos 10 minutos de jogo, a equipa eslovaca vencia por 5-2 com grande parte dos seus ataques a terminarem com a marcação de livres de 7 metros, quase sempre eficázes. A equipa lusa reagiu com critério e encurtou distâncias até ao 5-4, tirando o melhor partido de uma situação de superioridade, no entanto, o empate acabou por não aparecer por diversas vezes, ainda que tenha havido três oportunidades preciosas para que isso acontecesse, mas que foram desperdiçadas. A perder por 6-4 a meio da primeira parte, Portugal voltou à carga e, desta vez, com mais assertividade e não só chegou ao empate (6-6), como agarrou a liderança do marcador com dois golos à maior (6-8), perto dos 10 minutos finais da primeira parte, com nota positiva para o desempenho defensivo. Após time-out, a Eslováquia conseguiu recuperar terreno e voltou a colocar tudo empatado, desta feita a oito golos e, mais tarde, chegar ao comando do placard (9-8), apesar das diversa defesas contabilizadas por Rita Guimarães, que não tiveram o melhor seguimento no ataque luso. As comandadas de Luís Santos não baixaram os braços e entregaram-se ao jogo até ao intervalo, saindo para os balneários a vencer por 11-13.

Nos oito minutos após o recomeço, a Eslováquia esteve melhor e após consumar nova reviravolta, chegou ao 16-14, o que levou Luís Santos a parar o jogo. Depois de resistir às investidas do adversário – e de deixar fugir algumas oportunidades – Portugal chegou ao empate a 17 golos, a meio da segunda parte e, dando seguimento ao jogo concentrado que realizava nesse período, passou a liderar o encontro (17-18) e, dessa vez, foi o selecionador da Eslováquia a sentir a necessidade de pedir uma paragem na partida. Após paragem e até aos 21 minutos, a Seleção Nacional esteve sempre em superioridade numérica, marcou três golos e conseguiu não sofrer, e reclamou para si uma vantagem confortável que dava confiança para os últimos 10 minutos da partida. Portugal liderou até ao último minuto, altura em que a Eslováquia empatou o jogo a 23 golos, na sequência de um livre de 7 metros e sentenciou o resultado final.

O Selecionador Nacional, Luís Santos, acredita que são jogos como este que permitem às atletas crescer. “Foi um jogo muito importante para podermos estar a um nível de tomar decisões em contexto de pressão. Não conseguimos os dois pontos para a próxima fase, que poderíamos ter conquistado gerindo melhor a vantagem de golos nos últimos minutos. No entanto, as atletas estão num processo de crescimento e sei que ainda podem alcançar maior estabilidade. Vamos continuar a trabalhar para que se sintam cada vez mais a este nível e sejam capazes de exprimir o seu máximo talento já nos próximos jogos.” – afirmou.

Portugal segue para o Intermediate Round da competição, onde vai defrontar a França e a República Checa, 3ª e 4ª classificadas do Grupo D, respetivamente. Todos os jogos terão transmissão em direto em ehftv.com.

Calendário de Portugal no Campeonato da Europa 2021 (hora portuguesa):

Fase de Grupos:
05.08.2021 – 19h00 – Noruega x Portugal, 31:25 (17:14)
06.08.2021 – 17h00 – Portugal x Hungria, 22:41 (10:20)
08.08.2021 – 19h00 – Eslováquia x Portugal, 23:23 (11:13)
Intermediate Round:
10.08.2021 – 15h00 – Portugal x França
11.08.2021 – 13h00 – República Checa x Portugal

Patrocinadores Institucionais