Portugal perde primeiro jogo do Europeu sub-17 frente à Noruega

PUB

Seleção Nacional perdeu por 31-25 na partida inaugural do Grupo C da competição; Próximo desafio é já esta sexta-feira diante da Hungria.

Sete inicial de Portugal: Matilde Rosa, Luana Jesus, Carmen Figueiredo, Naide Gonçalves, Luciana Rebelo, Júlia Figueira e Matilde Correia.

Os minutos iniciais da partida mostraram uma seleção norueguesa confiante e, por outro lado, uma equipa portuguesa ainda à procura dos índices certos de concentração. Prova disso, foi o parcial de 3-0 construído pela Noruega antes do primeiro golo português no Campeonato da Europa, apontado por Naide Gonçalves, aos quatro minutos de jogo. Duas defesas 6×0, o desempenho de Portugal foi aumentando com o decorrer da partida e a meio da primeira parte apareceu a primeira reação contundente da equipa lusa, que encurtou o marcador até à margem mínima (9-8), levando a selecionadora norueguesa a pedir o primeiro time-out do encontro. A Noruega foi conseguindo conservar a vantagem, mesmo em dupla inferioridade numérica e, do outro lado, foi a vez da inspiradíssima guardiã portuguesa Rita Guimarães mostrar total confiança entre os postes, e que acabaria por terminar a partida com 12 defesas. A recém entrada guarda-redes de 16 anos protagonizou uma série de defesas até ao intervalo, que podiam ter ajudado a que o empate surgisse, mas não foi o caso. Portugal dispôs de inúmeras oportunidades para igualar a partida mas todas elas esbarraram na guardiã nórdica, ou foram anuladas devido a erros técnicos. Foi já dentro dos últimos dois minutos da primeira parte que a Noruega voltou a aproveitar um período em que a equipa portuguesa estava mais desmotivada para chegar, de novo, aos três golos à maior, vantagem essa que se registou após o apito para o descanso (17-14).

10 minutos após o recomeço, Portugal teve argumentos para recuperar terreno, novamente, e a Seleção Nacional voltou a ficar a apenas um golo de distância do empate. Oportunidades existiram mas, à semelhança do que tinha acontecido no primeiro tempo, as decisões não foram as felizes e aos 45 minutos a Noruega não só recuperou os três golos à maior, como foi dilatando a margem até chegar aos cinco golos (25-20), com Luís Santos a parar o jogo perto dos 10 minutos finais. Portugal nunca baixou os braços mas os oito golos de desvantagem verificados a cinco minutos do fim tornaram impossível a ambição da equipa lusa por uma resultado positivo. O jogo terminou com a vitória da Noruega por 31-25. A nórdica Emma Helland-Dovle foi a melhor marcadora da partida, com seis golos, e Carmen Figueiredo destacou-se no lado português com cinco golos apontados.

Apesar do desaire, o Selecionador Nacional destaca, orgulhoso, o facto de Portugal ter encarado o adversário olhos nos olhos. “Estou orgulhoso das nossas jogadoras, porque foram capazes de assumir o jogo de igual para igual. Mantivemos a nossa identidade e tivemos personalidade contra uma seleção muito forte fisicamente. Faltou-nos precisão no último passe e alguma intensidade no 1×1 ofensivo. O nosso jogo defensivo foi muito interessante e agora temos que afinar pormenores e ir crescendo ao longo da competição. Amanhã temos um novo jogo durissimo e vamos encará-lo da mesma forma. Temos muito potencial nesta geração.” – afirmou Luís Santos.

O próximo jogo de Portugal será já esta sexta-feira diante da atual campeã europeia sub-17 em título, a Hungria. Todos os jogos terão transmissão em direto em ehftv.com.

Calendário de Portugal no Campeonato da Europa 2021 (hora portuguesa): 
05.08.2021 – 19h00 – Noruega x Portugal, 31:25 (17:14)
06.08.2021 – 17h00 – Portugal x Hungria
08.08.2021 – 19h00 – Eslováquia x Portugal

Patrocinadores Institucionais