Portugal termina Europeu sub-19 na 6ª posição

PUB

Seleção Nacional perdeu com a Dinamarca no último jogo da competição, em Varazdin; Final do Men’s 19 EHF EURO 2021 terá arbitragem portuguesa.

Chegou ao fim a participação de Portugal no Campeonato da Europa sub-19, que decorreu na Croácia, e a armada lusa conquistou a 6ª posição da prova. No jogo decisivo, de atribuição do 5º e 6º lugar, a equipa orientada por Carlos Martingo saiu derrotada pela Dinamarca, por 31-27, o segundo duelo entre as duas seleções, sendo que no jogo do Main Round, Portugal saiu vitorioso. Ainda este domingo, a partir das 16h00 (hora portuguesa) Croácia e Alemanha irão defrontar-se na Final do torneio, um jogo que terá arbitragem portuguesa.

A Seleção Nacional arrancou o jogo decisivo do Europeu sub-19 da melhor forma possível, com um contundente parcial de 3-0 ainda dentro dos primeiros três minutos. No capítulo defensivo, Portugal mostrava-se muito concentrado e eficaz nos processos, levando os jogadores da Dinamarca, nesse período, a serem obrigados a optar por remates exteriores sem enquadramento, sem assustar o guardião Francisco Oliveira. Os dinamarqueses conseguiram melhorar o seu desempenho e, numa primeira fase, encurtaram a desvantagem até ao mínimo (3-4), aos seis minutos, antes de Portugal voltar a responder com critério, tendo chegado aos quatro golos à maior (3-7), de forma inédita até então, quando o cronómetro marcava nove minutos decorridos. Perto da metade do primeiro tempo, a Seleção Nacional começou a sentir mais dificuldades no capítulo ofensivo, fruto de uma melhoria do jogo nórdico, e o empate acabou por surgir aos 16 minutos, pelas mãos do lateral esquerdo Mathias Pedersen. Seguiu-se um período em que os dois guarda-redes brilharam, tanto Francisco Oliveira como Mathias Dorgelo, mas o dinamarquês teve um papel mais preponderante no desenrolar do jogo e ajudou a equipa a passar para a frente do resultado aos 20 minutos, pela primeira vez (9-8), de livre de 7 metros. A gestão natural de Carlos Martingo, resultou nas entradas do central André Sousa e do lateral João Gomes, em estreia na partida, nos últimos 10 minutos, mas o adversário mostrava que a confiança ía crescendo, tendo alcançado dois golos à maior (11-9) a cinco minutos do final, o que levou o líder da equipa lusa a pedir o primeiro time-out. A vantagem foi mantida pela Dinamarca até ao descanso.

Ao intervalo: 14-12

No recomeço, após dois minutos sem golos e outros tantos ataques desperdiçados por Portugal, foi a Dinamarca a aproveitar para chegar a um patamar inédito na partida: três golos de vantagem. Depois de Portugal voltar à carga e Francisco Costa reduzir até à margem mínima (18-17), a equipa lusa sofreu o período mais negativo em toda a partida, permitindo que a adversário concretizasse seis golos sem resposta, colocando-se numa posição favorável para vencer o encontro, e aos 45 minutos o resultado era de 24-17. A Seleção Nacional nunca desistiu mas este não foi um dia em que a sorte se vestiu com as cores de Portugal e apesar dos esforços, foi a Dinamarca a festejar a conquista do 5º lugar do Men’s 19 EHF EURO 2021. Resultado Final: 31-27. André Sousa foi o melhor marcador de Portugal, com cinco golos, e foi também considerado MVP do lado luso.

Carlos Martingo reconheceu que a Dinamarca esteve melhor no jogo e que Portugal cometeu erros cruciais. “Houve mais mérito da Dinamarca do que demérito nosso. A Dinamarca fez um jogo muito bom a nível defensivo, nós não fomos capazes de encontrar, muitas vezes, as melhores soluções no ataque e acabámos por falhar demasiadas situações claras de finalização e, contra equipas de alto nível, isso paga-se caro” – atirou o Selecionador Nacional, que explicou ainda a mudança no sistema de jogo e nas opções iniciais, reforçando a qualidade do plantel.

