Portugal sai derrotado no primeiro embate do Campeonato da Europa de Sub-19

PUB

A anfitriã Croácia levou a melhor sobre a formação lusa, que acabou por perder primeiro encontro da fase de grupos do Euro 2021, por 35:31.

Foi a formação balcânica que entrou melhor no encontro, com um parcial de 3:1, mas a turma orientada por Carlos Martingo ainda conseguiu recuperar e encostar o resultado pela margem mínima, com 4:3 no placar, perto dos oito minutos do encontro. Durante os 10 minutos seguintes, Portugal ainda se conseguiu manter a par e passo com a Croácia, mas o guarda-redes Dominik Kuzmanovic muito inspirado na baliza, e ainda a Seleção com algumas dificuldades na defesa, acabaram por permitir aos croatas a concretização de um parcial de três golos sem resposta, o que levou Carlos Martingo a pedir um time-out. Portugal não conseguiu recuperar, apenas reduzindo a diferença, e saiu para o descanso a perder por 17-15. No segundo tempo, os croatas entraram ampliando a diferença no marcador, mantendo-se no comando, numa diferença que chegou aos cinco golos (25:20). À passagem dos 45 minutos, Portugal tentou reduzir, com sucesso, mas de seguida a Croácia voltou a assumir em definitivo o comando do encontro, acabando por averbar uma vitória por 35:31. Francisco Costa, com seis golos em nove remates foi o melhor marcador luso e ainda um dos MVPs do encontro.

Carlos Martingo, técnico da formação lusa, mostrou-se insatisfeito com este resultado: “Sabíamos que ia ser um jogo difícil, com a equipa da casa e adeptos a apoiarem. Nunca conseguimos passar para a frente do jogo, todas as bolas importantes das quais surgiram oportunidades acabámos por falhar. A Croácia acabou por ser um justo vencedor, temos que conseguir defender muito melhor do que fizemos hoje. Uma palavra para os nossos jogadores, que mesmo com o resultado desfavorável lutaram e acreditaram até ao fim. Amanhã temos um jogo muito importante e é nesse encontro que estaremos centrados.” – terminou.

Portugal volta a entrar em campo amanhã, pelas 17h30, para enfrentar França, procurando um lugar na Main Round, do EHF Euro U19 2021.

Poderá acompanhar todos os encontros da formação lusa na EHFTV.

Calendário de Portugal no Campeonato da Europa 2021 (hora portuguesa):
12.08.2021 – 19h30 – Croácia x Portugal, 35:31 (17:15)
13.08.2021 – 17h30 – Portugal x França
15.08.2021 – 17h30 – Portugal x Áustria

Patrocinadores Institucionais