Portugal perde com a Hungria no segundo jogo do Europeu sub-17

PUB

Seleção Nacional não teve argumentos para combater com a atual campeã europeia em título; Último jogo de Portugal no Grupo C será este domingo frente à Eslováquia.

Sete inicial de Portugal: Rita Guimarães, Luana Jesus, Carmen Figueiredo, Naide Gonçalves, Joana Semedo, Júlia Figueira e Matilde Correia.

Portugal sabia da qualidade do segundo adversário do Grupo C do Europeu 2021, a Hungria, que no jogo inaugural derrotou a Eslováquia por uns expressivos 40-13, num jogo em que as húngaras consumaram um impressionante parcial de 15-0 na primeira parte. O poderio na seleção que é atual campeã da Europa sub-17 foi notório no duelo com a equipa lusa desde cedo, e aos quatro minutos Luís Santos pediu o primeiro time-out do jogo quando o marcador registava 0-3 para a equipa da Hungria. Portugal acabou por conseguir recuperar terreno depois de estar a perder por 1-6 e voltar a devolver ao adversário uma vantagem de três golos (3-6), no entanto, perto da metade da primeira parte, a Hungria encontrou argumentos para resistir a uma dupla inferioridade que durou cerca de um minuto e meio e, mesmo assim, chegou ao 5-10. Numa primeira parte que teve sete exclusões distribuídas pelas duas equipas, a Seleção Nacional teve sempre muitas dificuldades em finalizar com sucesso, o que permitiu à Hungria chegar à primeira vantagem de 10 golos no jogo, ao 6-16, a sete minutos do intervalo. Acabou por ser a eficácia a ditar um resultado tão avultado no final dos primeiros 30 minutos (10-20), com Portugal a apresentar 31% de eficácia de remates efetuados, contra 77% do adversário.

A equipa lusa entrou melhor para o segundo tempo e 10 minutos após o recomeço, a desvantagem passou a ser de sete golos (19-26), levando a selecionadora húngara a colocar uma pausa no jogo. Após a interrupção, e devido também ao facto de Portugal ter sido penalizado com duas exclusões praticamente seguidas, a equipa da Hungria conseguiu dilatar, de novo, a vantagem para 10 golos (19-29). A alta intensidade de jogo da equipa magiar manteve-se até ao apito final, mesmo com o jogo praticamente resolvido e Portugal teve dificuldades em acompanhar o ritmo, o que fez com que os números fossem aumentando e a cinco minutos do fim, eram 15 os golos que separavam as duas equipas (21-36). A guarda-redes húngara Kincsö Sass teve um papel importante na partida, ao protagonizar 12 defesas. O resultado final ficou fixado em 22-41. Mariana Silva foi a melhor marcadora do jogo com sete golos apontados.

Luís Santos reconhece o nível do adversário e diz que foram perdidas demasiadas oportunidades, mas que Portugal tem capacidade para reagir às adversidades. “Hoje não entrámos com a mentalidade certa. Dar 10 golos de vantagem a um adversário como este não é algo que se possa fazer a este nível. A mentalidade com que entrámos na segunda parte, durante 10 minutos, é aquilo que temos que mostrar com maior consistência. A forma como nos levantamos nesta prova é decisiva e é isso que iremos fazer… Não foram as primeiras quedas, quando éramos bebés, que nos impediram de chegar a correr. Continuamos focados no que estamos a fazer e no que estamos a construir.” – afirmou o Selecionador Nacional.

O terceiro e último jogo de Portugal na Fase de Grupos está agendado para este domingo diante da Eslováquia. Todos os jogos terão transmissão em direto em ehftv.com.

Calendário de Portugal no Campeonato da Europa 2021 (hora portuguesa): 
05.08.2021 – 19h00 – Noruega x Portugal, 31:25 (17:14)
06.08.2021 – 17h00 – Portugal x Hungria, 22:41 (10:20)
08.08.2021 – 19h00 – Eslováquia x Portugal

Patrocinadores Institucionais