“Quisemos dar oportunidade a outros jogadores, foi um jogo extremamente competitivo e a verdade é que estávamos por cima no início, quando estávamos campo os atletas menos utilizados mas, como já disse anteriormente, todos os 16 jogadores que estiveram presentes, demonstraram excelente qualidade. Foi por opção nossa tentar jogar sem trocas defesa-ataque, entrar com um ritmo mais forte e tivemos sucesso até certo ponto, e depois voltámos à forma que nos tem dado bons resultados” – afirmou.

Para o líder da Seleção Nacional sub-19, o balanço é positivo e o desfecho do Europeu revela que Portugal está cada vez mais perto da elite do andebol europeu. “Podemos ver de duas maneiras. Por um lado, um 6º lugar num Campeonato da Europa com equipas de alto nível é um fantástico resultado, por outro, podemos ver que mostrámos capacidade para poder aspirar a mais e que a linha que separa Portugal das seleções de alto nível é cada vez mais curta. Acredito que continuaremos neste registo e é importante salientar que, neste grupo de 16 jogadores, sete atletas pertencem à geração sub-17. Esse é um fator a ter em conta e, da mesma forma que podemos ver pelo lado positivo, porque eles demonstram grande qualidade, por outro lado isso também salienta um problema que eu já venho a referir há algum tempo que é a falta de quantidade de jogadores de alto nível.” – referiu.

Nesta competição, Francisco Costa, foi ainda considerado o melhor ponta direita do EHF Euro Sub-19 Masculino. Veja aqui a All Star Team:

Guarda-Redes: David Späth (Alemanha)
Ponta Esquerda: Ivan Barbic (Croácia)
Lateral Esquerdo: Elliot Stenmalm (Suécia)
Central: Mitja Janc (Eslovénia)
Lateral Direito: Renars Uscins (Alemanha)
Ponta Direita: Francisco Costa (Portugal)
Pivô: Javier Rodriguez (Espanha)
Melhor Defensor: Mislav Obradovic (Croácia)
MVP: Mitja Janc (Eslovénia)
Melhores Marcadores: Elliot Stenmalm e Mitja Janc (61 golos)

Final do EHF Men’s 19 EURO 2021 terá arbitragem portuguesa

A Federação Europeia de Andebol (EHF) anunciou que a dupla de árbitros portuguesa composta por Daniel Martins e Roberto Martins foi nomeada para dirigir o derradeiro jogo do torneio entre Croácia e Alemanha, que tem início marcado para as 16h00 desta domingo, em Varazdin, na Croácia.

“Trabalhamos sempre para atingir o máximo, mas não vínhamos com a esperança de chegar à Final”

A opinião é unânime. Daniel e Roberto Martins, irmãos e parceiros de arbitragem, estão prestes a alcançar o maior patamar nas carreiras: dirigir a Final do Campeonato da Europa sub-19, na Croácia. Esta é a quarta vez que a dupla internacional está presente em Europeus, depois do Europeu sub-18 em 2012, do Europeu sub-20 em 2014 (ambos na Áustria) e do Europeu sub-20 na Dinamarca, em 2016.

Na presente competição, o derradeiro jogo do torneio será o sexto que Daniel e Roberto Martins irão dirigir, uma que estiveram ao cargo de dois jogos da Fase de Grupos (Sérvia – Eslovénia, do Grupo A, e Hungria – Israel, do Grupo B), um jogo da Intermediate Round entre Itália e Hungria, um jogo do Main Round (Espanha – Islândia) e um dos encontros de atribuição do 13º/16º, entre Israel e Rússia.

Calendário de Portugal no Campeonato da Europa 2021 (hora portuguesa):
Grupo D
12.08.2021 – 19h30 – Croácia x Portugal35:31 (17:15)
13.08.2021 – 17h30 – Portugal x França, 29:26 (11:11)
15.08.2021 – 17h30 – Portugal x Áustria, 43:29 (23:14)
Main Round
17.08.2021 – 17h30 – Alemanha x Portugal, 34:30 (18:15)
18.08.2021 – 17h30 – Portugal x Dinamarca, 31:27 (17:12)
5-8 Lugar
20.08.2021 – 14h15 – Portugal x Islândia, 33:30 (17:13)
22.08.2021 – 11h15 – Dinamarca x Portugal, 31:27 (14:12)

Patrocinadores Institucionais