Portugal mais perto do Main Round no Campeonato da Europa de Sub-19

PUB

Seleção Nacional carimbou uma vitória frente a França, por 29:26, e soma assim a primeira vitória na fase de grupos do Euro 2021.

França até foi a primeira a marcar no encontro mas, rapidamente, Portugal soube reagir com um parcial de quatro golos sem resposta, passando para o comando do jogo, vencendo por 5:2, aos 10 minutos do encontro. De seguida, a formação gaulesa tentou recuperar mas à passagem do minuto 15, o resultado ainda se encontrava a 9:6, esta recuperação acabou por surgir perto dos 24 minutos de jogo, altura em que Carlos Martingo coloca na mesa time-out. Na retoma, Portugal amplia a vantagem para dois golos mas França acaba por pedir também desconto de tempo e nos últimos instantes da primeira parte surgiram igualdades sucessivas, culminando com um empate a 11 golos na saída para o descanso. A entrada de Portugal no segundo tempo foi fulgorante, apesar de algum equilíbrio nos minutos iniciais, os lusos acabam por disparar no marcador, com um parcial de cinco golos sem resposta, passando o marcador para 17:12, em apenas 6 minutos. França voltou a tenta reequilibrar o encontro, aproximando o resultado, a dois golos de diferença, aos 43 minutos, quando o placar assinalava 20:18, no entanto, Portugal voltou a ampliar a contagem, chegando a 25:21 quando faltavam apenas oito minutos para o final do encontro. Portugal terminou com uma vitória 29:26, com Miguel Oliveira a ser considerado o MVP do encontro e Francisco Costa a ser o melhor marcador, com 12 golos.

Carlos Martingo, timoneiro desta formação, afirmou: “Demos uma resposta fantástica depois do jogo menos conseguido de ontem. Duas equipas que se conhecem muito bem (Portugal e França) pois tínhamos disputado três jogos de preparação com eles. A França apresentou algumas novidades a nível tático, mas nós soubemos encontrar sempre soluções para essas alternâncias. Ainda podemos melhorar a nível defensivo mas de qualquer modo este foi um jogo muito melhor conseguido do que o de ontem. Queríamos ter ganho por uma vantagem maior, tivemos essa oportunidade, para que no domingo não dependessemos do resultado do Croácia x França, sem esquecer que o mais importante será vencer a Áustria. Uma palavra ainda para a entrega dos nossos jogadores, que nos levaram a esta vitória.” – rematou.

Portugal voltará a entrar em campo, no dia 15 de agosto, para enfrentar a formação austríaca, pelas 17h30. Poderá acompanhar todos os encontros da formação lusa na EHFTV.

Calendário de Portugal no Campeonato da Europa 2021 (hora portuguesa):
12.08.2021 – 19h30 – Croácia x Portugal, 35:31 (17:15)
13.08.2021 – 17h30 – Portugal x França, 29:26 (11:11)
15.08.2021 – 17h30 – Portugal x Áustria

Patrocinadores Institucionais